Marcas mais valiosas Brasileiras
De acordo com a recente pesquisa feita pela Interbrand sobre as 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2011, entre as quatro primeiras posições, três são de serviços financeiros (bancos), ficando a Petrobras com o 3º lugar. Em primeiro lugar figura o Itaú com valor de R$ 24.296 milhões. Veja no quadro abaixo.
Por outro lado, ao somarmos o valor das marcas Skol (5º lugar com R$ 7.277 milhões), Brahma (7º lugar com R$ 4.351 milhões) e Antártica (9º lugar com R$ 2.013 milhões) temos as principais marcas de cervejas da AMBEV com valor total de R$ 13.641 milhões superando o Bradesco que aparece em 2º lugar com R$ 13.633 milhões.
Entre os segmentos presentes no ranking das 25 mais valiosas, o varejo aparece em 1º lugar com 6 marcas, seguido pelo setor financeiro com 5 e telecomunicações com 3 marcas empatado com Alimentos e Bebidas representado pela AMBEV e suas 3 marcas.
Quanto vale uma Marca?
De acordo com o método Interbrand de avaliação de marcas:
"O valor de uma marca é a representação financeira dos ganhos do negócio resultantes da demanda criada por seus produtos e serviços. As partes do processo de cálculo finalmente se complementam quando os lucros projetados pela performance financeira são multiplicados pelo Papel da Marca revelando os Lucros da Marca. Ajustamos os Lucros da Marca pela sua própria taxa de risco (valor presente líquido). Fazendo isso, chegamos ao Valor da Marca, que se torna um indicador-chave de performance para estratégia e serve como uma métrica para todas as atividades e investimentos em marca."
Dimensões de uma Marca
Observação
Os valores apresentados no ranking das marcas brasileiras não podem ser comparadas ao da "Best Global Brands", pois a análise da força das marcas nacionais é feita pela comparação com os seus concorrentes diretos.
Vejam o raking das 25 marcas brasileiras mais valiosas no quadro abaixo e acessem o link da Interbrand para fazer download da publicação em pdf:
Fonte: Publicação: Marcas brasileiras mais valiosas 2011 - A nova era da cidadania corporativa - Interbrand
Ranking das Top 100 Marcas Globais em 2011
A Interbrand também publicou a nova lista das melhores marcas de 2011 em seu website.
Os primeiros 7 lugares permanecem inalterados em relação a 2010: Coca-Cola, IBM, Microsoft, Google, GE, McDonald e Intel.
No setor automotivo a Toyota permanece em 11º na frente da Mercedes Benz (12º), da BMW (15º) e da Honda (19º).
A Coca-cola continua mantendo o posto da marca valiosa com quase US$ 72 bilhões, enquanto a Pepsi aparece na 22º posição com praticamente 1/5 do valor da Coca.
A Apple, que constava na 17ª posição em 2010, conquistou o 8º lugar em 2011. Por sua vez, a Nokia, que ocupava a 8ª posição, caiu para 14º lugar.
No segmento financeiro a marca mais valiosa é a American Express ocupando a 23ª posição, seguida do J. P. Morgan em 28º e o HSBC em 32º, uma situação bem diferente do estudo feito no Brasil, onde as marcas do setor financeiro figuram nas 4 primeiras posições.
Vejam o raking parcial no quadro parcial abaixo e acessem o link da Interbrand para maiores detalhes e o quadro completo:
Fonte: Pesquisa anual apresentada no website da Interbrand - Best Global Brands 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário