sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CRIAÇÃO DE PRODUTOS – A HISTÓRIA DA KELLOGG´S.

Por Artur Reis


Desde criança os Sucrilhos® da Kelllog´s estavam presentes em nossa mesa do café matinal. Algumas vezes os nossos pais nos davam a versão Corn flakes que nos obrigava a adicionar açúcar ou outro tipo de adoçante natural, como o mel. Mas, o gostoso mesmo era adicionar rodelas de bananas ou uma colher de sopa de achocolatado em pó preferido: Nescau, Toddy, etc.

Na verdade o conceito de cereal matinal foi criado pelo Dr. John Harvey Kellogg´s, que tinha uma espécie de SPA ou sanatório na pequena cidade americana de Battle Creek no estado de Michigan nos idos de 1890. Todos que ali se hospedavam (ou se internavam) eram submetidos a uma dieta a base de Corn flakes, que eram flocos de milho desidratados.
Tudo isso resultou na criação da companhia Kellogg´s, líder no segmento de cereais matinais. É importante lembrar que os hábitos alimentícios americanos diferem dos nossos. Nos EUA o café da manhã é uma das mais importantes refeições do dia, onde se toma café, leite, geleia, panquecas, presunto, ovos fritos, bacon, pão, queijo, cereais, iogurtes, etc. Em geral, o almoço americano é mais leve e o jantar mais reforçado, sendo servido no final da tarde ou início da noite. Já no Brasil, como o almoço é a refeição mais importante do dia, muitos optam por um lanche ao invés do jantar, que é servido no meio da noite. Por isso os cereais passaram a ser uma opção de refeição noturna no Brasil.

Ao analisarmos a evolução da Kellogg´s como empresa, podemos perceber que passa por todos os estágios do ciclo de vida do produto*. Ou seja, a partir do lançamento dos flocos de milho simples, a Kellogg´s fez uma extensão de linha lançando o Sucrilhos®, que era a versão do Corn flakes com açúcar. Desde então uma série de lançamento de produtos, embalagens e marcas fizeram da Kellogg´s uma empresa referência no mercado de cereais matinais voltada para o mercado infantil e também adulto. É uma empresa copiada e reverenciada por todos, como marca e como sinônimo de categoria de produtos.
Um fato importante que ajudou a Kellogg´s a se posicionar no mercado infantil foi a criação do seu personagem (mascote) Tony, o tigre da Kellogg´s. O tigre Tony ajudou a associar o produto à imagem de um alimento que proporcionava energia, vitalidade, força, rapidez, etc. Até mesmo o Tony passou pelo processo de evolução ao longo do tempo.

Hoje quero compartilhar um pouco dessa história de sucesso da Kellogg´s contada pela própria empresa e a versão dos adventistas. Vejam também as imagens de algumas embalagens, anúncios e vídeos antigos de produtos da Kellogg´s. Por fim vejam a comparação do cereal da Nestlé versus o original da Kellogg´s. Apenas para demonstrar que nesse caso, a Nestlé lançou a sua versão de cereais “inspirada“ no Sucrilhos® da Kellogg´s


Comparação das embalagens do Sucrilhos da Kellogg´s e o Snow Flakes da Nestlé.

* O Ciclo de Vida representa os diversos estágios ou fases pelas quais um produto, uma marca ou até mesmo uma organização passa, durante a sua existência: introdução, crescimento, maturidade, saturação e declínio.

 
Kellogg´s segundo a Kellogg´s (fonte: http://www.kelloggs.com.br./)
A Kellogg's é uma das marcas mais conhecidas do mundo, está presente em 180 países e há mais de cem anos lidera o mercado de cereais matinais. Isso porque sempre tivemos em mente a saúde e a nutrição de crianças, jovens e adultos para desenvolver as nossas linhas de produto.
O Dr. John Harvey Kellogg, médico-chefe de uma clínica de saúde na cidade americana de Battle Creek, sempre acreditou que uma alimentação balanceada aliada a exercícios físicos eram fundamentais para uma vida saudável e preparava os cereais dados aos pacientes na própria clínica. Num dia do ano de 1894, quando cozinhava trigo para produzir granola, os deixou tostar por acidente. Ao invés de jogar fora, decidiu continuar o processo e, ao afinar a massa com rolos, ela se desfez em flocos. Surgia aí o princípio para a produção de cereais mais famosos do mundo.
Com a adição de açúcar, a novidade caiu no gosto dos pacientes, da vizinhaça, da cidade, e continou se popularizando cada vez mais. Foi então que Will Keith Kellogg, irmão do doutor John, construiu uma fábrica para produzir o cereal, batizado como Toasted Corn Flakes. Era o início da Kellogg's Company, no ano de 1906.
Nesses 103 anos de vida, a empresa cresceu e se expandiu por todo o mundo, empregando hoje cerca de 35 mil pessoas e com faturamento chegando a quase 13 bilhões de dólares em 2008.
No Brasil, está presente desde 1961 e é líder do seu segmento. O Sucrilhos®, maior sucesso da Kellogg's no país, é tão conhecido entre os brasileiros que muitos consumidores chegam a usar seu nome para denominar outros cereais concorrentes, fenômeno conhecido como sinônimo de categoria.
Esta é a Kellogg's - há mais de cem anos fazendo o seu dia-a-dia mais saudável.


A Verdadeira História dos Corn Flakes da Kellogg's

De acordo com dados históricos, um par de dentaduras quebradas e uma porção de trigo seco tiveram um papel chave no início da fabricação dos cereais. O debate sobre quem foi o inventor dos flocos de cereal continua até hoje.
Na realidade, o descobrimento dos flocos de trigo é uma lenda e, como tal, nunca se saberá com certeza a verdade. Apesar disso, existe evidência de que em 1894, os primeiros flocos de cereais tostados - feitas de trigo e não de milho - foram produzidos nas cozinhas do Sanatório de Battle Creek.
O fundador da Companhia Kellogg, Will Keith Kellogg (ou W.K., como era conhecido), disse uma vez que tinha medo que sempre seria pobre. Na escola, seus professores o tinham como um estudande lento, e somente aos 20 anos foi que se deu conta que na realidade não era lento, mas sim que tinha problemas de visão.
Em 1880, W.K. foi trabalhar com seu irmão mais velho, Dr. John Harvey Kellogg, no Sanatório de Battle Creek, também conhecido como "San". Lá, foi empregado como arquivista, porém logo foi requisitado para realizar outras funções. Uma destas atividades incluía ajudar o Dr. J.H. Kellogg na procura de alimentos nutritivos e saborosos para seus pacientes no sanatório. Will realizava experimentos com seu irmão na cozinha do sanatório, as vezes até de madrugada.

Como nasceram os Corn Flakes

O Dr. John Harvey Kellogg, diretor do Sanatório, estava procurando um substituto para o pão comum, que fosse facilmente mastigável, já que o pão duro e torrado do sanatório havia quebrado a dentadura de várias senhoras. O Dr. Kellogg estava convencido de que tinha que encontrar um alimento já cozido que pudesse substituir o pão torrado que serviam e que não tivesse estes problemas.
Em 1894, J.H. Kellogg ouviu falar sobre o trigo Rayado, um cereal pronto para comer inventado por Henry Perky, em Denver, Colorado. Assim, J.H. achou que poderia aperfeiçoar a idéia com seu irmão, e juntos, começaram a procurar novas formas de alimentos baseados no trigo. Um dia, enquanto se preparavam para passar o trigo cozido através dos cilindros para fazer um purê, foram chamados fora da cozinha. Depois de dois dias, o trigo estava seco, mas os irmãos resolveram utilizá-lo assim mesmo para ver o que aconteceria. O que saiu dos cilindros não foram as lâminas longas e planas de massa que eles esperavam, mas sim, flocos muito finos. Cada grão de trigo havia se achatado e se transformado em um floco de trigo. Estes flocos, após tostados ficavam crocantes, leves e saborosos. Os irmãos Kellogg haviam descoberto acidentalmente, um novo alimento para o café da manhã . Ambos deixaram o trigo secar ao deixá-lo repousar, tal como Kellogg descreveu em sua patente de 18 de abril de 1896.
Os flocos de cereal e outros alimentos preparados pelos irmãos Kellogg tiveram grande aceitação e popularidade entre os pacientes do "San". Eles gostaram tanto que queriam continuar comendo os flocos após terminarem o tratamento e se retirarem do Sanatório. Para satisfazer a demanda, J.H. Kellogg formou um pequeno negócio para produzir e vender o cereal através do correio. Ele chamou a companhia de Sanitas Food Company ou Companhia Alimentícia Nutricional Sanitas e encarregou seu irmão Will de gerenciá-la. A Sanitas vendia a um mercado pequeno e restrito. Observando como os produtos eram populares, W.K. percebeu que vendendo a um mercado mais amplo, o público em geral, traria maiores lucros a companhia. Deste modo, ele deixou o Sanatório em 1906 e estabeleceu o que seria a Companhia Kellogg.
W.K. Kellogg iniciou os experimentos com os flocos de milho em 1895, que culminaram com o desenvolvimento dos primeiros flocos de milho, os Corn Flakes, patenteados em 1898. Cerca de 10 anos foram necessários para o desenvolvimento de um Corn Flake perfeito.
Na realidade, o processo é muito simples: o milho chega em forma de farelo (parte do grão de milho sem casca ou semente) e é amassado. Posteriormente, o farelo é transformado em flocos, que são secos, laminados e tostados e então, finalmente, as vitaminas são aplicadas. Os flocos resultantes deste processo parecem muito frágeis para suportar sua tremenda popularidade. Hoje, a Kellogg vende seus Corn Flakes em mais de 160 países.
A história do êxito dos Corn Flakes é muito complexa, porém, as comunicações ao consumidor através de propagandas têm sido de importância vital desde o início. A Kellogg tem chamado a atenção do consumidor através de suas mensagens e propagandas, a primeira delas publicada em 17 revistas em julho de 1906, onde cupons eram oferecidos para receber amostras grátis em mercados locais. A estratégia consistia em que poucas lojas ofereceriam o Corn Flakes, pois a Kellogg achou que desta forma os consumidores pressionariam as lojas locais a comparem os cereais da Kellogg para que pudessem distribuir as amostras grátis. E eles tiveram razão.
Desde as primeiras propagandas, era explicado que o cereal teria melhor sabor se consumido com leite. Um estudo dentro dos arquivos da companhia mostra que qualquer idéia que pudesse aumentar as vendas era explorada. Em 1915, a companhia investia cerca de um milhão de dólares por ano na promoção de seus produtos, através de prêmios, jogos e folhetos para as crianças e adolescentes. Além disso, a Kellogg organizava concursos de propagandas entre os consumidores de seus produtos. Como exemplos temos: "Corn Flakes como um alimento refrescante", em um ambiente sem ar condicionado dos anos 20; "Corn Flakes na hora do lanche", como era destacado em um anúncio de 1945. Porém, foi em 1952 que a Kellogg iniciou sua melhor idéia para aumentar as vendas dos Corn Flakes: a adição do açúcar. Desta forma, surgiram os Sucrilhos da Kellogg's, os quais foram um sucesso imediato, assim como o mascote que os representava, o Tigre Tony.
Os Corn Flakes da Kellogg's se converteram na marca representativa do fabricante líder de cereais no mundo:
Os Corn Flakes são geralmente o primeiro produto da Kellogg's introduzido em um novo país.
São consumidos no café da manhã em mais de 160 países .
Foram vendidos pela primeira vez fora dos Estados Unidos em Ontário, Canadá, em 1914, na Grã Bretanha em 1922 e em Sidney, na Austrália em 1924. 


Fonte: http://personagensanimados.blogspot.com/search?q=tony

 

Vejam vídeos de filmes e anúncios da Kellogg´s:


 

 

 

 

 Comerciais para TV da Kellogg´s


Vídeo narrando a história da Kellogg´s

 

Quem tiver o interesse em ler a versão bastante detalhada da história da Kellogg´s contendo muito fatos curiosos, acesso o blog Mundo das marcas. Basta clicar no link abaixo: 

Mundo das marcas - Planeta-dos-cereais.




7 comentários:

  1. Tema bem elaborado e interessante.
    Muito bom!

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  2. Muito obrigado. Espero poder continuar contando com a sua participação, comentários, podendo também sugerir temas para postagens. Atenciosamente, Artur Reis

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  3. SUCRILHOS: Vocês estão com um comercial mostrando beisebol americano, futebol americano, para o Brasil, estes esportes não fazem parte da nossa cultura. Uma recomendação ou sugestão; se querem divulgar seu produto que eu considero ótimo, mostrem esportes ou brincadeiras relativos ao nosso país "Brasil”.

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  4. Tadeugeneroso@hotmail.com
    SUCRILHOS: Vocês estão com um comercial mostrando beisebol americano, futebol americano, para o Brasil, estes esportes não fazem parte da nossa cultura. Uma recomendação ou sugestão; se querem divulgar seu produto que eu considero ótimo, mostrem esportes ou brincadeiras relativos ao nosso país "Brasil”.

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    1. Prezado Tadeu. Sua recomendação é procedente! Muitas empresas multinacionais, como a Kelloggs criam campanhas de comunicação globais, aproveitando grande parte do material produzido em outros países, seja para economia de escala nos custos de produção do comercial, ou mesmo como parte do alinhamento global da comunicação da marca. Ao usar o baseball americano com tema de seus filmes, a Kelloggs deixa de contemplar a realidade esportiva e cultural brasileira. Eles poderiam sim fazer as necessárias adequações À nossa realidade. Mas o personagem Tony (o tigre)é tão forte, que talvez acabe minimizando essa deficiência junto ao público-alvo, que é o jovem e a criançada.

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  5. Estou curiosa para saber se a Kellogs, como companhia, alguma vez foi pertença da igreja adventista ou se só dos irmãos Kellogs.

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  6. Segundo relatos, Dr. John Harvey Kellogg era sim devoto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo uma pessoa proeminente, ligada a co-fundadora: Ellen G. White. Muitos praticantes dessa religião se estabeleceram em Battle Creek, local onde Dr. Kellogg tinha seu sanatório. Os Adventistas eram fundamentalistas e cultivavam hábitos saudáveis de alimentação. Por isso o Dr. Kellogg estava tentando fazer uma tipo de cereal saudável para seus pacientes.

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