segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Explorando o mundo das marcas

Por Artur Reis

O mundo está em constante evolução e a academia não pode se distanciar do mundo real. 
Por isso mesmo, no módulo de Desenvolvimento de Produtos, que vem a ser uma das disciplinas do MBA em Gestão de Marketing e Vendas do CEDEPE Business School, os alunos são submetidos a uma atividade externa bastante lúdica e elucidativa: explorar as seções e gôndolas do supermercado Perini do Shopping RioMar em busca de novos produtos. 

A ideia é visualizar na prática, como os novos produtos se encaixam dentro da estratégia de expansão das empresas, verificando entre outras coisas, o estágio do ciclo de vida da categoria, a estratégia de marca (branding), os atributos e benefícios do novo produto, o diferencial competitivo, etc. Um dos objetivos dessa atividade é entender se o novo produto é uma inovação incremental ou disruptiva. É fazer a turma compreender se a novidade é uma extensão de linha ou se constitui na criação de um novo nicho de mercado.



As observações registradas no mercado são discutidas e debatidas em sala de aula, sendo apresentadas por cada grupo e disseminadas para os demais colegas. Assim o conteúdo teórico é confrontado com a prática ajudando a construir e fixar o conhecimento, sem que haja necessidade de longas e cansativas palestras.



Tirar os alunos da sala de aula e levá-los ao mercado, onde a a dinâmica do processo decisório de compras acontece é uma experiência muito rica e de fundamental importância para a metodologia didática moderna. 





#CEDEPEBusinessSchool
#Branding
#Perini
# Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário