quarta-feira, 28 de maio de 2014

As 50 Marcas mais Consumidas no Brasil

Por Artur Reis

A 2ª edição do ranking da Global Brand Footprint, publicada pela Kantar World Panel, apresenta as 50 marcas mais consumidas de bens não duráveis do Brasil escolhidas pelos consumidores. 
Entre as 5 primeiras marcas estão: Coca-Cola, Ypê, Colgate, Tang e Omo. Já em 11º lugar aparece a pernambucana Vitarella, que hoje pertence ao grupo M. Dias Branco do Ceará.

A Coca-Cola lidera o ranking das 50 marcas mais consumidas tanto no Brasil, como no mundo, sendo escolhida 5,3 bilhões de vezes ao ano. Isso é um resultado da combinação de uma alta penetração (cobertura) de 44% nos domicílios do mundo, com a maior frequência de compra: cerca de 15 vezes ao ano. Ou seja, assim como o GRP (Gross Rating Points), o CRP (Consumer Rating Points) é calculado pela combinação da cobertura nos lares (domicílios) com a frequência de compra. Portanto, para ser forte, não basta a marca ter apenas uma boa penetração nos domicílios. Tem também que aparecer na lista de compra dos consumidores muitas vezes. 

A pesquisa global da Footprint atinge 63% da população mundial, ou seja um total de 956 milhões de domicílios, num total de 35 países, atingindo 68% do Produto Doméstico Bruto Mundial. 

A marca Bombril permanece forte até hoje ficando em 21º lugar, apesar de ter mudado de mãos.

É interessante perceber que algumas marcas de produtos de um mesmo segmento, de uma mesma empresa aparecem mais de uma vez no ranking: Coca-Cola e Fanta, Colgate e Sorriso, etc. Isso mostra que uma empresa diversificada tende a apresentar uma penetração mais ampla. 

Marcas que subiram mais em posições neste ranking: Limpol (+24), Camponesa (+22), Tirol (+18) e Panco (+14).

Confiram abaixo a lista completa das marcas mais consumidas no Brasil:


Caso não consigam visualizar, vejam a lista completa no Link: http://www.brandfootprint-ranking.com/report/ranking/fmcg/2013,2012/country/brazil/

Fonte: http://www.kantarworldpanel.com/br/Releases/Top-50-marcas-mais-escolhidas-pelo-consumidor

Leiam abaixo a publicação da Kantar, ou acessem diretamente o website da Kantar World Panel.

Top 50 das marcas mais escolhidas pelo consumidor

14/05/2014
A Kantar Worldpanel apresenta os resultados da 2ª edição do ranking global Brand Footprint que mostra as 50 marcas de consumo mais escolhidas pelos consumidores em todo o mundo. O estudo usa metodologia exclusiva para o mercado de bens não duráveis e mapeia as marcas mais presentes dentro dos lares brasileiros e no mundo.
Neste ano, ampliamos o escopo do relatório para reportar uma área geográfica mais ampla e um maior número de categorias. O ranking Brand Footprint 2014 passa a incluir quatro novas categorias: bebidas alcoólicas, fraldas descartáveis, lâminas de barbear e doces. E além disso, mais quatro mercados foram incluídos no estudo: Alemanha, Itália, Rússia e Vietña (área rural) e compreende mais de 200 categorias de consumo das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza doméstica.
Nosso ranking utiliza uma métrica chamada Consumer Reach Points (CRP) que fornece um panorama preciso da presença global da marca nos dias de hoje, combinando o número de domicílios em todo o mundo que compram a marca e com que frequência de compra. Brand Footprint é baseado no comportamento real dos compradores, graças à medição contínua de milhares de domicílios e milhões de compras ao longo de uma única cobertura global. Além disto, o Brand Footprint cobre 63% da população mundial, um total de 956 milhões de lares em 35 países, e 68% do PIB global. Isto significa que a penetração de 1% equivale a atingir aproximadamente 9,6 milhões de domicílios em todo o mundo.
Você pode encontrar as Top 50 marcas, os insights, tendências e números em nosso relatório (www.brandfootprint-ranking.com) com o apoio de estudos de caso de marcas e categorias. Convidamos você a navegar e compartilhá-lo com as suas equipes, que podem interagir com as informações disponíveis.
O relatório Brand Footprint fornece uma perspectiva sobre a força de sua marca e as oportunidades de crescimento.
Aprenda mais sobre as marcas mais escolhidas e descubra seu próprio Brand Footprint.
Abaixo, ranking das 50 marcas mais escolhidas no Brasil e no mundo!
ENTRE EM CONTATO
Andrea Prandi
Gerente de Marketing
  • (11) 4133 - 9745