Por Artur Reis
É nos momentos de crise que as empresas precisam trabalhar melhor do que os seus concorrentes para atrair os clientes. Saber usar todas a ferramentas de marketing com foco no varejo é imprescindível para sobreviver nesse período conturbado. Os clientes são mais exigentes e criteriosos na hora de gastar suas parcas economias em bens e serviços. Oferecer um serviço superior é uma obrigação para jogar o game do mercado competitivo.
O CEDEPE Business School oferece o módulo de Retail para os alunos que cursam o MBA Executivo em Gestão de Marketing e Vendas.
E nada melhor para conciliar o conteúdo teórico da sala de aula com a visão prática do mercado, do que vivenciar o mundo real do varejo. Como professor do módulo Retail aproveitei a localização privilegiada do CEDEPE (situado na Torre Empresarial do Shopping RioMar) para oferecer um estudo de caso prático: avaliar lojas situadas no Shopping RioMar.
Fonte: http://www.startpromocoes.net/ |
Os alunos tiveram a oportunidade de sair em grupos para visitar, observar e avaliar diversos elementos que compõe o ambiente e a atmosfera das lojas selecionadas, entre elas, #ETNA, #GUCCI, # PERINI e #LEBISCUIT.
O resultado foi excelente, pois os alunos fizeram observações e considerações relevantes, que mostram a capacidade de absorver o conteúdo apresentado no módulo.
Parabéns a Turma 26 pelo desempenho do trabalho e pelo aproveitamento. E parabéns ao #CEDEPE por permitir iniciativas inovadoras que transcendem os muros da instituição.
Nas fotos abaixo, os grupos apresentam os resultados da visita ao varejo. Alguns dos aspectos observados pela turma: posicionamento, arrumação dos produtos, organização do layout da loja, fluxo e circulação de shoppers, materiais merchandising, zonas quente e fria, crowding, aroma, iluminação, cores, atendimento, som ambiente e nível de ruído.