Essa reportagem da Globo mostra que os cursos de pós-graduação, MBA´s e Mestrados Profissionais são exigências fundamentais para quem que se manter no mercado de trabalho atual tão competitivo. Nos dias de hoje não basta apenas ter o título de bacharel. É preciso ir além. A palavra de ordem é reciclar constantemente. É alto o número de executivos e empresários que chegam a fazer mais de um curso de pós-graduação. E neste caso, o índice de empregabilidade aumenta consideravelmente entre as pessoas que são pós-graduadas. Além de obter novos conhecimentos e aprender novas técnicas que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho, as pessoas que se matriculam em cursos de pós-graduação e MBA´s ampliam a sua rede de relacionamento, passando a enxergar novas oportunidades de trabalho.
Confiram no link abaixo:
A Revista Forbes encomendou ao Instituto
de Pesquisa E-Poll um estudo para avaliar junto aos consumidores americanos os seus
personagens de marca preferidos.
Embora não se tenha acesso ao
método utilizado na pesquisa, os resultados são muito interessantes. A pesquisa
cobriu 1500 participantes, que ordenaram os melhores entre um total de 800
personagens de marcas largamente utilizados na comunicação dos produtos no
mercado norte-americano. A classificação por ordem de preferência foi feita com
base na avaliação de 36 atributos, que incluíam características como,
sinceridade, amabilidade e simpatia. Cada personagem era avaliado de acordo com
o apelo que os atributos tinham para os consumidores.
Os 10 principais personagens encontram-se abaixo por ordem de preferencia:
1. M&M's (Bonecos da M&M´s)
Foto: Cortesia da Mars
Empresa: Mars
Marca: M&M's
Apelo: 64%
O personagem “Red” foi introduzido em 1954, treze anos após o lançamento do
chocolate com cobertura de bala. Logo o “Red” ganhou a companhia do “Yellow”,
que passou a ser a mascote, que representava o amendoim recheado de nozes. Mais
3 personagens foram lançados representando novos sabores, cores e temas, cada
um com personalidade distinta. “Green” foi introduzido em 1997, o primeira
mascote feminino da Mars.
Veja o vídeo:
2. Poppin' Fresh (The
Pillsbury Doughboy) (Garoto Massa)
Foto: Cortesia da General Mills
Empresa: General Mills/Smucker's Marca: Pillsbury Apelo: 47%
Criado originalmente pela agência Leo Burnett. O primeiro Doughboy (garoto
massa) estava vinculado aos pãezinhos refrigerados da Pillsbury´s. O primeiro
boneco foi feito de gesso, espuma e borracha, custando a bagatela de U$
16.000,00 para ser produzido. O personagem passou a ser utilizado na
comunicação das demais linhas de produtos da empresa (tortas, doces, waffles,
etc.). Veja o vídeo:
3. Tony the Tiger (Tony o
tigre)
Foto: Cortesia da Kellogg
Empresa: Kellogg Marca: Kellogg's Frosted Flakes Apelo: 45%
Recorrendo ao gênio criativo da agência Leo Burnett, o conceito original era
de usar um zoológico rotativo de animais que pudessem representar o chamado
“Sugar Frosted Flakes” (Flocos nevados de açúcar). Os primeiros animais foram o
tigre Tony e o canguru Katy. Já no ano seguinte, Tony passou a ter carreira
solo, sendo apresentado em 4 cores. Logo provou ser o mais popular e os demais
personagens como Elmo, o elefante e Newt, o gnu, foram cancelados. Veja o vídeo:
Empresa: Pinnacle Food Group Marca: Mrs. Butterworth's Apelo: 43%
É difícil não enxergar o produto Sra. Butterworth´s na prateleira já que a
garrafa tem a forma de uma avó. A garrafa foi criada com o propósito de falar
para as crianças sobre as panquecas e o xarope desde o início dos anos 70´s. De
todos os personagens avaliados na pesquisa, a Mrs. Butterworth e Tia Jenina
foram consideradas as mais sinceras. Veja o vídeo:
5. Geico Gecko (Osga Geico) “empate
técnico”
Foto: Cortesia da Geico
Empresa: Berkshire
Hathaway
Marca: Geico auto insurance (seguradora de autos)
Apelo: 42%
O conceito original gecko nasceu de uma sessão criativa da Martin, uma
agência de publicidade de Richmond, Virgínia nos EUA. Nessa época Geico, era
normalmente pronunciado errado como “gecko”, que significa osga ou lagartixa.
Um rabisco de uma pequena osga num guardanapo levou a criação do storyboard para um comercial que trazia
uma osga verde de pé, em cima de um pódio anunciando que ele era “gecko” ao
invés de “Geico”.
