Por Artur Reis
Imagina você estar caminhando tranquilamente pela rua, quando de repente encontra sobre a calçada de paralelepípedos uma moeda de 10 centavos de Real. Você para e recolhe a moeda. E ao fazê-lo, uma multidão de pessoas chega dançando, jogando confete, fazendo algazarra ao som de uma banda repleta de músicos e instrumentos que tocam uma alegre marcha triunfal. Pessoas fantasiadas de ursos e coelhos também chegam para compor o clima de premiação. Repórteres da TV se aproximam e no meio de toda a confusão lhe entrevistam indagando se você está surpresa, querendo saber como você se sente nesse momento. Modelos chegam num tremendo carro conversível e lhe levam para um lugar especial, enquanto toda a multidão lhe segue como se fosse uma celebridade.
Isso tudo faz parte de uma campanha de marketing moderna chamada de Marketing de Experiência.
Como pode ser observado no vídeo abaixo, essa campanha teve como objetivo anunciar a promoção de envio de SMS e ligações celulares da Vodaphone por apenas 10 centavos.
Mas, o que é Marketing de Experiência.
Na verdade, todos nós sabemos que o conceito de Marketing moderno engloba três requisitos básicos: conhecer, influenciar e satisfazer as necessidades e desejos dos mercados através de produtos e serviços.
O problema é que a cada dia que passa, novos concorrentes chegam ao mercado oferecendo um novo produto ou serviço com o mesmo padrão de qualidade, por um preço menor que o seu. Como então se pode conquistar a fidelidade dos consumidores e clientes?
Não basta apenas ter um produto bom e um preço atrativo, o produto e a marca precisam conquistar o coração do consumidor. É preciso criar uma relação íntima e emocional, que não se abale por qualquer ataque dos concorrentes.
É claro que isso não é algo que se obtém num curto espaço de tempo. É algo a ser alcançado ao longo prazo e requer contínuo trabalho. Basta ver o caso da Coca-Cola, líder no mercado Cola e, mesmo assim vem se reinventando buscando sempre conquistar a fidelidade dos consumidores através de todas as ferramentas de marketing disponíveis. A Coca-Cola também faz uso do Marketing de Experiência. Veja nesse vídeo:
As empresas usam o Marketing de Experiência com o objetivo de oferecer uma sensação indescritível e inesquecível aos seus consumidores e clientes, despertando reações emocionais e sensoriais, que possam trazê-los para um relacionamento mais estreito, proporcionando melhor conhecimento de suas necessidades e desejos. Com certeza a criatividade e a inovação também se unem nesse esforço para maximizar a resposta dessa estratégia mercadológica.
O livro Marketing Experimental de BERND H. SCHMITT, publicado pela Editora Nobel mostra como as empresas podem planejar e implementar estratégias de marketing através da criação de diferentes tipos de experiência para os clientes.
Quem tiver interesse em se aprofundar no assunto pode acessar o link abaixo do Submarino e adquirir o livro Marketing Experimental:
Seguem abaixo algumas matérias publicadas sobre o tema Marketing de Experiência que narram casos de sucesso:
Estratégia | 28/04/2011 10:55
Empresas de TI investem em marketing de experiência
Afinal, Alcateia e BMC Software se relacionam com consumidores a partir de encontros, viagens e games
Cláudio Martins, doAlcateia: charutos de chocolate e roupas de época para fotos
Desde 2008, a Alcateia promove trimestralmente a ação Rota Cultural, que leva os melhores clientes rankeados por faturamento para encontros temáticos.
No último dia 12, foi realizada uma reunião com o tema Anos 1920. Os participantes foram recebidos com colares de pérolas e charutos de chocolate e puderam tirar fotos com roupas de época.
Já a multinacional espanhola Afina premiou com uma viagem para Madrid os vencedores da campanha de vendas na América Latina. Os ganhadores, além do pacote turístico, poderão assistir a uma partida do Real Madrid no camarote VIP da empresa, conhecer os bastidores e a sala de troféus do clube.
A BMC Software convidou clientes a vivenciar as práticas de Governança de TI com o jogo Airport Simulation. O game é ambientado em um aeroporto desenhado pela empresa e permite aos participantes compreender na prática os processos da gestão de serviços da área, gerando mais engajamento com a própria marca.
Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/empresas-de-ti-investem-em-marketing-de-experiencia
Marketing de Experiência
O marketing de experiência visa desenvolver oportunidades e situações para as marcas atraírem os seu consumidores através de ações promocionais interativas, que sejam inesquecíveis na mente e na percepção do consumidor. Sempre busca como resultante um positivo impacto nas vendas através da fidelização e motivação dos funcionários.
Em tempos de relacionamento individual com o cliente (leia: market share e client share), o marketing de experiência tem estado presente nas iniciativas de grandes empresas e marcas.A marca pode proporcionar ao seu consumidor um passeio de iate, de balão, voos de asa delta, esportes radicais, viagens, estadias em hotel, entre outras experiências recebidas pelo consumidor como um presente de determinada marca.
O objetivo não é somente sortear prêmios e viagens, mas no conteúdo de determinado benefício ofertado ao consumidor, oferecer uma experiência única e inesquecível. O fator “inesquecível” criará uma lembrança positiva, uma associação forte entre o momento vivido e a marca . Além destes momentos, torna-se necessário que no dia-dia comum o consumidor seja atendido com excelência e respeito.
O marketing tradicional enxergava o cliente como um formador racional de opinião e escolhas , e o mercado em fatias de oportunidades. Diferente dos conceitos do passado, o marketing de experiência busca ativar o sentimento e a sensação que o cliente sentirá ao viver um momento especial proporcionado por uma marca e empresa.
Fontes
http://sucessonews.com.br/marketing-de-experiencia/
http://vocesa.abril.com.br/aberto/colunistas/pgart_07_26112002_4055.shl
Marketing de Experiência ganha espaço entre grandes e médias empresas!
Há pouco mais de dois anos, porém, vem crescendo o número de grandes e médias empresas que estão investindo no Marketing de Experiência para compor as ações de relacionamento, promoção e recompensa não só a funcionários, mas para clientes, parceiros e prospects. Bradesco, Itaú, Kopenhagen, UOL, SulAmérica, Credicard Citi e Gerdau são algumas das companhias que oferecem experiências.
A lista de ações é praticamente infinita. Pode-se fazer um passeio de balão, ter um chef em casa preparando um jantar, passar uma noite num castelo na Europa, voar de asa delta, tomar um banho de vinho, relaxar em qualquer SPA do mundo, pilotar um carro de Fórmula 1, ter aulas de circo, esquiar, entre muitos outros. Só em O Melhor da Vida, empresa especializada neste segmento, há mais de 1.500 opções de experiências.
Case de sucesso
Uma das ações Marketing de Experiência que ganhou destaque nacional foi a promoção Sonho Mágico da Kopenhagen. A marca está oferecendo um mergulho em Fernando de Noronha, um vôo num caça em Nova York, um passeio de balão no Vale do Loire, na França, experimentar gravidade Zero na Flórida, fazer um Safári na África do Sul, entre outros.
Para o consumidor, a sensação é de poder vivenciar momentos inesquecíveis. “Isso gera uma valor para a marca muito grande só pela repercussão que esta campanha tem”, afirma Daniel Nahas, sócio-diretor de O Melhor da Vida, que desenvolveu o catálogo de experiências para a Kopenhagen.
Associar uma marca a momentos de prazer, de entretenimento e de experiências inesquecíveis é o grande apelo do Marketing de Experiência. É uma tendência desenvolvida na Europa, EUA e Austrália. “Quando você dá um carro, a maioria vende para resgatar o valor do bem. Já uma experiência é inesquecível para as pessoas que ganham. O residual é muito maior”, ressalta Manoel Condado Junior, da agência Infiniti Incentive.
Experiências para todos
Todas as áreas precisam ter O Melhor da Vida, aponta Daniel Nahas. Uma recompensa pode ser feita para relacionamento e incentivo. Pode ser utilizado pelo RH, pelo Comercial e pelo Marketing. “Hoje não se vende apenas o produto. Caminhamos para uma experiência de compra. Os consumidores querem novidade. Isso faz diferencia para as pessoas”, diz Nahas.
Para quem trabalha neste segmento, o grande desafio é fazer o Marketing de Experiência entrar no planejamento das ações. “As campanhas já estão em andamento, com a mecânica definida e só depois algumas empresas pensam em oferecer o Marketing de Experiência e aí tem que se adequar. Quando consegue pegar o cliente no estágio do planejamento é melhor”, explica Condado Junior.
Com planejamento, as empresas podem desenvolver uma campanha de incentivo totalmente gerenciada, com resultados em tempo real. O próprio O Melhor da Vida dispõe de um software de gestão da campanha, com o cronograma, quem são os participantes, quem participou de terminada ação, a pontuação e quais foram as trocas por experiência.
Mais empresas investem
O Itaú é uma das empresas que está investindo neste tipo de Marketing. O banco fez uma pesquisa interna e, de acordo com a filosofia de incentivar as vendas com premiação, escolheu as experiências. “Dentre as opções de mercado de recompensa resolvemos fazer algo diferenciado. Se não fosse pela campanha de incentivo, dificilmente o colaborador teria acesso a uma experiência como um vôo de balão”, afirma Fernanda Bustamante, Gerente de Produtos de Ativos do Itaú.
A campanha mais recente do Itaú é direcionada à força de vendas para produtos de empréstimos para pessoa jurídica. É a primeira vez que este setor do banco tem este tipo de recompensa, normalmente atrelado a bônus em dinheiro. “As pessoas estão gostando porque não abrimos mão do bônus e todos estão super motivados em conquistar a premiação que desejam”, relata Fernanda em entrevista ao Mundo do Marketing.
A campanha começou agora em setembro. Um vídeo enviado por e-mail lançou o projeto e toda semana um E-mail Marketing é enviado para lembrar os colaboradores da ação. O banco vai fazer ainda demonstração com algumas premiações.
Na Intra Corretora de Valores as experiências estão dentro de um programa de fidelidade. “O objetivo é criar uma ação de fidelização com os clientes da Intra, uma corretora que se posiciona no investidor Premium, que busca atendimento especial e faz aporte todo mês”, comenta Fábio Cooke, Gerente de Marketing da empresa.
A cada real investindo, parte da corretagem vira pontos que podem ser trocados por experiências. Dos 25 mil clientes da Intra, 1.500 estão fazendo parte do programa que já tem um ano e meio. “Acreditamos que a experiência é uma excelente opção porque além de tangível é diferenciada. Com isso, fidelizamos o cliente”, conclui Cooke.
Fonte:Mundo do Marketing, Bruno Mello
B1 cria ação de marketing de experiência para o lançamento do Renault Fluence
http://www.b1comunicacao.com.br/b1-cria-acao-de-marketing-de-experiencia-para-o-lancamento-do-renault-fluence/
Imagine ser convidado para participar de uma noite inesquecível com direito a participação em um curso sobre o panorama do vinho na história mundial, jantar harmonizado com vinhos e atendimento personalizado e exclusivo para quem quiser conhecer o lançamento Renault Fluence. A ação de marketing de experiência foi criada pela B1 Comunicação e Marketing para divulgar o lançamento nacional do carro para a concessionária Minas France.Entre os convidados para o evento, que será realizado em 13 de junho, estão potenciais compradores, cuidadosamente selecionados. “Selecionamos pessoas que estão interessadas em comprar o carro na Minas France. Proporcionaremos a elas uma experiência única de apresentação do veículo. Ao chegarem ao evento, os convidados irão se deparar com o carro exposto na entrada da casa e terão atendimento vip da equipe de vendas da Minas France e das promotoras capacitadas pela B1”, adianta Bira Miranda, diretor de planejamento da agência.
A ação se destaca pela forma diferenciada com que trabalha o produto. “A casa onde a recepção será realizada está celebrando em 2011 o ano da França no Brasil, com seu catálogo anual destacando os grandes vinhos franceses. Aliando isso ao fato de a Renault ser uma montadora francesa, criamos uma estratégia totalmente casada que permitirá uma vivência única aos participantes”, diz Miranda.
Ele ressalta que a ação faz parte de um planejamento maior que vem sido divulgado desde o início de maio nas redes sociais da concessionária (@Minas France e http://www.facebook.com/MinasFranceRenault) e já sorteou passagens áreas de ida e volta para Paris.
Veja também alguns vídeos selecionados de campanhas de Marketing de Experiência implementadas em diversos lugares do mundo:
Heineken Itália - Real Madrid e AC Milan vs Concerto de Música Clássica
Blog de Marketing digital por Renan Tuci Ubeda, tudo sobre marketing digital, relacionamento nas redes sociais, interatividade e SEO.
AXE faz ação de realidade aumentada em estação de Londres
10 10 11
O vídeo abaixo deixa claro que o objetivo da ação foi atingido com grande êxito.
http://www.youtube.com/watch?v=rFuUFeQIdpk&feature=player_embedded#%21
Conclusão
Para concluir é importante entender que o uso exclusivo das ações de marketing de experiência não irá por si só fidelizar os clientes e consumidores. Porém, quando essas ações são usadas de forma apropriada e integrada às demais ferramentas estratégicas do Marketing Mix, com certeza trarão melhores resultados do que o uso isolado das ferramentas do Marketing Tradicional, que continuam sendo necessárias.
Afinal de contas, cada caso é um caso!
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