por Artur Reis
No final dos anos 60 a Gillette lançou uma campanha que fez
história dentro do cenário da propaganda brasileira. A campanha da lâmina Platinum
Plus trazia como personagem central uma loura platinada, que aparecia no
banheiro todas às vezes que os homens faziam a barba.
A campanha foi criada pela ALMAP (Alcântara Machado
Periscinotto) e teve uma grande repercussão na época.
É óbvio que a loura traduzia o papel aspiracional que as
mulheres tinham junto aos homens, parte da cultura vigente: uma loura sensual
que enfeitiçava os homens.
Mas, saindo da discussão do papel da mulher na sociedade,
quero comentar a importância dessa campanha para o posicionamento competitivo
da Gillette. E como ex-gerente de produtos (Brand Manager de lâminas e aparelhos duplo-fio) falo com conhecimento.
Nessa época e, por muito tempo ainda, as lâminas de barbear
duplo-fio (conhecidas como gilete), representavam mais de 65% das vendas da empresa (em volume).
Os aparelhos GII e ATRA lançados posteriormente representavam uma grande
novidade tecnológica no chamado mercado “wet shaving”, ou “barbear molhado”.
Eram voltados para um público classe A, B+ que podiam pagar mais por um barbear
evoluído.
Contudo, a Gillette possuía diversas marcas de lâminas de
barbear duplo-fio. Entre elas cito a Platinum, Super Inox, Azul e Inox e a marca
Probak (off-brand). Off-brand era a
marca de combate, vendida a um preço menor em relação às demais, que não trazia o
aval da marca Gillette. Dessa forma dava a impressão de ser uma lâmina
concorrente da Gillette. Assim a Gillette blindava suas marcas premium de lâminas, como Platinum Plus e
Super Inox, não precisando entrar numa guerra de preços com as concorrentes. Usava a Probak para fazer esse papel.
Vejam algumas lâminas da época:
A Gillette precisava justificar para o público e
consumidores que a lâmina Plat Plus, ou Platinum Plus, como passou a ser
chamada, era uma lâmina superior em desempenho, por isso custava muito mais do
que as demais. Seu principal atributo era o fio revestido com uma camada de
Platina. Na verdade, a lâmina passava por um processo de imersão numa banheira
com líquido que continha platina. As lâminas eram feitas de aço inoxidável que
dava mais durabilidade e evitava a oxidação.
E foi neste sentido, que a Gillette, junto com a agência de publicidade ALMAP
criaram uma campanha que transformava a lâmina que continha o fio enriquecido com
platina numa loura. A loura representava exatamente a platina, que só a
Platinum Plus prometia. Sua maneira sensual de falar para o público-alvo, transmitia os benefícios
que a lâmina Platinum Plus oferecia: barbear mais rente, maior suavidade, maior
durabilidade. E no final desafiava os consumidores:"experimente a minha a suavidade e depois, deixe-me se for capaz". As lâminas concorrentes poderiam oferecer atributos e benefícios similares, mas só a Platinum Plus tinha uma loura. Você comprava uma lâmina e recebia uma loura linda e sensual! A loura da Platinum Plus passou a ser a personagem da marca, ou brand character.
Em relação a esta campanha o Blog traz aqui algo inédito, que talvez a ALMAP, ou mesmo a própria Gillette não tenham: o teste de elenco (casting)
feito para selecionar a segunda loura da Platinum Plus. Neste teste temos duas candidatas: a atriz Bruna Lombardi, ainda nova
e não conhecida na época e, a Rosicleide. Essa última foi a escolhida para
assumir o papel da loura da Platinum Plus no início dos anos 70. Confiram esse teste raro:
Apenas como informação o cabelo da loura da Platinum Plus era na verdade uma peruca. Mas isso não fazia qualquer diferença. Não precisa dizer que a campanha foi um tremendo sucesso.
Além dos comerciais para a TV, durante anos a imagem da loura fazia parte do design das embalagens, nos cartazes e nos demais materiais de PDV da lâmina Platinum Plus. Vejam algumas fotos de embalagem da época.
Além dos comerciais para a TV, durante anos a imagem da loura fazia parte do design das embalagens, nos cartazes e nos demais materiais de PDV da lâmina Platinum Plus. Vejam algumas fotos de embalagem da época.
Para ilustrar melhor essa postagem vamos conferir abaixo, alguns dos filmes veiculados na primeira fase da campanha que contava com a
primeira loura e a participação do humorista Renato Corte Real. Em seguida, mostramos a segunda fase da campanha, com filmes coloridos, tendo como personagem central a loura Rosicleide e, a participação do ator de novelas da Globo, Flávio Migliaccio.
Segundo
informações obtidas no Programa Intervalo, a Rosicleide se juntou ao grupo de cantoras Harmony Cats no final dos anos 70.
