Por Artur Reis,
Tenho feito algumas postagens sobre Gestão de Crise. Sempre busco alertar para o trabalho de prevenção da Crise, que deve ser feito muito antes de se imaginar que algo de ruim está para acontecer na empresa ou aos seus produtos.
Todavia estamos passando por tempos difíceis. A palavra crise tem sido citada a cada minuto por quase todo mundo. Na verdade estamos vivenciando várias crises simultâneas, entre elas:
- Crise política
- Crise econômica
- Crise financeira
- Crise institucional
- Crise internacional
- Crise energética
- Crise moral
- Crise de sobrevivência
- Crise de imagem
Cada indivíduo, cada família, cada empresa está vivendo a sua crise particular.
Podemos identificar uma crise pela quantidade de vezes que o fato é noticiado pelos meios de comunicação. E não há como fugir da imprensa. Não adianta tentar tapar o sol com a peneira. Esconder da imprensa é jogar fermento no caldeirão. Alguma hora o caldo vai entornar.
Crise é como um vulcão. Sabemos que está vivo. Podem passar vários anos sem que entre em erupção. Mas quando acontece a devastação é total! Por isso é muito importante saber gerir uma crise!
Não quero falar da crise de cunho político, pois todos nós temos acompanhado os acontecimentos nas TV´s, rádios, jornais, na internet e nas redes sociais a todo momento.
Quero falar da crise que ataca não só as pessoas públicas, mas o cidadão comum também. Embora os famosos sejam mais suscetíveis à crise, uma pessoa comum pode sim se tornar alvo de uma crise.
Com o advento da internet e das redes sociais, o fato ganha uma dimensão exponencial que transcende o universo de amigos ou das pessoas com quem nos relacionamos. Pode ser um funcionário de uma loja, o garçom de um restaurante, o atendente de um supermercado, o professor de uma escola, etc. Não importa quem você seja! Uma atitude errada pode levar à crise de imagem!
Seja o que você faz, seja o que você disse, ou mesmo o que você deixou de fazer, a crise pode lhe pegar. O problema, que muitos não conseguem perceber, é que a crise não afeta apenas a imagem de uma pessoa. Afeta a capacidade que essa pessoa tem de gerar receitas e negócios. Um cidadão comum pode perder o emprego. Já uma pessoa que goza de um certo reconhecimento público pode perder um grande contrato de patrocínio, o apoio de uma empresa, a verba do anunciante, etc. O prejuízo pode ser muito alto!
Todos nós temos que estar atentos. Todos nós estamos expostos. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados para preservar nossa imagem.
Quero aproveitar essa postagem para citar uma publicação feita pelo Christian H. Mendes, consultor de reputação. Segundo ele, já existe um seguro que pode cobrir os prejuízos causados por uma crise de imagem. A tenista Shaparova perdeu contratos milionários depois se ser pega em exame anti-doping. O seguro chama-se "seguro contra desgraça" (disgrace insurance) de acordo com a reportagem do Financial Times.
Leiam a postagem completa do Christian H. Mendes sobre Seguro Reputação publicada no LinkedIn: