Por Artur Reis
A Revista Forbes encomendou ao Instituto
de Pesquisa E-Poll um estudo para avaliar junto aos consumidores americanos os seus
personagens de marca preferidos.
Embora não se tenha acesso ao
método utilizado na pesquisa, os resultados são muito interessantes. A pesquisa
cobriu 1500 participantes, que ordenaram os melhores entre um total de 800
personagens de marcas largamente utilizados na comunicação dos produtos no
mercado norte-americano. A classificação por ordem de preferência foi feita com
base na avaliação de 36 atributos, que incluíam características como,
sinceridade, amabilidade e simpatia. Cada personagem era avaliado de acordo com
o apelo que os atributos tinham para os consumidores.
Mais detalhes sobre Personagens e Mascotes na postagem "A Força dos Personagens na Construção de Marca (Brand Characters):
Os 10 principais personagens encontram-se abaixo por ordem de preferencia:
1. M&M's (Bonecos da M&M´s)
Foto: Cortesia da Mars
Empresa: Mars
Marca: M&M's
Apelo: 64%
O personagem “Red” foi introduzido em 1954, treze anos após o lançamento do
chocolate com cobertura de bala. Logo o “Red” ganhou a companhia do “Yellow”,
que passou a ser a mascote, que representava o amendoim recheado de nozes. Mais
3 personagens foram lançados representando novos sabores, cores e temas, cada
um com personalidade distinta. “Green” foi introduzido em 1997, o primeira
mascote feminino da Mars.
2. Poppin' Fresh (The
Pillsbury Doughboy) (Garoto Massa)
Foto: Cortesia da General Mills
Empresa: General Mills/Smucker'sMarca: Pillsbury
Apelo: 47%
Criado originalmente pela agência Leo Burnett. O primeiro Doughboy (garoto massa) estava vinculado aos pãezinhos refrigerados da Pillsbury´s. O primeiro boneco foi feito de gesso, espuma e borracha, custando a bagatela de U$ 16.000,00 para ser produzido. O personagem passou a ser utilizado na comunicação das demais linhas de produtos da empresa (tortas, doces, waffles, etc.).
Veja o vídeo:
3. Tony the Tiger (Tony o
tigre)
Foto: Cortesia da Kellogg
Empresa: Kellogg
Marca: Kellogg's Frosted Flakes
Apelo: 45%
Recorrendo ao gênio criativo da agência Leo Burnett, o conceito original era de usar um zoológico rotativo de animais que pudessem representar o chamado “Sugar Frosted Flakes” (Flocos nevados de açúcar). Os primeiros animais foram o tigre Tony e o canguru Katy. Já no ano seguinte, Tony passou a ter carreira solo, sendo apresentado em 4 cores. Logo provou ser o mais popular e os demais personagens como Elmo, o elefante e Newt, o gnu, foram cancelados.
Veja o vídeo:
4. Mrs. Butterworth (Sra.
Butterworth)
Foto: © AP Photo/Mike Derer
Empresa: Pinnacle Food GroupMarca: Mrs. Butterworth's
Apelo: 43%
É difícil não enxergar o produto Sra. Butterworth´s na prateleira já que a garrafa tem a forma de uma avó. A garrafa foi criada com o propósito de falar para as crianças sobre as panquecas e o xarope desde o início dos anos 70´s. De todos os personagens avaliados na pesquisa, a Mrs. Butterworth e Tia Jenina foram consideradas as mais sinceras.
Veja o vídeo:
5. Geico Gecko (Osga Geico) “empate técnico”
Foto: Cortesia da Geico
Empresa: Berkshire
HathawayMarca: Geico auto insurance (seguradora de autos)
Apelo: 42%
O conceito original gecko nasceu de uma sessão criativa da Martin, uma agência de publicidade de Richmond, Virgínia nos EUA. Nessa época Geico, era normalmente pronunciado errado como “gecko”, que significa osga ou lagartixa. Um rabisco de uma pequena osga num guardanapo levou a criação do storyboard para um comercial que trazia uma osga verde de pé, em cima de um pódio anunciando que ele era “gecko” ao invés de “Geico”.
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6. Aunt Jemima (Tia Jemima) “empate técnico”
Foto: Forbes
Empresa: Pinnacle Food Group
Marca: Aunt Jemima (Tia Jemima)
Apelo: 42%
A personagem Tia Jemima, criada com base na música de um programa TV de seresta, foi inicialmente interpretada por uma ex-escrava em 1890. Com o passar dos anos, alguns dos comerciais da marca de panquecas foram acusados de racismo, a exemplo de um anúncio impresso mostrando Tia Jemima em sua assinatura dizendo “esse é mel da cidade”. Em 1989 a personagem foi redesenhada sem o lenço de cabeça e com brincos de pérolas.
