Dica do Prof. Artur Reis
Caros amigos. Como professor e profissional de marketing estou acostumado a ver pessoas cometendo erros ao escrever. Constantemente percebo erros nos trabalhos, nos estudos de casos, nas monografias, nas mensagens eletrônicas e nas redes sociais. E também nas placas e sinalização das empresas.
No mundo atual, onde todo mundo escreve e posta, temos que ter muito cuidado com que estamos publicando.
Não estou querendo ser aqui o grande defensor da língua portuguesa. Até porque não é a minha especialidade. Estou falando de erros graves de concordância e erros gramaticais estridentes como o da placa ao lado.
Sabemos que na era digital muitos erros são perdoados, pois são frutos de equívocos de digitação, da correria, etc. Sabemos também que na linguagem moderna do mundo digital a simplificação é a alma do negócio.
Dessa forma a abreviação é algo corriqueiro. Acho até interessante quando usamos siglas para descrever uma frase inteira. Os americanos têm feito isso há anos. E nós estamos copiando o seu estilo de escrever. Exemplo: ao invés de escrever a frase Oh My God (Oh Meu Deus). Eles escrevem a sigla OMG. Isso é bom pois poupa tempo de digitação nos smartphones e nos tablets da vida.
O problema não é a abreviação. Estou falando do erro grosseiros ou crasso. Escrever errado se tornou tão comum e banal que passamos a achar que o errado é o certo.
No vocabulário de marketing poderia citar vários exemplos, mas cito um que incomoda muito, especialmente quando é cometido por profissionais de marketing ou de comunicação. Refiro-me ao termo SEGMENTO (divisão de mercado), que muitas vezes é escrito dessa forma: SEGUIMENTO.
Ora, seguimento vem do verbo seguir, que significa da continuidade. Já Segmento na linguagem mercadológica significa a divisão de um determinado mercado em fatias ou pedaços para que se possa analisar o potencial, entender suas características, escolher o público-alvo, etc. Isso não é novidade para quem trabalha ou trafega no mundo do marketing. Mas, é imperdoável que um profissional de marketing ou de comunicação escreva segmento de forma errada.
Fico ainda mais preocupado quando um erro como esse chega aos jornais. Hoje, lendo o meu jornal de domingo, uma coluna anunciava o lançamento de um novo produto (que não vem ao caso) com suas características. O texto dizia: "No seguimento, existem dois.....". *
Sabemos que quem assina a coluna nem sempre é especialista em marketing. Contudo, o jornal precisa ter um revisor atuante para evitar que erros como esse sejam publicados e contaminem mais ainda as pessoas que estão aprendendo com o que leem.
Os leigos podem errar, mas um profissional de marketing que escreve seguimento pode ser descartado logo na primeira entrevista para uma vaga.
Portanto amigos, muito cuidado com o que escrevem nos seu blogs, websites, youtube, linkedin, páginas do face, emails, etc. Tudo isso contribui para a formação de nossa imagem. Especialmente no lado profissional.
Lembrem-se: SEGMENTO escreve-se com GM.
* Observação: estou omitindo o nome do Jornal e da coluna por uma questão ética. Não é meu objetivo apontar erros das pessoas. E sim ajudar outros a não cometerem o mesmo erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário