Por Artur Reis
Enquanto muitas empresas acreditam que o ano novo só começará mesmo após
o carnaval, outras já estão preparadas para iniciar 2018 trabalhando a pleno
vapor para alcançar os resultados projetados.
2017 – Desempenho pífio
O ano de 2017 foi um ano muito difícil. O cenário econômico foi bastante
afetado pela instabilidade política. Embora os indicadores macroeconômicos estejam
apresentando uma significativa melhora em relação a 2016, praticamente todos
empresários que tive a oportunidade de entrevistar me relataram que o principal
objetivo estratégico de suas empresas em 2017 era o de minimizar a queda do
faturamento e a reduzir perdas.
Grande parte das empresas tentou manter a participação no mercado, mesmo
com margens sacrificadas. O segmento industrial de produtos de consumo também
foi muito conturbado, na medida em que as grandes redes de supermercados
tentaram compensar a queda nas vendas com o aumento da margem de revenda,
forçando a redução no preço de fábrica de muitos produtos. Com isso as empresas com menos poder de barganha foram as mais prejudicadas no processo de negociação com as
grandes redes. O jeito foi tentar compensar a queda de receitas e margens com
incremento de vendas online e a utilização de canais indiretos ampliando a atuação no pequeno varejo.
Fonte: Instituto de Educação Portal |
2018 – O ano da virada
O PIB projetado para 2017 está na faixa de 0,5% a 0,9%. Isso por si só é uma boa notícia. As empresas
estão mais otimistas em relação a 2018, já que está se prevendo um crescimento do PIB em torno de 3,0%. E as empresas que estão preparadas para atuar nesse “ano
da virada” levarão vantagem e poderão surfar na onda do crescimento. Já as que
não fizeram o dever de casa devem perder terreno.
Em geral as grandes empresas já concluíram o planejamento para 2018,
sabendo exatamente o que devem fazer para alcançar um resultado positivo. Mas, muitas empresas de médio e pequeno porte ainda não fizeram o
planejamento para o próximo ano. Neste caso, essas empresas acabam sendo
levadas pelas intempéries e o humor do mercado, sem um direcionamento
estratégico que reúnam os esforços de todos numa só direção.
Por isso mesmo é importante ter um plano de ação para o próximo ano. É preciso
ter noção do que irá acontecer em 2018 em relação ao ambiente externo, para se
visualizar oportunidades e ameaças. É importante também fazer uma boa análise dos
fatores internos, enxergando as principais forças e pontos de melhoria da
empresa. Listar o que a empresa fez em 2017 e analisar o impacto dessas ações é
igualmente fundamental. O ideal é tentar separar o que deu certo e trouxe bons
resultados do que não teve êxito e só consumiu recursos em 2017.
Não adianta manter em 2018, a mesma estratégia de 2017, se não trouxe
resultados significativos. Se a empresa quer crescer é preciso fazer diferente.
É preciso fazer mais e melhor. E neste sentido um bom plano de ação ajuda a
enxergar os possíveis caminhos e resultados a serem alcançados no próximo ano.
É fundamental definir ações, determinar indicadores para medir o
desempenho e estipular metas a serem alcançadas. Todos da empresa devem estar
imbuídos no mesmo espírito de vencer a batalha.
Principais dicas principais para crescer em 2018
1 – Elabore o planejamento para 2018 envolvendo seu time de executivos
e principais colaboradores.
2 – Determine quais são os principais projetos que deverão fazer a
diferença e trarão os resultados esperados.
3 – Defina os indicadores de desempenho que ajudarão a medir o quanto a
empresa está progredindo em relação à meta.
4 – Juntamente com o plano de ação, prepare um bom orçamento,
levantando todos os recursos necessários para levar adiante as ações
planejadas, calculando também as receitas e despesas decorrentes dessas ações.
5 – Analise com cuidado a estratégia dos concorrentes. A ideia não é
fazer o mesmo, mas fazer diferente e melhor. Ser mais eficiente é o “x” da
questão!
6 – Acompanhe o andamento do plano periodicamente para verificar e
evolução dos resultados e a necessidade de se adequar o planejamento. A correção
de rumo é um importante meio para se conseguir bons resultados. Saber enxergar
a mudança nas variáveis exógenas ajudam a traçar novos caminhos.
7 – Tenha bom controle do que está acontecendo em sua empresa. Analise
os principais processos de negócios e veja o que pode ser simplificado e o que
pode ser evitado. A redução de custos e despesas é essencial para se obter um
resultado positivo em tempos difíceis.
8 – Mantenha o time motivado. Compartilhar os resultados
com os colaboradores é sempre uma excelente estratégia que ajuda a atingir as
metas, pois coloca todo mundo trabalhando numa só direção.
E caso sua empresa necessite de uma ajuda profissional no processo de
elaboração e acompanhamento do planejamento para 2018 a AR Consultoria em Marketing e
Gestão está pronta a dar o impulso necessário para que sua empresa seja
vencedora no próximo ano.
Maiores informações no website da AR Consultoria.
Artur Reis
CEO da AR Consultoria
Agradecendo pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida.
ResponderExcluirFeliz Natal
Poliana de Brito (Pós Graduação Gestão de Pessoas da Fafire ).