sábado, 30 de dezembro de 2017

Feliz Ano Novo!

Que o bimbalhar dos sinos e o tresloucar dos gargalhões imantem os eflúvios cumulativos peremptórios para os perpassares antológicos das excelsas veredas pinaculares!

Em outras palavras Feliz Ano Novo!

É sempre importante lembrar a todos a importância de uma comunicação simples, clara e objetiva, permitindo que todos possam entender a mensagem. Dica do Blog para 2018!



terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Dicas para 2018 – Gestão Empresarial

Por Artur Reis

Enquanto muitas empresas acreditam que o ano novo só começará mesmo após o carnaval, outras já estão preparadas para iniciar 2018 trabalhando a pleno vapor para alcançar os resultados projetados.

2017 – Desempenho pífio
O ano de 2017 foi um ano muito difícil. O cenário econômico foi bastante afetado pela instabilidade política. Embora os indicadores macroeconômicos estejam apresentando uma significativa melhora em relação a 2016, praticamente todos empresários que tive a oportunidade de entrevistar me relataram que o principal objetivo estratégico de suas empresas em 2017 era o de minimizar a queda do faturamento e a reduzir perdas.

Grande parte das empresas tentou manter a participação no mercado, mesmo com margens sacrificadas. O segmento industrial de produtos de consumo também foi muito conturbado, na medida em que as grandes redes de supermercados tentaram compensar a queda nas vendas com o aumento da margem de revenda, forçando a redução no preço de fábrica de muitos produtos. Com isso as empresas com menos poder de barganha foram as mais prejudicadas no processo de negociação com as grandes redes. O jeito foi tentar compensar a queda de receitas e margens com incremento de vendas online e a utilização de canais indiretos ampliando a atuação no pequeno varejo.

Fonte: Instituto de Educação Portal
2018 – O ano da virada
O PIB projetado para 2017 está na faixa de 0,5% a 0,9%. Isso por si só é uma boa notícia. As empresas estão mais otimistas em relação a 2018, já que está se prevendo um crescimento do PIB em torno de 3,0%. E as empresas que estão preparadas para atuar nesse “ano da virada” levarão vantagem e poderão surfar na onda do crescimento. Já as que não fizeram o dever de casa devem perder terreno.

Em geral as grandes empresas já concluíram o planejamento para 2018, sabendo exatamente o que devem fazer para alcançar um resultado positivo. Mas, muitas empresas de médio e pequeno porte ainda não fizeram o planejamento para o próximo ano. Neste caso, essas empresas acabam sendo levadas pelas intempéries e o humor do mercado, sem um direcionamento estratégico que reúnam os esforços de todos numa só direção. 

Por isso mesmo é importante ter um plano de ação para o próximo ano. É preciso ter noção do que irá acontecer em 2018 em relação ao ambiente externo, para se visualizar oportunidades e ameaças. É importante também fazer uma boa análise dos fatores internos, enxergando as principais forças e pontos de melhoria da empresa. Listar o que a empresa fez em 2017 e analisar o impacto dessas ações é igualmente fundamental. O ideal é tentar separar o que deu certo e trouxe bons resultados do que não teve êxito e só consumiu recursos em 2017.

Não adianta manter em 2018, a mesma estratégia de 2017, se não trouxe resultados significativos. Se a empresa quer crescer é preciso fazer diferente. É preciso fazer mais e melhor. E neste sentido um bom plano de ação ajuda a enxergar os possíveis caminhos e resultados a serem alcançados no próximo ano.

É fundamental definir ações, determinar indicadores para medir o desempenho e estipular metas a serem alcançadas. Todos da empresa devem estar imbuídos no mesmo espírito de vencer a batalha.

