segunda-feira, 24 de julho de 2017

De olho no varejo

Por Artur Reis


É nos momentos de crise que as empresas precisam trabalhar melhor do que os seus concorrentes para atrair os clientes. Saber usar todas a ferramentas de marketing com foco no varejo é imprescindível para sobreviver nesse período conturbado. Os clientes são mais exigentes e criteriosos na hora de gastar suas parcas economias em bens e serviços. Oferecer um serviço superior é uma obrigação para jogar o game do mercado competitivo.

O CEDEPE Business School oferece o módulo de Retail para os alunos que cursam o MBA Executivo em Gestão de Marketing e Vendas. 


E nada melhor para conciliar o conteúdo teórico da sala de aula com a visão prática do mercado, do que vivenciar o mundo real do varejo. Como professor do módulo Retail aproveitei a localização privilegiada do CEDEPE (situado na Torre Empresarial do Shopping RioMar) para oferecer um estudo de caso prático: avaliar lojas situadas no Shopping RioMar.

Fonte: http://www.startpromocoes.net/
Os alunos tiveram a oportunidade de sair em grupos para visitar, observar e avaliar diversos elementos que compõe o ambiente e a atmosfera das lojas selecionadas, entre elas, #ETNA, #GUCCI, # PERINI e #LEBISCUIT. 

O resultado foi excelente, pois os alunos fizeram observações e considerações relevantes, que mostram a capacidade de absorver o conteúdo apresentado no módulo. 

Parabéns a Turma 26 pelo desempenho do trabalho e pelo aproveitamento. E parabéns ao #CEDEPE por permitir iniciativas inovadoras que transcendem os muros da instituição.

Nas fotos abaixo, os grupos apresentam os resultados da visita ao varejo. Alguns dos aspectos observados pela turma: posicionamento, arrumação dos produtos, organização do layout da loja, fluxo e circulação de shoppers, materiais merchandising, zonas quente e fria, crowding, aroma, iluminação, cores, atendimento, som ambiente e nível de ruído.








domingo, 2 de julho de 2017

Kaffe - Barista do Ano

Por Artur Reis

Fonte: Abrasel 
Poucos dias depois de minha primeira visita ao Kaffe Torrefação e Treinamento, (vide postagem Kaffe - Um exemplo de foco e posicionamento),  tive a grata satisfação de saber do resultado do Prêmio "Barista do Ano" da Revista Prazeres da Mesa, o qual  foi vencido pela barista e sócia do Kaffe, Lidiane Santos.  

Fonte: Prazeres da Mesa
A premiação "Melhores do Ano", que já é referência no cenário gastronômico nacional, contemplou 29 categorias, entre elas: Chef do Ano, Chef Revelação, Melhor Restaurante, Brigada de Ouro, Chef Patissier, Melhor Bar, Sanduíche, Petiscos de Bar, Programas de Gastronomia e Revista do Ano. 

Lidiane e seu marido Eudes Santana estiveram presentes na cerimônia, no dia 19 de junho em São Paulo, para receber o troféu que orgulha Pernambuco.

O prêmio é um resultado de muito esforço e dedicação da Barista Lidiane Santos, que é a única do Nordeste a ser certificada pela Associação Brasileira de Café e Barista - ABCB. O Kaffe Torrefação e Treinamento é um centro de formação de baristas e apreciadores do bom café brasileiro. É um exemplo de foco e posicionamento mercadológico.

Maiores informações nas matérias:




Convido todos a tomarem um cafezinho no Kaffe!