Por Artur Reis
Tirar os alunos da sala de aula e levá-los ao mercado, onde a a dinâmica do processo decisório de compras acontece é uma experiência muito rica e de fundamental importância para a metodologia didática moderna.
Por isso mesmo, no módulo de Desenvolvimento de Produtos, que vem a ser uma das disciplinas do MBA em Gestão de Marketing e Vendas do CEDEPE Business School, os alunos são submetidos a uma atividade externa bastante lúdica e elucidativa: explorar as seções e gôndolas do supermercado Perini do Shopping RioMar em busca de novos produtos.
A ideia é visualizar na prática, como os novos produtos se encaixam dentro da estratégia de expansão das empresas, verificando entre outras coisas, o estágio do ciclo de vida da categoria, a estratégia de marca (branding), os atributos e benefícios do novo produto, o diferencial competitivo, etc. Um dos objetivos dessa atividade é entender se o novo produto é uma inovação incremental ou disruptiva. É fazer a turma compreender se a novidade é uma extensão de linha ou se constitui na criação de um novo nicho de mercado.
As observações registradas no mercado são discutidas e debatidas em sala de aula, sendo apresentadas por cada grupo e disseminadas para os demais colegas. Assim o conteúdo teórico é confrontado com a prática ajudando a construir e fixar o conhecimento, sem que haja necessidade de longas e cansativas palestras.
Tirar os alunos da sala de aula e levá-los ao mercado, onde a a dinâmica do processo decisório de compras acontece é uma experiência muito rica e de fundamental importância para a metodologia didática moderna.
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