Veja o vídeo:
6. Aunt Jemima (Tia Jemima) “empate técnico”
Foto: Forbes
Empresa: Pinnacle Food Group Marca: Aunt Jemima (Tia Jemima) Apelo: 42%
A personagem Tia Jemima, criada com base na música de um programa TV de
seresta, foi inicialmente interpretada por uma ex-escrava em 1890. Com o passar
dos anos, alguns dos comerciais da marca de panquecas foram acusados de
racismo, a exemplo de um anúncio impresso mostrando Tia Jemima em sua
assinatura dizendo “esse é mel da cidade”. Em 1989 a personagem foi redesenhada
sem o lenço de cabeça e com brincos de pérolas.
Veja os vídeos:
7. AFLAC Duck (pato AFLAC)
Foto: Cortesia da AFLAC
Empresa: AFLAC (Seguradora) Marca: AFLAC Apelo: 41%
No final dos anos 90´s a AFLAC Seguradora havia veiculado campanhas de
publicidade, porém sem o reconhecimento de marca desejado. Com o objetivo de
resolver esse problema a AFLAC enviou uma tarefa para os executivos da agência
de publicidade: criem um comercial que possa melhorar dramaticamente o
reconhecimento da marca da empresa. Como muitas outras, a agência nova-iorquina
Kaplan Taler Group nunca havia ouvido falar da marca AFLAC antes desse trabalho e
perguntava por várias vezes: como é o nome desse cliente mesmo? Depois de ouvir
“AFLAC! AFLAC! AFLAC”, algum dos profissionais de criação disse: “Você soa como
um pato”. O resto é história! Veja os vídeos:
8. Snap, Crackle and Pop
(estalo, crepito, estouro)
Foto: Cortesia da Kellogg
Empresa: Kellogg Marca: Rice Krispies Apelo: 40%
Em 1928 o produto Rice Krispies da Kellogg´s (arroz inflado) precisava de
uma campanha inesquecível. A agência N. W. (hoje extinta) capitalizou a principal
característica do produto, o ruído que surgia quando os flocos crocantes de
arroz eram molhados no leite. A Kellogg patrocinou o primeiro programa nacional
de rádio para o seu cereal Rice Krispies, um programa chamado “A Dama que Canta”.
As palavras “Snap” (estalo), “Crackle” (crepito) e “Pop” (estouro) foram
selecionadas para descrever o cereal no programa. No início eram apenas
palavras que apareciam nas primeiras caixas de cereais, mas logo um personagem chamado
de “Snap”, que parecia um pequeno gnomo, com chapéu de Mestre Cuca e uma colher
na mão, apareceu em 1933. Foi apenas uma questão de anos para que seus
companheiros “Crackle” e “Pop!” também fizessem a sua estréia. Veja os vídeos:
Empresa: Yum! Brands Marca: Kentucky Fried Chicken (Frango Frito do Kentucky) Apelo: 39% Harland Santer fundou o
Kentucky Fried Chicken em 1930 como um restaurante de beira de estrada.
Sua imagem sempre foi utilizada nas campanhas publicitárias, até mesmo na sua
morte em 1980, quando tinha 90 anos. Nos anos 90´s, depois que a rede foi
vendida para a Pepsi, os comerciais usavam uma versão animada e viva do
Coronel, dublada pelo ator Randy Quaid. Atualmente, o Coronel é um personagem mais
discreto que aparece sorrindo serenamente sobre a maioria das lojas KFC.
Empresa: Kraft Foods Marca: Kool-Aid (Q-Suco) Apelo: 38%
O doce sabor de Q-Suco pode datar de 1927, mas a mascote da marca foi apenas
lançada em 1954. Tudo começou com uma simples
idéia usada para ilustrar, na embalagem de 5 centavos de Dólar, que um
pacotinho de Q-Suco rendia 2 litros. Inspirado pelo desenho de seu filho em um
vidraça gelada, um executivo da agência de publicidade esboçou uma variedade de
jarras, cada uma com 5 centavos desenhada no gelo, sendo uma com coração e
outra com um rosto sorrindo. Não precisa dizer que a essa última virou um
verdadeiro hit, passando a ser conhecido como o “Homem Q-Suco". Essa figura
animada da jarra, conhecida como “Homem Q-Suco” fez a sua estréia na TV em
1975, quando apareceu rompendo uma parede para servir Q-Suco a algumas crianças
sedentas.
Nestlé introduziu o coelhinho Nesquik em 1973, como um alegre coelhinho que
tinha um Q em volta de seu pescoço. Hoje, o Q virou N e o coelhinho passou a
ter vida própria. Colecionadores podem comprar tudo, desde bonecos, a lancheiras
e camisetas, todas estampadas com imagens do coelhinho. Na Europa, ele é
conhecido como Quicky (Rápido).