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7. AFLAC Duck (pato AFLAC)
Foto: Cortesia da AFLAC
Marca: AFLAC
Apelo: 41%
No final dos anos 90´s a AFLAC Seguradora havia veiculado campanhas de publicidade, porém sem o reconhecimento de marca desejado. Com o objetivo de resolver esse problema a AFLAC enviou uma tarefa para os executivos da agência de publicidade: criem um comercial que possa melhorar dramaticamente o reconhecimento da marca da empresa. Como muitas outras, a agência nova-iorquina Kaplan Taler Group nunca havia ouvido falar da marca AFLAC antes desse trabalho e perguntava por várias vezes: como é o nome desse cliente mesmo? Depois de ouvir “AFLAC! AFLAC! AFLAC”, algum dos profissionais de criação disse: “Você soa como um pato”. O resto é história!
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8. Snap, Crackle and Pop
(estalo, crepito, estouro)
Foto: Cortesia da Kellogg
Empresa: KelloggMarca: Rice Krispies
Apelo: 40%
Em 1928 o produto Rice Krispies da Kellogg´s (arroz inflado) precisava de uma campanha inesquecível. A agência N. W. (hoje extinta) capitalizou a principal característica do produto, o ruído que surgia quando os flocos crocantes de arroz eram molhados no leite. A Kellogg patrocinou o primeiro programa nacional de rádio para o seu cereal Rice Krispies, um programa chamado “A Dama que Canta”. As palavras “Snap” (estalo), “Crackle” (crepito) e “Pop” (estouro) foram selecionadas para descrever o cereal no programa. No início eram apenas palavras que apareciam nas primeiras caixas de cereais, mas logo um personagem chamado de “Snap”, que parecia um pequeno gnomo, com chapéu de Mestre Cuca e uma colher na mão, apareceu em 1933. Foi apenas uma questão de anos para que seus companheiros “Crackle” e “Pop!” também fizessem a sua estréia.
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9. Colonel Sanders
(Coronel Sanders)
Foto: © AP Photo/Mark Lennihan
Empresa: Yum! BrandsMarca: Kentucky Fried Chicken (Frango Frito do Kentucky)
Apelo: 39%
Harland Santer fundou o Kentucky Fried Chicken em 1930 como um restaurante de beira de estrada. Sua imagem sempre foi utilizada nas campanhas publicitárias, até mesmo na sua morte em 1980, quando tinha 90 anos. Nos anos 90´s, depois que a rede foi vendida para a Pepsi, os comerciais usavam uma versão animada e viva do Coronel, dublada pelo ator Randy Quaid. Atualmente, o Coronel é um personagem mais discreto que aparece sorrindo serenamente sobre a maioria das lojas KFC.
Loja KFC
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10. Kool-Aid Man (Home
Q-Suco) “empate técnico”
Foto: © AP Photo/Paul Sakuma
Marca: Kool-Aid (Q-Suco)
Apelo: 38%
O doce sabor de Q-Suco pode datar de 1927, mas a mascote da marca foi apenas lançada em 1954. Tudo começou com uma simples idéia usada para ilustrar, na embalagem de 5 centavos de Dólar, que um pacotinho de Q-Suco rendia 2 litros. Inspirado pelo desenho de seu filho em um vidraça gelada, um executivo da agência de publicidade esboçou uma variedade de jarras, cada uma com 5 centavos desenhada no gelo, sendo uma com coração e outra com um rosto sorrindo. Não precisa dizer que a essa última virou um verdadeiro hit, passando a ser conhecido como o “Homem Q-Suco". Essa figura animada da jarra, conhecida como “Homem Q-Suco” fez a sua estréia na TV em 1975, quando apareceu rompendo uma parede para servir Q-Suco a algumas crianças sedentas.
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10. Nesquik Bunny (Coelho Nesquiktie) “empate técnico”
Foto: © AP Photo/Paul Sakuma
Empresa: Nestlé
Marca: Nesquik
Apelo: 38%
Nestlé introduziu o coelhinho Nesquik em 1973, como um alegre coelhinho que
tinha um Q em volta de seu pescoço. Hoje, o Q virou N e o coelhinho passou a
ter vida própria. Colecionadores podem comprar tudo, desde bonecos, a lancheiras
e camisetas, todas estampadas com imagens do coelhinho. Na Europa, ele é
conhecido como Quicky (Rápido).
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Fonte: Website Forbes
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