segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A HISTÓRIA DA ESCOVA DE DENTE


Por Artur Reis

Atendendo aos pedidos de leitores do Blog, apresento a seguir um breve resumo do desenvolvimento do produto “Escova de Dente”.



O Início
Segundo relatos encontrados em diversas enciclopédias e livros de história, o ato de limpar os dentes é algo tão antigo quanto à própria civilização. Varas de Mascar que faziam o papel de escova de dente foram descobertas na Babilônia por volta de 3500 anos antes de Cristo. Referências foram encontradas na Grécia e no Egito antigo, assim como na literatura Romana, sobre o uso de palitos de dente para manter a saúde da arcada dentária. Uma das extremidades do palito era usada para mastigar, enquanto a outra era fina e pontiaguda, sendo usada para palitar os dentes, como nos dias de hoje.  A madeira era mastigada até que suas fibras ganhassem a forma de uma escova ajudando a limpar os dentes e retirar os resíduos dos alimentos. Gradualmente esses Palitos de Dente evoluíram para Hastes ou Palitos de Mascar.


Este procedimento era seguido também na China por volta de 1600 DC.  Galhos aromáticos eram usados não só para limpeza dos dentes, mas para refrescar a boca.

Já os Europeus usavam o método de limpeza dos Gregos, que mergulhavam esponjas e panos de linho em óleo sulfúrico e soluções salinas, para depois esfregar e retirar a sujeira dos dentes. Ou seja, não escovavam os dentes, apenas esfregavam.

A Criação do Produto
A primeira verdadeira Escova de Dente foi inventada na China por dentistas e trazida para a Europa por comerciantes europeus. A escova era formada por um cabo de osso ou de bambu, no qual eram fixados pelos de pescoço de Javali siberianos selvagens em sua extremidade.

Já na Europa, devido à dificuldade de se encontrar Javalis selvagens, os pelos eram substituídos por cerdas de porco ou crina de cavalo. Os pelos de javalis eram mais rígidos e causavam sangramento das gengivas, ao passo que a crina de cavalo era preferida por ser mais macia.


Contudo, a invenção da Escova de Dente moderna é creditada a William Addis, um comerciante Inglês, que ao passar algum tempo na prisão, se inspirou numa vassoura para criar a versão da escova de dente a partir de pelos de javali, amarrados em tufos e afixados sobre um cabo de osso com doze perfurações.

Ao sair da prisão William Addis, fez vários experimentos, substituindo o pelo de javali, por crina de cavalo, tornando-se a primeira pessoa a produzir em massa escovas de dente. Seu invento foi um sucesso! Sua empresa, Wisdom, fundada em 1780, usava um método de fabricação descentralizada, na qual mulheres montavam as escovas em suas próprias casas, com o pagamento vinculado à qualidade do produto e quantidade produzida. A empresa de William Addis soube também diversificar os modelos das escovas de dente, usando diferentes tipos de pelos, que eram dirigidos para públicos-alvo distintos. A Wisdom existe até hoje, sendo especializada em higiene oral.













A primeira patente registrada para uma escova de dente foi feita por H. N. Wadsworth em 1857 nos Estados Unidos (US Patent Nº 18,653). Contudo a produção em massa na América do Norte só iniciou em 1885.
Apesar de todos os esforços dirigidos para o aperfeiçoamento da Escova de Dente, o uso da escova de dente naquela época ainda era restrito a elite, em função do alto custo do produto. Apenas após a revolução industrial, a escova passou a alcançar as demais camadas da população a partir da redução do preço final. É importante lembrar que o aumento exponencial do número de cáries na Europa decorreu-se da introdução e da expansão do consumo de açúcar nos hábitos alimentares, através de doces, bolos, tortas, etc.






O Nylon e a Evolução do Produto
Em 28 de fevereiro de 1935, após dezenas de experiências fracassadas, Wallace Hume Carothers, chefe do setor de Química Orgânica da DuPont de Nemours em Delaware, criou um polímero fundido apelidado de Nylon. Através de acordo com a concessionária da DuPont no Reino Unido, a ICI passou a produzir em 1939 os fios sintéticos para a Wisdom, que lançou o produto apoiado por uma grande campanha publicitária na europa. Essa mudança ajudou a criar uma nova tendência para a história das escovas de dente, expandindo o uso do produto para diversos segmentos da sociedade.




Nos em 1940, a Weco Products Company passou a produzir a Doctor West’s Miracle -Tuft, vendida por 50 centavos de dólar, algo equivalente a 8 dólares a preço de hoje.









