quarta-feira, 28 de maio de 2014

As 50 Marcas mais Consumidas no Brasil

Por Artur Reis

A 2ª edição do ranking da Global Brand Footprint, publicada pela Kantar World Panel, apresenta as 50 marcas mais consumidas de bens não duráveis do Brasil escolhidas pelos consumidores. 
Entre as 5 primeiras marcas estão: Coca-Cola, Ypê, Colgate, Tang e Omo. Já em 11º lugar aparece a pernambucana Vitarella, que hoje pertence ao grupo M. Dias Branco do Ceará.

A Coca-Cola lidera o ranking das 50 marcas mais consumidas tanto no Brasil, como no mundo, sendo escolhida 5,3 bilhões de vezes ao ano. Isso é um resultado da combinação de uma alta penetração (cobertura) de 44% nos domicílios do mundo, com a maior frequência de compra: cerca de 15 vezes ao ano. Ou seja, assim como o GRP (Gross Rating Points), o CRP (Consumer Rating Points) é calculado pela combinação da cobertura nos lares (domicílios) com a frequência de compra. Portanto, para ser forte, não basta a marca ter apenas uma boa penetração nos domicílios. Tem também que aparecer na lista de compra dos consumidores muitas vezes. 

A pesquisa global da Footprint atinge 63% da população mundial, ou seja um total de 956 milhões de domicílios, num total de 35 países, atingindo 68% do Produto Doméstico Bruto Mundial. 

A marca Bombril permanece forte até hoje ficando em 21º lugar, apesar de ter mudado de mãos.

É interessante perceber que algumas marcas de produtos de um mesmo segmento, de uma mesma empresa aparecem mais de uma vez no ranking: Coca-Cola e Fanta, Colgate e Sorriso, etc. Isso mostra que uma empresa diversificada tende a apresentar uma penetração mais ampla. 

Marcas que subiram mais em posições neste ranking: Limpol (+24), Camponesa (+22), Tirol (+18) e Panco (+14).

Confiram abaixo a lista completa das marcas mais consumidas no Brasil:


Caso não consigam visualizar, vejam a lista completa no Link: http://www.brandfootprint-ranking.com/report/ranking/fmcg/2013,2012/country/brazil/

Fonte: http://www.kantarworldpanel.com/br/Releases/Top-50-marcas-mais-escolhidas-pelo-consumidor

Leiam abaixo a publicação da Kantar, ou acessem diretamente o website da Kantar World Panel.

Top 50 das marcas mais escolhidas pelo consumidor

14/05/2014
A Kantar Worldpanel apresenta os resultados da 2ª edição do ranking global Brand Footprint que mostra as 50 marcas de consumo mais escolhidas pelos consumidores em todo o mundo. O estudo usa metodologia exclusiva para o mercado de bens não duráveis e mapeia as marcas mais presentes dentro dos lares brasileiros e no mundo.
Neste ano, ampliamos o escopo do relatório para reportar uma área geográfica mais ampla e um maior número de categorias. O ranking Brand Footprint 2014 passa a incluir quatro novas categorias: bebidas alcoólicas, fraldas descartáveis, lâminas de barbear e doces. E além disso, mais quatro mercados foram incluídos no estudo: Alemanha, Itália, Rússia e Vietña (área rural) e compreende mais de 200 categorias de consumo das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza doméstica.
Nosso ranking utiliza uma métrica chamada Consumer Reach Points (CRP) que fornece um panorama preciso da presença global da marca nos dias de hoje, combinando o número de domicílios em todo o mundo que compram a marca e com que frequência de compra. Brand Footprint é baseado no comportamento real dos compradores, graças à medição contínua de milhares de domicílios e milhões de compras ao longo de uma única cobertura global. Além disto, o Brand Footprint cobre 63% da população mundial, um total de 956 milhões de lares em 35 países, e 68% do PIB global. Isto significa que a penetração de 1% equivale a atingir aproximadamente 9,6 milhões de domicílios em todo o mundo.
Você pode encontrar as Top 50 marcas, os insights, tendências e números em nosso relatório (www.brandfootprint-ranking.com) com o apoio de estudos de caso de marcas e categorias. Convidamos você a navegar e compartilhá-lo com as suas equipes, que podem interagir com as informações disponíveis.
O relatório Brand Footprint fornece uma perspectiva sobre a força de sua marca e as oportunidades de crescimento.
Aprenda mais sobre as marcas mais escolhidas e descubra seu próprio Brand Footprint.
Abaixo, ranking das 50 marcas mais escolhidas no Brasil e no mundo!
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Andrea Prandi
Gerente de Marketing
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sábado, 29 de março de 2014

GESTÃO DE CRISE – O CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS

Por Artur Reis


Sempre que posso abordo o tema da Crise, trazendo alguns fatos recentes para ilustrar os exemplos da boa ou equivocada gestão de crise.


Aproveito para trazer uma notícia publicada ontem no site da Notibras, que denuncia declarações preconceituosas feitas por um piloto da Avianca na sua página do facebook, por ter sido muito mal atendido num restaurante em João Pessoa.

Vide notícia:



Esse caso serve muito bem para ilustrar o cuidado que qualquer pessoa deve ter ao fazer suas publicações nas Redes Sociais. Se alguém pensa que está dirigindo suas palavras apenas a sua rede de amigos está muito enganada.

O poder da multiplicação das redes sociais tem proporções exponenciais.
No âmbito profissional, todo cuidado é pouco. As empresas cada vez mais usam as redes sociais para monitorar tudo que é mencionado sobre sua marca, seus serviços, seus colaboradores, etc.

Neste caso, o piloto em questão, desabafou num momento de ira e acabou dizendo muita besteira, com conotações verdadeiramente preconceituosas. E quando as pessoas protestaram em sua página, ao invés de se redimir e se desculpar por suas declarações estapafúrdias, ele piorou ainda mais o cenário, reafirmando tudo que disse e aumentando suas declarações.

Isso mostra um total despreparo e falta de maturidade para saber lidar com determinadas situações. E mais, o caso dá a entender que a Avianca não fez um treinamento adequando de prevenção de crises para seus pilotos e demais profissionais. Não estou m referindo a treinamentos de crises em situação de emergência (acidentes), pois isso com certeza deve fazer parte do plano de capacitação da empresa. Me refiro a preparação dos colaboradores em relação ao uso das redes sociais. Embora, a vida privada de cada colaborador seja um direito de qualquer pessoa, quando o nome da empresa está envolvido em escândalos, o custo para a empresa é muito alto. Queira ou não queira, estamos falando de um piloto da Avianca, cujas ações representam a empresa. Isso requer por parte da empresa, políticas, normas e capacitações de seus colaboradores.

Ontem mesmo, depois que o caso começou a tomar grandes proporções nas redes sociais, resolvi pesquisar a página do facebook do piloto e encontrei a seguinte declaração:

Ontem fiz um comentário infeliz, num momento de raiva e insatisfação de atendimento do restaurante em que estava.
Quero esclarecer que não tenho nada contra as pessoas do nordeste, lugar que com frequência fui feliz em escolher para passar os momentos em que não estava trabalhando. Conheci lugares e pessoas incríveis, fiz amizades que perduram até hoje, sendo prova disso, minha namorada, que conheci em Recife.
Ontem, após um dia que já começou errado resolvendo um monte de questões pessoais, estava faminto e com o horário já apertado para sair para trabalhar e depois de um terrível atendimento que me deixou por mais de uma hora esperando um prato simples, e quando trouxe à mesa, era a refeição errada. 
Atenderam-me de forma mal educada, displicente e até mesmo desrespeitosa naquele lugar.
Meu erro, foi ter exposto toda a minha insatisfação da maneira errada, usando palavras e expressões incorretas, onde não eu não soube expressar o que realmente senti naquele momento. Sei que o certo seria ter paciência, e no máximo, reclamado com o gerente. 
Peço desculpas a quem se sentiu ofendido com minha publicação. Não sou, e nunca tive preconceito de qualquer tipo principalmente com pessoas nordestinas, dos quais muitos são meus amigos.”





Pode ser que ele tenha sido sincero. Que tudo não tenha passado de um momento de desabafo, de emoções descontroladas. Mas o fato é que o dano aconteceu.

Suas palavras tornaram-se pedaços de um papel rasgado que voaram ao sabor do vento espalhando-se aos quatro cantos do mundo para nunca mais serem resgatados. Não se pode predizer agora, que estragos suas palavras erradas poderão causar à sua carreira ou vida pessoal. Mas o dano já foi feito.

Quando cometemos um erro desse nível, no calor da emoção, devemos o mais breve possível pedir desculpas e assumir o erro. Errar é humano, mas persistir no erro é burrice!

Infelizmente o seu erro trouxe consequências imediatas: foi demitido logo em seguida. 


Trechos da declaração:

“A empresa Aérea Avianca informou que não faz mais parte dos seus quadros o piloto Eduardo Pfiffer, que fez comentário preconceituoso contra nordestinos em uma rede social na quarta-feira (26) após dizer que foi mal atendido em um restaurante em João Pessoa. Um voto de repúdio foi apresentado na Câmara Municipal de João Pessoa na quinta-feira (27).”

Vamos esperar que esse infeliz episódio, possa ser minimizado com o tempo e seu castigo não seja de longo prazo. Desejo sinceramente que esse piloto tenha aprendido a lição, mesmo de forma dolorosa.

Gosto de acreditar que as pessoas não sejam tão ruins quanto podem parecer. Se é verdade o que ele disse na sua “mea culpa”, espero que ele possa humildemente corrigir sua postura.


E para finalizar peço a todos que reflitam muito antes do que irão postar nos sites, blogs, twitters, facebook, linkedIn, etc. As redes sociais podem ser um instrumento de grande valia na construção de network, manutenção de amizade e impulso profissional. Mas também é um trampolim muito rápido para gerar escândalos e crises. Por isso devemos estar preparados para prevenir e saber lidar com essas situações quando o problema ocorrer.

Comente também seus comentários em relação a esse caso.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Amigos, 

Como primeira postagem de 2014, quero compartilhar uma matéria interessante publicada ontem no UOL, abordando o tema "marcas regionais" e sua força na fidelização de consumidores. 

Muitas empresas de grande porte adquirem produtos regionais, mas mantêm essas marcas intactas no mercado para preservar a identidade e a força que desfrutam no mercado local. 

Confiram:

Boa Nata, Peixe, Camponesa: marcas regionais são destaque nos supermercados