Principais dicas principais para crescer em 2018
1 – Elabore o planejamento para 2018 envolvendo seu time de executivos e principais colaboradores.
2 – Determine quais são os principais projetos que deverão fazer a diferença e trarão os resultados esperados.
3 – Defina os indicadores de desempenho que ajudarão a medir o quanto a empresa está progredindo em relação à meta.
4 – Juntamente com o plano de ação, prepare um bom orçamento, levantando todos os recursos necessários para levar adiante as ações planejadas, calculando também as receitas e despesas decorrentes dessas ações.
5 – Analise com cuidado a estratégia dos concorrentes. A ideia não é fazer o mesmo, mas fazer diferente e melhor. Ser mais eficiente é o “x” da questão!
6 – Acompanhe o andamento do plano periodicamente para verificar e evolução dos resultados e a necessidade de se adequar o planejamento. A correção de rumo é um importante meio para se conseguir bons resultados. Saber enxergar a mudança nas variáveis exógenas ajudam a traçar novos caminhos.
7 – Tenha bom controle do que está acontecendo em sua empresa. Analise os principais processos de negócios e veja o que pode ser simplificado e o que pode ser evitado. A redução de custos e despesas é essencial para se obter um resultado positivo em tempos difíceis.
8 – Mantenha o time motivado. Compartilhar os resultados com os colaboradores é sempre uma excelente estratégia que ajuda a atingir as metas, pois coloca todo mundo trabalhando numa só direção.



E caso sua empresa necessite de uma ajuda profissional no processo de elaboração e acompanhamento do planejamento para 2018 a AR Consultoria em Marketing e Gestão está pronta a dar o impulso necessário para que sua empresa seja vencedora no próximo ano. 
Maiores informações no website da AR Consultoria.

Artur Reis
CEO da AR Consultoria

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Participe da Pesquisa sobre o BPC e ganhe Certificado



Aos amigos que estão em busca de recolocação no mercado, esta é uma ótima oportunidade de participar de uma importante pesquisa e receber um certificado de participação que poderá ser acrescentado ao seu #LinkedIn.

Basta 40 minutos da sua atenção para responder todas as questões e concluir a pesquisa. Por favor se identifique no final com nome e email para receber o certificado.


Você pode fazer a diferença enquanto estiver em busca de um novo trabalho. Porém, se não estiver interessado em participar agora, por favor apenas compartilhe com seus contatos. #PNUD #MDS #BPC. 

A pesquisa faz parte de um estudo de construção de cenários prospectivos para o Ministério do Desenvolvimento Social - MDS e o Programa das Nações Unidas – PNUD. 



Agradeço imensamente a valiosa participação de todos. Artur Reis.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvimento - Seleção 2018.1


Esta é uma excelente oportunidade de desenvolvimento acadêmico e profissional. 


Prezados Amigos,

Informamos que está aberto o processo seletivo para turma 5 do MPID, regido pelo Edital 2018.1 (fazer download no website).

Para a avaliação, orientamos  que o(a) candidato(a) analise os artigos de cada docente que serão disponibilizadas através de email. Para receber os artigos, basta responder a este email, fazer uma pré inscrição através do site do mestrado, enviar email para mpid@faculdadeguararapes.edu.br  ou ligar para fone- 081 3461-5503.


As aulas são presenciais todas as sextas e sábados.
Sexta-feira - Horário – 14:00 às 18:00h
Sábado - Horário – 08:00 às 12:00h e eventualmente à tarde.

A duração do curso é de 24 meses e sobre o valor de investimento, são 30 parcelas de R$ 1760,00 quando o pagamento é realizado até o quinto dia útil de cada mês. Temos desconto de 10% nas mensalidades para alunos egressos da IES. Para o processo seletivo é cobrada uma taxa de R$ 150,00.

Mais informações no site https://www.faculdadeguararapes.edu.br/mestradofg/?_ga=2.164886335.1055860014.1511792941-259400606.1499711640

Em breve enviaremos email oficial, por hora estamos divulgando para os interessados que já haviam sido cadastrados.

Estamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Débora Feitosa
Secretária do MPID
+55 81 3461.5503
www.faculdadeguararapes.edu.br
R. Comendador José Didier, N° 27. Jaboatão dos Guararapes – PE

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Blog comemora novo recorde

Por Artur Reis

O Blog alcançou hoje a marca de 250 mil visualizações desde seu lançamento em 2012. O dia de hoje também registrou um novo recorde de visualizações mensais acumulando 12.200 acessos. E o mês de novembro ainda não acabou. 

Agradecemos a atenção e o apoio dos amigos, alunos, leitores e todos que seguem e acessam o Blog Prof. Artur Reis.

O nosso objetivo é continuar oferecendo informações e conteúdo relevantes, que possam agregar valor no campo profissional. E vamos continuar também compartilhando oportunidades e ofertas de emprego que possam ajudar os que estão buscando a recolocação no mercado. 

Grato. Prof. Artur Reis

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Pesquisa - Consulta Áugures - BPC



Prezados amigos e seguidores do Blog,

A AR Consultoria, através do Instituto Sagres, está participando de um importante projeto do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD que visa elaborar cenários prospectivos para os próximos 20 anos do Benefício de Prestação Continuada - BPC.  
Agradeço a todos amigos e parceiros que possam doar um pouquinho do seu valioso tempo respondendo o questionário da consulta através do link abaixo. 
Não é preciso se identificar. Porém aqueles que deixarem seus nomes e emails no final do questionário receberão certificados de participação nessa valiosa pesquisa. É uma excelente oportunidade, não só de colaborar com um importante projeto, mas de se aprofundar no cenário econômico-social nacional. Grato.

      Prof. Artur Reis
      CEO 


Prezadas(os) amigos,
O SAGRES desenvolve uma consultoria para o PNUD e para o MDS, referente ao Benefício da Prestação Continuada (BPC).
E há uma Consulta Áugures, no ar, que foi elaborada por nós, no âmbito do projeto.


Por favor, responda o mais rapidamente possível, mesmo que tenha pouco conhecimentos sobre os temas.
A Consulta está bastante amigável, podendo ser respondida pelo celular, tablet ou desktop. Há possibilidade de se iniciar e concluir posteriormente a pesquisa.

Além disso, precisamos de seu esforço no sentido de obter o maior número possível de respondentes. Para tanto, peço que compartilhe essa solicitação para sua lista de contatos.

Seu apoio na divulgação é fundamental neste momento.

Atenciosamente. 

Raul Sturari
Presidente
Instituto Sagres - Política e Gestão Estratégica Aplicadas
(61) 3272-7078
(61) 98137-9933


quinta-feira, 23 de novembro de 2017

CEDEPE - MBA nº 1 do NO / NE

Por Artur Reis

Tenho muito orgulho de fazer parte desse time vencedor que ajudou a construir a história de sucesso do CEDEPE Business School. O CEDEPE está comemorando o fato de ter sido eleito o melhor MBA do NO e NE pelo segundo ano consecutivo de acordo com o "O Estado de São Paulo".

Minha história no CEDEPE começou em 2003, quando fui convidado a ministrar o módulo de Desenvolvimento de Produtos para a 1ª Turma do MBA Executivo de Marketing & Vendas. Naquela época o CEDEPE estava localizado no Market Place em Piedade, bairro de Jaboatão dos Guararapes. 

De lá para cá muitas coisas aconteceram e muitas águas rolaram! O CEDEPE expandiu e se tornou uma referência no cenário nacional em Educação Corporativa. Fico muito feliz de continuar integrando a equipe de professores do CEDEPE. Na semana passada encerrei o módulo de Desenvolvimento de Produtos para a 26ª turma do MBA Executivo de Marketing & Vendas. 

Sempre buscando trazer o ambiente executivo para a sala de aula, o CEDEPE conquistou o coração de todos os executivos e empresários que almejam um MBA diferenciado e de qualidade. As aulas do CEDEPE fogem da linguagem teórica convencional para apresentar ferramentas práticas que possam realmente trazer soluções aplicadas ao cenário profissional dos alunos. 

Hoje, parte da Rede Laureate International Universities, o CEDEPE está localizado num dos maiores complexos empresariais do NE, o Riomar Trade Center em Recife. 

E o CEDEPE está encerrando o ano de 2017 com muitos motivos a comemorar. Vejam nos vídeos abaixo porque o CEDEPE coleciona tantos resultados positivos:


Fonte: Gustavo Penteado


Fonte: Gustavo Penteado

Convido a todos a conhecerem o CEDEPE e se tornarem um talento precioso para o mercado de trabalho.

Mais informações abaixo (do website):

O CEDEPE é o primeiro e único MBA em que a grade programática é customizada de acordo com o que você é, onde está e onde quer chegar. É, também, a única Escola de Negócios de PE considerada por 11 anos consecutivos uma das 10 melhores do País no ranking Você S/A.

Formação exclusiva cria profissionais diferenciados. Com o Academic Coaching do CEDEPE, unimos a experiência corporativa ao encaminhamento profissional do aluno, traçando junto a você um plano de estudos exclusivo, direcionado para os seus objetivos.


O CEDEPE atua há 23 anos no mercado e é a primeira Business School do Nordeste com foco no treinamento de empresários e executivos. Os tradicionais MBA's do CEDEPE já formaram inúmeros profissionais que ascenderam na carreira. Diante disso, o resultado não poderia ser outro senão o reconhecimento nacional: é a única Business School do Nordeste entre as 10 melhores do Brasil, segundo a Revista Você S/A, desde 2002, bem como pelo reconhecimento em 2016 da mesma titulação pelo guia do Estado de São Paulo.


O CEDEPE faz parte da Laureate International Universities, a maior rede de ensino superior do mundo. Isso quer dizer intercâmbio de conhecimento com 30 países e mais de 80 instituições no mundo.
O CEDEPE Business School concluiu a rigorosa avaliação de certificação do B Lab® e se tornou uma certificada B Corp™. O B Lab® é uma organização independente, sem fins lucrativos, que serve como um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem.
Acesse o website do CEDEPE e saiba mais sobre os MBA´s disponíveis. 

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Fafire Vestibular 2018.1


A Fafire está abrindo as inscrições para o Vestibular 2018.1. Conheça um pouco da história dessa conceituada universidade e veja os cursos disponíveis.




A Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE é uma instituição de ensino superior, particular e fundada em 1946. Faz parte da Congregação de Santa Dorotéia do Brasil.

 


Atualmente a FAFIRE possui 2 unidades em Recife, PE. Oferecendo cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de humanas, biológicas e da saúde, a Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE atende, hoje, cerca de 3.500 estudantes e já formou mais de 30 mil profissionais. Possui corpo docente formado por 140 professores, dos quais 80% são mestres e doutores.




Está classificada entre as melhores do Brasil segundo o RUF - Ranking Universitário Folha 2017, tendo recebido o conceito 5 (máximo) do MEC em 2017, além do prêmio internacional The Winner.




Confira os cursos de Graduação e Pós-Graduação. A Fafire oferece bolsas especiais:




Gestão Financeira - TECNÓLOGO

Administração - BACHARELADO

Gestão Comercial - TECNÓLOGO

Logística - TECNÓLOGO

Ciências Contábeis - BACHARELADO

Gestão Ambiental - TECNÓLOGO

Administração - BACHARELADO

Gestão Ambiental - TECNÓLOGO

Ciências Biológicas - LICENCIATURA


 Letras - LICENCIATURA

Recursos Humanos - TECNÓLOGO

Ciências Contábeis - BACHARELADO

Pedagogia - LICENCIATURA

Ciências Biológicas - BACHARELADO

Psicologia - BACHARELADO

Turismo - BACHARELADO





Nova campanha da Fafire para o Vestibular 2018.1



Assista o vídeo abaixo:


Mais informações no website da FAFIRE: http://www.fafire.br/

sábado, 18 de novembro de 2017

Vagas para novo escritório em Recife

Repassando essa matéria do JC informando que o novo escritório da Accenture deve abrir 300 vagas até o final de ano.

Leiam a matéria completa no link do JC online:


Accenture contrata funcionários para o novo escritório - JC 17/11/2017. 






segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Oportunidade de Trabalho em Recife

Por Artur Reis


OPORTUNIDADE EM RECIFE: Assistente comercial para Escritório Regional

Fonte: http: Blog Asha
Estou ajudando um amigo, que está abrindo em Recife o escritório regional de uma grande empresa na área de energia renovável, cuja sede é localizada em São Paulo.

A inauguração do escritório está prevista para fevereiro/2018. A empresa está em busca de um profissional para fazer o atendimento comercial interno.
Perfil desejado: sexo feminino, formação superior, experiência comprovada em atendimento a clientes, pacote office. 

Importante que seja uma pessoa dinâmica, proativa, possua bom relacionamento de trabalho com equipe, que seja organizada e tenha habilidade na solução de conflitos e problemas.

A pessoa contratada ficará lotada no escritório, podendo eventualmente fazer visitas aos clientes, recebendo o treinamento técnico necessário. Será responsável pelo atendimento e relacionamento com os clientes, provendo informações sobre a empresa e seus produtos, alimentando e gerenciando o banco de dados com as informações dos clientes. Idiomas: Inglês e Italiano (desejável). Salário aproximado: R$ 3.000,00 + benefícios (a ser definido pela empresa).

Como esclarecimento, informo que estou apenas ajudando a divulgar essa vaga. Não sou responsável pelo processo seletivo. Estarei encaminhando os currículos recebidos. A seleção será feita pela própria empresa através do setor de RH. O título da função e informações mais detalhadas serão fornecidas pela empresa em breve.

Artur Reis

E-mail para envio de currículos: arturreisdesouza@gmail.com

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Da charrete ao automóvel: as ruas no início do século XX

Por Artur Reis



Quando o automóvel foi lançado no final do século XIX, as ruas não estavam totalmente preparadas para receber a nova forma de transporte.

Nesse raro vídeo gravado na cidade de São Francisco (EUA) em 1906 é possível ver esse período de transição. O trânsito era um verdadeiro caos. Os bondes que trafegavam sobre trilhos, tinham que dividir os espaços com as charretes, carroças, bicicletas, automóveis e pedestres. As fezes dos cavalos deixavam rastros por toda a parte, atrapalhando quem andava a pé. Atravessar a rua era uma tarefa para atletas.

Nessa época não havia semáforos! Tudo era improvisado. Podemos ver a falta de ordem no trânsito e o risco frequente de acidentes.


San Francisco, 1906

Mas esse era um período de transição. E como tudo na vida evolui, aos poucos os automóveis foram substituindo as carroças e charretes. O transporte coletivo ganhou ônibus. Com o tempo, as ruas ficaram mais limpas sem o cocô dos cavalos. As motocicletas ocuparam o lugar de muitas bicicletas. E os administradores urbanos aprenderam a organizar o transito, com normas e leis.

Lançamento do automóvel - O primeiro veículo

Há desentendimentos sobre quando foi lançado o primeiro carro verdadeiro. Alguns afirmam que foi em 1769 com o primeiro trator militar auto-propulsionado a vapor, inventado pelo engenheiro francês Nicolas Joseph Cugnot. Outros afirmam que foi o veículo de Gottlieb Daimler em 1885 ou o Karl Benz em 1886, quando ele patenteou os primeiros veículos a gás. E, dependendo do ponto de vista, há outros que acreditam que Henry Ford inventou o primeiro carro verdadeiro devido à sua perfeição na linha de montagem de produção em massa e ao mecanismo de transmissão do carro que os carros hoje são modelados.





Primeiro" automóvel criado e patenteado pela Benz P em 1885/1886: Benz Patent Motor Car com três rodas. 

Em 29 de janeiro de 1886, Carl Benz solicitou uma patente para o seu "veículo movido por uma máquina a gás". A patente - número 37435 - pode ser considerada como a certidão de nascimento do automóvel. Em julho de 1886, os jornais relataram a primeira exibição pública do Benz Patent Motor Car de três rodas, modelo no. 1.

Benz Patent Motor Car: The first automobile (1885–1886)
O primeiro motor de gasolina estacionário desenvolvido por Carl Benz foi uma unidade de dois cilindros de dois tempos que correu pela primeira vez na véspera de Ano Novo de 1879. Benz teve tanto sucesso comercial com este motor que ele conseguiu dedicar mais tempo ao sonho de criar um carro leve alimentado por um motor a gasolina, no qual o chassi e o motor formaram uma única unidade.

As principais características do veículo de dois lugares, que foi concluída em 1885, foram o motor compacto de alta velocidade de um cilindro de quatro tempos, instalado horizontalmente na parte traseira, a estrutura de aço tubular, o diferencial e as rodas com três raios de arame. A potência do motor foi de 0,75 hp (0,55 kW). Os detalhes incluíram uma lâmina de admissão automática, uma válvula de escape controlada, uma ignição elétrica de alta tensão com vibração elétrica com vela de ignição e refrigeração por evaporação de água / sifão térmico.




Usando uma versão melhorada e sem o conhecimento de seu marido, a esposa de Benz Bertha e seus dois filhos Eugen (15) e Richard (14) embarcaram na primeira viagem de longa distância na história do automóvel em um dia de agosto de 1888. A rota incluiu alguns desvios e levou-os de Mannheim para Pforzheim na Alemanha, seu lugar de nascimento. Com esta jornada de 180 km, incluindo a viagem de regresso, Bertha Benz demonstrou a praticidade do veículo a motor para todo o mundo. Sem a sua ousadia e de seus filhos, assim como os estímulos decisivos que resultaram disso, teria sido impensável o crescimento subsequente da Benz & Cie, de Mannheim para se tornar a maior fábrica de automóveis do mundo. 

Fonte: Daimler Co. 



Gottlieb Daimler sentado em um veículo a motor (construído por ele próprio). Fotografia. 1886.

Gottlieb Daimler estudou engenharia no instituto politécnico de Stuttgart e depois trabalhou em várias empresas alemãs de engenharia, ganhando experiência com motores. Em 1872, tornou-se diretor técnico da empresa Nikolaus A. Otto, o homem que inventou o motor de combustão interna de quatro tempos. Em 1882, Daimler e seu colega de trabalho Wilhelm Maybach deixaram a empresa de Otto e começaram sua própria loja de construção de motores. Eles patentearam um dos primeiros motores de alta velocidade de combustão interna de alta velocidade (1885) e desenvolveram um carburador que possibilitou o uso de gasolina como combustível. Os dois usaram seus primeiros motores a gasolina em uma bicicleta (1885, talvez a primeira motocicleta do mundo), um carro de quatro rodas (originalmente empilhado) conduzido por um motor de um cilindro (1886) e um barco (1887) . Os esforços dos dois homens culminaram em um veículo de quatro rodas projetado desde o início como um automóvel (1889). Este veículo comercialmente viável tinha uma estrutura de tubos de luz, um motor montado na retaguarda, rodas com correia e quatro velocidades. Em 1890 Daimler-Motoren-Gesellschaft foi fundada em Cannstatt, e em 1899 a empresa construiu o primeiro carro da Mercedes.
Fonte: Brittanica.com


Fonte: pinterest.co.uk/pin/705024516638552283/

Esta foi a primeira moto construída por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach na Alemanha em 1885. Foi chamada de Reitwagen (carro de equitação) sendo o primeiro veículo a gás, um precursor do atual automóvel. 

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Explorando o mundo das marcas

Por Artur Reis

O mundo está em constante evolução e a academia não pode se distanciar do mundo real. 
Por isso mesmo, no módulo de Desenvolvimento de Produtos, que vem a ser uma das disciplinas do MBA em Gestão de Marketing e Vendas do CEDEPE Business School, os alunos são submetidos a uma atividade externa bastante lúdica e elucidativa: explorar as seções e gôndolas do supermercado Perini do Shopping RioMar em busca de novos produtos. 

A ideia é visualizar na prática, como os novos produtos se encaixam dentro da estratégia de expansão das empresas, verificando entre outras coisas, o estágio do ciclo de vida da categoria, a estratégia de marca (branding), os atributos e benefícios do novo produto, o diferencial competitivo, etc. Um dos objetivos dessa atividade é entender se o novo produto é uma inovação incremental ou disruptiva. É fazer a turma compreender se a novidade é uma extensão de linha ou se constitui na criação de um novo nicho de mercado.



As observações registradas no mercado são discutidas e debatidas em sala de aula, sendo apresentadas por cada grupo e disseminadas para os demais colegas. Assim o conteúdo teórico é confrontado com a prática ajudando a construir e fixar o conhecimento, sem que haja necessidade de longas e cansativas palestras.



Tirar os alunos da sala de aula e levá-los ao mercado, onde a a dinâmica do processo decisório de compras acontece é uma experiência muito rica e de fundamental importância para a metodologia didática moderna. 





#CEDEPEBusinessSchool
#Branding
#Perini
# Shopping

domingo, 15 de outubro de 2017

PROPAGANDA NO TEMPO DO ASSUCAR

Por Artur Reis



Introdução 
Vamos dar uma volta ao passado, mais especificamente ao período de junho de 1924, para conferir alguns anúncios publicados na Revista “Ilustração Brasileira”. Essa edição especial sobre Pernambuco foi encomendada pelo Instituto Archeologico, Historico e Geographico Pernambucano, para celebrar o primeiro centenário do movimento republicano “Confederação do Equador” em 02 de julho de 1924. 

A Revista Ilustração Brasileira
A Coleção Revista Ilustração Brasileira era composta por 41 exemplares, editada pela Sociedade Anonyma “O Malho”. Está sob a guardada da Biblioteca Nacional. A Revista apresentava o contexto social, político, econômico e cultural daquele período ao público brasileiro. Foi fundada, em junho de 1909, por Luiz Bartolomeu de Souza e Silva e Antônio Azeredo. O periódico apresentava formato grande (36x27cm), contendo em torno de 40 a 60 páginas, com exceção das edições especiais, que costumavam ser mais extensas. Ao longo dos três períodos em que esteve em circulação – o primeiro de 1909 a 1915, o segundo de 1920 a 1930 e o último a partir de 1935 –, a revista tratou de temáticas diversas como artes, cotidiano, política, economia, história, moda, vida social, além de conter entrevistas, crônicas, poesias, contos, fotografias e ilustrações, muitos assinados por grandes intelectuais do período como Olavo Bilac, Eduardo Salamonde, Paulo Barreto, Euclydes da Cunha, Júlia Lopes de Almeida, Luiz Delfino, Agenor de Roure, Manuel Bonfim, Coelho Netto e outros.


Anúncios
É muito interessante verificar como a linguagem publicitária da época era muito mais formal, com menos grau de ousadia e criatividade, quando se compara aos tempos atuais. Além disso, a ortografia dos anos 20 era muito diferente da nova e revisada. Chega a ser estranho ver palavras como “açúcar”, escritas com dois esses: Assucar. Uma das coisas que chama atenção é que a maioria dos anúncios incluía a caixa postal e endereço telegráfico, já que o Telegrama era o meio de comunicação mais ágil e utilizado na época.  


A marca tinha o papel de dar o aval de credibilidade da empresa ou do produto, sendo relacionada a valores como tradição, confiança, etc. Poucas marcas, como a Peixe, usavam o símbolo de um objeto, no caso o “peixe”, representando seu logotipo. Muitas, se resumiam a usar apenas o nome de empresa ou do produto em grafia estilizada. Já nas edições de meados da década de 30, pode-se perceber uma grande evolução tanto do branding, como o uso amplo de logomarcas, como da publicidade em si, incluindo fotografias e artes mais elaboradas, o que melhora sensivelmente a percepção de qualidade dos anúncios.
Muitos anúncios tinham cunho institucional contendo informações contábeis e financeiras, que atestavam a seriedade e demonstravam a idoneidade da empresa junto à sociedade!


Para facilitar a visualização, os anúncios são divididos nas categorias:

Produtos; Estabelecimentos comerciais; Fábricas, usinas e estabelecimentos industriais; Bancos, seguros e serviços financeiros; Serviços.

 Produtos
Biotonico Fontoura


Creme de Pérolas de Barry

Lâmpadas Edison Mazda

Lâmpadas Philips

Leite Moça - Nestlé

Sabão Laminado Prophylactico


Fanal de Lohse - perfumes
Vaseline Chesesbrough
Nutrion
Polar Sapatos


 Estabelecimentos comerciais

Casas Nippon

Casas Gondim

H. Milet & Cia
Alves Fernandes Irmãos


Joalheria Louvre

Joalheria Regulador da Marinha

Joalheria Krause
Viúva Pires Ferreira

Wilson, Sons & Company - Agentes (Johnnie Walker, Cerveja, etc.)

José de Vasconcelos


Fábricas, usinas e estabelecimentos industriais


Companhia Fiação e Tecidos
Companhia Constructora Cimento Armado


Companhia Fabrica de Estopas
Franco Ferreira


Fratelli Vita

Fabrica de Apipucos

Minho Recife

Refinaria de Assucar São Jorge - Augusto G. Galvão
Menezes Metalurgica

José Rufino & Companhia





Bancos, seguros e serviços financeiros

Seguros Amphitrite

Banco do Brasil

Banco do Povo
Banque Française et Italienne - Branco Frances e Italiano


Banco Popular do Brasil

Companhia Phoenix Pernambucana - Seguros

Sul America - Seguros

Serviços

Loterias J. Antonaccio & C.
Western Union Telegraph Company



Photographia Piereck
Photo Studio Phil. Schafer

Photografia Fidanza Max Manksch & Cia.