quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Da charrete ao automóvel: as ruas no início do século XX

Por Artur Reis



Quando o automóvel foi lançado no final do século XIX, as ruas não estavam totalmente preparadas para receber a nova forma de transporte.

Nesse raro vídeo gravado na cidade de São Francisco (EUA) em 1906 é possível ver esse período de transição. O trânsito era um verdadeiro caos. Os bondes que trafegavam sobre trilhos, tinham que dividir os espaços com as charretes, carroças, bicicletas, automóveis e pedestres. As fezes dos cavalos deixavam rastros por toda a parte, atrapalhando quem andava a pé. Atravessar a rua era uma tarefa para atletas.

Nessa época não havia semáforos! Tudo era improvisado. Podemos ver a falta de ordem no trânsito e o risco frequente de acidentes.


San Francisco, 1906

Mas esse era um período de transição. E como tudo na vida evolui, aos poucos os automóveis foram substituindo as carroças e charretes. O transporte coletivo ganhou ônibus. Com o tempo, as ruas ficaram mais limpas sem o cocô dos cavalos. As motocicletas ocuparam o lugar de muitas bicicletas. E os administradores urbanos aprenderam a organizar o transito, com normas e leis.

Lançamento do automóvel - O primeiro veículo

Há desentendimentos sobre quando foi lançado o primeiro carro verdadeiro. Alguns afirmam que foi em 1769 com o primeiro trator militar auto-propulsionado a vapor, inventado pelo engenheiro francês Nicolas Joseph Cugnot. Outros afirmam que foi o veículo de Gottlieb Daimler em 1885 ou o Karl Benz em 1886, quando ele patenteou os primeiros veículos a gás. E, dependendo do ponto de vista, há outros que acreditam que Henry Ford inventou o primeiro carro verdadeiro devido à sua perfeição na linha de montagem de produção em massa e ao mecanismo de transmissão do carro que os carros hoje são modelados.





Primeiro" automóvel criado e patenteado pela Benz P em 1885/1886: Benz Patent Motor Car com três rodas. 

Em 29 de janeiro de 1886, Carl Benz solicitou uma patente para o seu "veículo movido por uma máquina a gás". A patente - número 37435 - pode ser considerada como a certidão de nascimento do automóvel. Em julho de 1886, os jornais relataram a primeira exibição pública do Benz Patent Motor Car de três rodas, modelo no. 1.

Benz Patent Motor Car: The first automobile (1885–1886)
O primeiro motor de gasolina estacionário desenvolvido por Carl Benz foi uma unidade de dois cilindros de dois tempos que correu pela primeira vez na véspera de Ano Novo de 1879. Benz teve tanto sucesso comercial com este motor que ele conseguiu dedicar mais tempo ao sonho de criar um carro leve alimentado por um motor a gasolina, no qual o chassi e o motor formaram uma única unidade.

As principais características do veículo de dois lugares, que foi concluída em 1885, foram o motor compacto de alta velocidade de um cilindro de quatro tempos, instalado horizontalmente na parte traseira, a estrutura de aço tubular, o diferencial e as rodas com três raios de arame. A potência do motor foi de 0,75 hp (0,55 kW). Os detalhes incluíram uma lâmina de admissão automática, uma válvula de escape controlada, uma ignição elétrica de alta tensão com vibração elétrica com vela de ignição e refrigeração por evaporação de água / sifão térmico.




Usando uma versão melhorada e sem o conhecimento de seu marido, a esposa de Benz Bertha e seus dois filhos Eugen (15) e Richard (14) embarcaram na primeira viagem de longa distância na história do automóvel em um dia de agosto de 1888. A rota incluiu alguns desvios e levou-os de Mannheim para Pforzheim na Alemanha, seu lugar de nascimento. Com esta jornada de 180 km, incluindo a viagem de regresso, Bertha Benz demonstrou a praticidade do veículo a motor para todo o mundo. Sem a sua ousadia e de seus filhos, assim como os estímulos decisivos que resultaram disso, teria sido impensável o crescimento subsequente da Benz & Cie, de Mannheim para se tornar a maior fábrica de automóveis do mundo. 

Fonte: Daimler Co. 



Gottlieb Daimler sentado em um veículo a motor (construído por ele próprio). Fotografia. 1886.

Gottlieb Daimler estudou engenharia no instituto politécnico de Stuttgart e depois trabalhou em várias empresas alemãs de engenharia, ganhando experiência com motores. Em 1872, tornou-se diretor técnico da empresa Nikolaus A. Otto, o homem que inventou o motor de combustão interna de quatro tempos. Em 1882, Daimler e seu colega de trabalho Wilhelm Maybach deixaram a empresa de Otto e começaram sua própria loja de construção de motores. Eles patentearam um dos primeiros motores de alta velocidade de combustão interna de alta velocidade (1885) e desenvolveram um carburador que possibilitou o uso de gasolina como combustível. Os dois usaram seus primeiros motores a gasolina em uma bicicleta (1885, talvez a primeira motocicleta do mundo), um carro de quatro rodas (originalmente empilhado) conduzido por um motor de um cilindro (1886) e um barco (1887) . Os esforços dos dois homens culminaram em um veículo de quatro rodas projetado desde o início como um automóvel (1889). Este veículo comercialmente viável tinha uma estrutura de tubos de luz, um motor montado na retaguarda, rodas com correia e quatro velocidades. Em 1890 Daimler-Motoren-Gesellschaft foi fundada em Cannstatt, e em 1899 a empresa construiu o primeiro carro da Mercedes.
Fonte: Brittanica.com


Fonte: pinterest.co.uk/pin/705024516638552283/

Esta foi a primeira moto construída por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach na Alemanha em 1885. Foi chamada de Reitwagen (carro de equitação) sendo o primeiro veículo a gás, um precursor do atual automóvel. 

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