Por Artur Reis
Enquanto muitas empresas acreditam que o ano novo só começará mesmo após
o carnaval, outras já estão preparadas para iniciar 2018 trabalhando a pleno
vapor para alcançar os resultados projetados.
2017 – Desempenho pífio
O ano de 2017 foi um ano muito difícil. O cenário econômico foi bastante
afetado pela instabilidade política. Embora os indicadores macroeconômicos estejam
apresentando uma significativa melhora em relação a 2016, praticamente todos
empresários que tive a oportunidade de entrevistar me relataram que o principal
objetivo estratégico de suas empresas em 2017 era o de minimizar a queda do
faturamento e a reduzir perdas.
Grande parte das empresas tentou manter a participação no mercado, mesmo
com margens sacrificadas. O segmento industrial de produtos de consumo também
foi muito conturbado, na medida em que as grandes redes de supermercados
tentaram compensar a queda nas vendas com o aumento da margem de revenda,
forçando a redução no preço de fábrica de muitos produtos. Com isso as empresas com menos poder de barganha foram as mais prejudicadas no processo de negociação com as
grandes redes. O jeito foi tentar compensar a queda de receitas e margens com
incremento de vendas online e a utilização de canais indiretos ampliando a atuação no pequeno varejo.
2018 – O ano da virada
O PIB projetado para 2017 está na faixa de 0,5% a 0,9%. Isso por si só é uma boa notícia. As empresas
estão mais otimistas em relação a 2018, já que está se prevendo um crescimento do PIB em torno de 3,0%. E as empresas que estão preparadas para atuar nesse “ano
da virada” levarão vantagem e poderão surfar na onda do crescimento. Já as que
não fizeram o dever de casa devem perder terreno.
Em geral as grandes empresas já concluíram o planejamento para 2018,
sabendo exatamente o que devem fazer para alcançar um resultado positivo. Mas, muitas empresas de médio e pequeno porte ainda não fizeram o
planejamento para o próximo ano. Neste caso, essas empresas acabam sendo
levadas pelas intempéries e o humor do mercado, sem um direcionamento
estratégico que reúnam os esforços de todos numa só direção.
Por isso mesmo é importante ter um plano de ação para o próximo ano. É preciso
ter noção do que irá acontecer em 2018 em relação ao ambiente externo, para se
visualizar oportunidades e ameaças. É importante também fazer uma boa análise dos
fatores internos, enxergando as principais forças e pontos de melhoria da
empresa. Listar o que a empresa fez em 2017 e analisar o impacto dessas ações é
igualmente fundamental. O ideal é tentar separar o que deu certo e trouxe bons
resultados do que não teve êxito e só consumiu recursos em 2017.
Não adianta manter em 2018, a mesma estratégia de 2017, se não trouxe
resultados significativos. Se a empresa quer crescer é preciso fazer diferente.
É preciso fazer mais e melhor. E neste sentido um bom plano de ação ajuda a
enxergar os possíveis caminhos e resultados a serem alcançados no próximo ano.
É fundamental definir ações, determinar indicadores para medir o
desempenho e estipular metas a serem alcançadas. Todos da empresa devem estar
imbuídos no mesmo espírito de vencer a batalha.
Principais dicas principais para crescer em 2018
1 – Elabore o planejamento para 2018 envolvendo seu time de executivos
e principais colaboradores.
2 – Determine quais são os principais projetos que deverão fazer a
diferença e trarão os resultados esperados.
3 – Defina os indicadores de desempenho que ajudarão a medir o quanto a
empresa está progredindo em relação à meta.
4 – Juntamente com o plano de ação, prepare um bom orçamento,
levantando todos os recursos necessários para levar adiante as ações
planejadas, calculando também as receitas e despesas decorrentes dessas ações.
5 – Analise com cuidado a estratégia dos concorrentes. A ideia não é
fazer o mesmo, mas fazer diferente e melhor. Ser mais eficiente é o “x” da
questão!
6 – Acompanhe o andamento do plano periodicamente para verificar e
evolução dos resultados e a necessidade de se adequar o planejamento. A correção
de rumo é um importante meio para se conseguir bons resultados. Saber enxergar
a mudança nas variáveis exógenas ajudam a traçar novos caminhos.
7 – Tenha bom controle do que está acontecendo em sua empresa. Analise
os principais processos de negócios e veja o que pode ser simplificado e o que
pode ser evitado. A redução de custos e despesas é essencial para se obter um
resultado positivo em tempos difíceis.
8 – Mantenha o time motivado. Compartilhar os resultados
com os colaboradores é sempre uma excelente estratégia que ajuda a atingir as
metas, pois coloca todo mundo trabalhando numa só direção.
E caso sua empresa necessite de uma ajuda profissional no processo de
elaboração e acompanhamento do planejamento para 2018 a AR Consultoria em Marketing e
Gestão está pronta a dar o impulso necessário para que sua empresa seja
vencedora no próximo ano.
Artur Reis
CEO da AR Consultoria