Por Artur Reis
Representando a Diretoria da ABlogPE fui conferir o evento Marcas e Personagens edição Recife, no último dia 12 de abril.
O evento foi realizado no hotel Courtyard by Marriot Recife Boa Viagem contando com a presença de diversas empresas licenciadoras de marcas: Disney, Cartoon Network, Redibra, Nickelodeon, Warner, Hasbro e Gloob.
Este é um mercado muito promissor, cujo faturamento já alcançou R$ 17 bilhões e 850 milhões de vendas no varejo.
A grande vantagem de utilizar marcas e personagens licenciadas é o de encurtar o caminho da construção da marca, tendo em vista o público fiel ao personagem. Os personagens também servem como um aval de qualidade e credibilidade a novos produtos e marcas desconhecidas.
O evento foi realizado pelo Grupo EP com o apoio da ABRAL - Associação Brasileira de Licenciamento.
Marici Ferreira, presidente da ABRAL e do Diretora-Executiva do Grupo EP abriu o evento falando sobre o mercado de licenciamento.
O evento também contou com a presença dos responsáveis pela realização do I CCXP NE (Comic Con Experience) realizado no período de 13 a 16 de abril.
Além da exposição de produtos licenciados, executivos das empresas licenciadoras fizeram uma apresentação muito interessante sobre o potencial de vendas de seus principais personagens que faturam bilhões de dólares em todos mundo.
As apresentações contemplaram personagens clássicos como Mickey, Pato Donald, Pateta, Coelho Pernalonga, Super Homem, Batman, etc. Muitos estilizados e modernizados.
Todavia, o que mais me chamou a atenção foi a força dos personagens brasileiros que estão conquistando o mundo: Galinha Pintadinha, Dora a Aventureira, Kéfera, etc.
Calendários promocionais de lançamento de novidades, como filmes, séries e temporadas também foram apresentados.
Alguns dos principais benefícios do uso de marcas licenciadas:
Com Marici Ferreira - Presidente da ABRAL |
O evento foi realizado no hotel Courtyard by Marriot Recife Boa Viagem contando com a presença de diversas empresas licenciadoras de marcas: Disney, Cartoon Network, Redibra, Nickelodeon, Warner, Hasbro e Gloob.
Este é um mercado muito promissor, cujo faturamento já alcançou R$ 17 bilhões e 850 milhões de vendas no varejo.
A grande vantagem de utilizar marcas e personagens licenciadas é o de encurtar o caminho da construção da marca, tendo em vista o público fiel ao personagem. Os personagens também servem como um aval de qualidade e credibilidade a novos produtos e marcas desconhecidas.
O evento foi realizado pelo Grupo EP com o apoio da ABRAL - Associação Brasileira de Licenciamento.
Marici Ferreira, presidente da ABRAL e do Diretora-Executiva do Grupo EP abriu o evento falando sobre o mercado de licenciamento.
O evento também contou com a presença dos responsáveis pela realização do I CCXP NE (Comic Con Experience) realizado no período de 13 a 16 de abril.
Além da exposição de produtos licenciados, executivos das empresas licenciadoras fizeram uma apresentação muito interessante sobre o potencial de vendas de seus principais personagens que faturam bilhões de dólares em todos mundo.
As apresentações contemplaram personagens clássicos como Mickey, Pato Donald, Pateta, Coelho Pernalonga, Super Homem, Batman, etc. Muitos estilizados e modernizados.
Todavia, o que mais me chamou a atenção foi a força dos personagens brasileiros que estão conquistando o mundo: Galinha Pintadinha, Dora a Aventureira, Kéfera, etc.
Calendários promocionais de lançamento de novidades, como filmes, séries e temporadas também foram apresentados.
Alguns dos principais benefícios do uso de marcas licenciadas:
- Agrega valor a linha de produtos
- Diferencia dos concorrentes
- Associa o produto a personagens que são fashion ou moda
- Pode significar um aumento de vendas de até 25%
- Ajuda a destacar os produtos nos PDV´s