Com Renato Corte Real
Quando trabalhei na Gillette em meados dos anos 80, chegamos a cogitar um possível relançamento da campanha da Loura Platinum Plus. Assim, poderíamos ajudar a combater os
principais concorrentes da época: Schick e Wilkinson. Apesar do apoio dado pela
agência ALMAP e da Gerência de Pesquisa da Gillette, a direção da Gillette
achou por bem não seguir adiante com essa proposta, pois o objetivo principal era ampliar as
vendas de aparelhos de barbear Atra e GII, cujos preços eram mais interessantes
e as margens mais elevadas. Era uma estratégia de longo prazo, que se mostrou exitosa. A campanha da loura chegou a ser veiculada em outros países, como o México, mas longe não conseguia reproduzir a sensualidade e o charme da loura da Platinum Plus brasileira.
Abaixo fotos de aparelhos duplo-fio da Gillette:
A Gillette continua sendo a líder de mercado em aparelhos e cartuchos para barbear, mas retirou de linha todas as suas lâminas duplo-fio que ficaram saudosamente guardadas em nossos corações. Quem quiser sentir como é fazer a barba à moda antiga pode recorrer a navalha do barbeiro, ou às lâminas importadas da China que ainda se encontram no mercado aproveitando um restinho deste produto em fase declínio no ciclo de vida.
Conheça um pouco mais da história do desenvolvimento das lâminas a aparelhos da Gillette neste vídeo:
Você já fez a barba com lâmina duplo-fio? Que aparelho você usa hoje? Deixe aqui seu comentário.
Conheça um pouco mais da história do desenvolvimento das lâminas a aparelhos da Gillette neste vídeo:
What is a safety razor?
Você já fez a barba com lâmina duplo-fio? Que aparelho você usa hoje? Deixe aqui seu comentário.
Olá Prof. Artur!
ResponderExcluirExcelente texto! Por acaso sou colecionador e fã dos produtos Gillette!
Há 2 anos que venho usando barbeadores tradicionais com lâmina duplo fio e possuo alguns modelos antigos da Gillette!
Esses barbeadores que postou aqui são seus?
Abs
Edgard
Olá!
ResponderExcluirHerdei do meu avô um conjunto como o da segunda foto de cima para baixo. Porém, veio sem o "dispenser" de lâminas.
Vendo a propaganda da Gillette, fiquei pensando se a tal loira do anúncio não seria origem da lenda urbana da "loira do banheiro" nos anos 80.
Está loira Rosicleide da propaganda está viva?
ResponderExcluirEstudei com ela nos idos de 1979,80...bem baixinha, realmente loira, usava o corte igual ao da propaganda e acredite, era meio tímida! No primeiro dia de aula se aproximou de onde eu estava sentada na sala e perguntou se podia ficar ali comigo.Ficamos amigas diante o curso porém perdemos contato com o tempo. Tb fiquei curiosa , onde será que anda!abs.
ExcluirNum jornal, escrevo sobre educação(denúncias, casos-verdade, às vezes, com humor). O próximo texto será A Loira da Gillette. Alude a uma supervisora loira, pele macia, voz suave. A diferença é q esta é cruel, dissimulada. Esconde-se atrás dessa falsa maciez, para pegar os outros desprevenidos.
ResponderExcluirO caso da loira fantasma que assombrava os banheiros me disseram na época que era a loira da gilete
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO nome da primeira loira contratada pela Gillette é a modelo catarinense Emily May Gueiros. Tinha cabelos castanhos claros e foi contratada por 2 anos (até 1973). Participou de outros comerciais sendo que o das toalhas Santista chamou bastante a atenção. Teve uma aparição discreta no comercial de lançamento do Maverick (https://www.youtube.com/watch?v=9GlI_a5fnyY).
ResponderExcluirRosecleide foi a segunda loira. Ela fez também o comercial de lançamento do primeiro telefone dobrável no país, o flip-fone.
Estudei com ela nos idos de 1979,80...bem baixinha, realmente loira, usava o corte igual ao da propaganda e acredite, era meio tímida! No primeiro dia de aula se aproximou de onde eu estava sentada na sala e perguntou se podia ficar ali comigo.Ficamos amigas diante o curso porém perdemos contato com o tempo. Tb fiquei curiosa , onde será que anda!abs.
ResponderExcluirComo assim "papagaia"? Ela não era uma "loura", e, sim, "alemoa", "loira".
ResponderExcluirObrigado por escrever o artigo. Ele foi publicado em 2015, não havia realmente lâminas de dois gumes disponíveis da Gillette naquela época? Certamente há atualmente. A Gillette fabrica as lâminas Wilkinson Sword no Brasil (eles possuem a marca registrada Wilkinson lá). As lâminas “King C Gillette” também são feitas no Brasil. Nos últimos anos, as lâminas de dois gumes revestidas de platina “Gillette Super Stainless” foram introduzidas no mercado brasileiro, feitas na China. (Por favor, me desculpe se o Google Tradutor cometeu um erro)
ResponderExcluirAqui está uma discussão em um fórum da internet de 2016, sobre as lâminas Gillette Platinum Plus feitas no Brasil. Elas foram brevemente reembaladas para o mercado dos EUA e vendidas em lojas como o Walmart, a um preço alto. Elas estavam disponíveis para compra lá em 2016. https://forum.shavemyface.com/viewtopic.php?t=55347
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