Um das maiores empresas de higiene oral, a Oral B* foi fundada em 1945 pelo dentista Dr. Robert Huston, que criou e patenteou a primeira escova de dente com cerdas suaves e arredondadas de Nylon. Dr. Huston também criou a marca Oral-B 60, que continha um total de 60 tufos de cerdas. Em 2005, a Oral B foi adquirida pela Procter & Gamble, que desde 1984 passou a ter o total controle acionário da Gillette Co. A Oral B é marca líder e referência mundial na fabricação de escovas de dente, fios dentais, cremes dentais e diversos outros produtos para higiene bucal.





Ainda hoje as escovas Miswak ou Sewak são largamente utilizadas pela população mulçumana podendo ser facilmente encontradas na Índia, Paquistão e em lojas árabes. Seu formato segue o mesmo padrão das varas primitivas de mascar chinesas, mas são feitas a partir dos ramos da árvore Persica Salvadora, que contém propriedades curativas e anti-sépticas.






Escova de Dente Elétrica
Por volta de 1880, Dr. Scott anunciou a venda da primeira escova de dente elétrica no mercado. Embora, não houvesse realmente eletricidade envolvida no processo de uso do produto, Dr. Scott pregava que sua escova continha uma pequena haste de ferro magnetizada dentro do cabo, que ajudava a carregar continuamente as cerdas com correntes eletromagnéticas que agiam sobre a gengiva, células do nervo e raiz dos dentes, revigorando cada parte da arcada dentária. Essa reivindicação era também feita para seus outros produtos, como: escovas de cabelo, escovas elétricas carne elétrica e espartilhos elétricos. Anúncios de suas escovas de dente elétricas apareceram na Weekly Harper em 1884. Sua invenção recebeu honrarias da comunidade médica e membros do governo britânico.



Já a primeira verdadeira escova de dente elétricaBroxodent” foi inventada em 1954, pelo Dr. Philippe-Guy Woog da Suíça. A Broxodent apareceu no mercado suíço em 1956 e foi lançada nos EUA em 1959, na ocasião do centenário da American Dental Association. O produto passou a ser distribuído nos EUA pela E. R. Squibb & Sons (atualmente Bristol Myers/Squibb). 





Contudo, a escova de dente elétrica se tornou popular entre os norte-americanos, com o lançamento da Escova de Dente Automática da General Eletric no início dos anos 60.  Embora similar ao da Broxodent que usava corrente elétrica AC para seu funcionamento, o modelo da GE utilizava baterias NiCad, não necessitando estar conectado à corrente elétrica no ato do uso. Porém ainda levou alguns anos para que a GE aperfeiçoasse o produto e a bateria utilizada, que apresentava muitos contratempos. Seu preço era inferior ao da Broxodent.




Em 1987, a Interplak fez um avanço significativo no produto passando a ser a primeira empresa a produzir as escovas de dente elétricas com sistema de escovas rotativas para uso doméstico. Vide: http://www.interplak.com/



Oral B Escova Elétrica 

A TEK foi a primeira escova de dente lançada pela Johnson & Johnson nos anos 60 no mercado brasileiro. Outras marcas como York, Kolynos, Prophylactic e Bukol também fizeram parte da nossa história.

















Atualmente o mercado de escova de dentes é formado por milhares de marcas, modelos e versões do produto, atendendo aos diversos segmentos existentes.

Pensando na sustentabilidade do planeta já foi lançada a escova biodegradável que remete as escovas antigas Miswak, usando o mesmo ramo natural da Persica Salvadora. Vide mais informações em THIS.


 

Fio Dental

Em 1815, Levi Spear Parmly, dentista de Nova Orleans, recomendava aos seus pacientes que usassem um fio de seda resistente entre seus dentes para retirar os resíduos de comida. O primeiro fio dental foi produzido comercialmente em 1882, usando seda não encerada, enquanto a patente do produto foi registrada pela Johnson & Johnson em 1988.











Conclusão

A criação da escova de dente foi considerada uma das maiores invenções da humanidade, em pesquisa feita junto aos americanos, devido aos incontáveis benefícios que a correta higiene bucal tem propiciado para todos desde então.
Desde as primeiras varas de mascar primitivas até hoje, o produto passou por diversas inovações tecnológicas a partir da introdução de materiais sintéticos. Através de estudos e pesquisas, mudanças foram realizadas visando a melhor limpeza e escovação dos dentes. O cabo se tornou mais ergonômico, as cerdas se tornaram mais flexíveis, macias e eficazes. Outros atributos foram incorporados ao produto, como o limpador de língua na parte de traz da cabeça da escova.  
Embora ainda haja um grande contingente de pessoas que não tem acesso à escovação, devido ao baixo nível de renda, podemos considerar o mercado de escovas de dente maduro, com a presença de uma infinidade de marcas, modelos, versões, cores, tamanhos e preços.
O mercado de escovação de dente continua dividido em tradicional e elétrico. Mas, apesar de toda evolução tecnológica, ainda é muito maior o consumo de escovas de dente tradicionais, exatamente por serem descartáveis. Quando ampliamos a visão para o mercado de higiene bucal, podemos verificar que existe uma infinidade de produtos que complementam a escovação: fios e fitas dentais, limpadores de línguas, assim como diversos outros aparelhos que ajudam a manter a boca e a arcada dentária saudável.

E você já escovou seus dentes hoje?

Observações:
Oral B – B significa Brush, ou seja escova em português.
 
 
Fontes consultadas:

 
História da Escova de Dentes 

The History of the Tooth Brush By Penelope Lane, eHow Contributor =  http://www.ehow.com/about_5033451_history-tooth-brush.html#ixzz23zm7X16q

Eastendlife - William Addis cleaned up with just one eureka moment, By John Rennie -

The History Channel: The History Of The Toothbrush - http://www.konokene.com/history-of-toothbrush/

 

The Technological Developement of the Toothbrush through History – Andrea´s Blog -

http://andreasi.wordpress.com/2009/03/17/the-technological-developement-of-the-toothbrush-through-history/


History of Chinese Invention - The Invention of the Toothbrush -


Evolution of the Toothbrush - http://www.cnn.com/2003/TECH/ptech/01/22/toothbrush.king/


Feb. 24, 1938: Americans Can Now Stop Chewing on Pig Hair - http://www.wired.com/thisdayintech/2012/02/feb-24-1938-americans-can-now-stop-chewing-on-pig-hair/

 

Toothbrush Holesmanship - http://jetejete.wordpress.com/tag/toothbrush/

 

The Inventor of the BROXO® Oral Health line of products has been Acknowledged by the Dental Profession - http://www.broxo.com/en/about_us/inventor.aspx

 

The Mercury, Saturday Morning, May 29th, 1886  (newspaper) -  http://trove.nla.gov.au/ndp/del/article/9122595

 

A escolha da escova de dente, Brasil Medicina  -

http://www.brasilmedicina.com.br/noticias/pgnoticias_det.asp?AreaSelect=3&Codigo=343

 

A primeira escova de dentes biodegradável -

http://caroldaemon.blogspot.com.br/2011/06/primeira-escova-de-dentes-biodegradavel.html


Kilmer House, History of Johson & Johnson and Its People -

http://www.kilmerhouse.com/2008/03/dental-floss/


10 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, muito boa história! Todos os dias no simples ato de escovar os dentes, nem imaginamos quantas voltas a humanidade deu pra chegar à versão atual. Interessante notar que já se manifestava a preferência pelas cerdas macias desde os primórdios, quando ainda eram usadas crinas de cavalo...

    ResponderExcluir
  2. Escovas dentais podem ser um potente agente de contaminação dos usuários. Visite o site www.provida.ind.br e encontre matérias relativas a contaminação de escovas em banheiros, escovas dentais contaminadas, escovas dentais que saem contaminadas de fábricas e alternativas para esse problemas.
    A Provida tem Aditivos Antimicrobianos que agregam à escova dental as funções antibacterianas e bacteriostática de forma definitiva. O produto chama-se Nanoclean 500 e Nanoclean Glass, esse masterbatch é aditivado nas cerdas e cabo da escova dental durante o processo industrial, produzindo uma barreira para as bactérias, vírus envelopados e fungos de forma definitiva.

    ResponderExcluir
  3. E vale a pena lembrar que um dos problemas detectados na época com as cerdas de javali e porcos selvagens era a retenção de bactérias e a dificuldade de limpeza. Não possibilitava a adequada higienização. O Nylon foi um grande avanço da época por ser um material mais resistente e de fácil limpeza entre os fios. Atualmente, sabemos que as escovas no banheiros ficam expostas a possível contaminação, devendo ser apropriadamente limpas e higienizadas antes do uso diário. Diversos produtos podem ser usados para combater a contaminação das escovas de dente, inclusive os Antimicrobianos Provida. Agradeço pela lembrança deste fato.

    ResponderExcluir
  4. Opa! Tudo bem! Excelente post! Muito esclarecedor!

    Depois de tanto buscar encontrei a solução dos meus problemas, compre e super aprovei este refil aqui: https://vipoo.com.br/acessorios-para-escovas-eletricas/refil-para-escova-eletrica-oral-b-braun-db4010-c-5-unidades.html

    Além do mais a entrega foi expressa! Fica a dica! Vlw

    ResponderExcluir
  5. Prezado,
    Muito bom o seu resumo histórico.
    Gostaria de saber a fonte das imagens ou se elas são isentas de direitos autorais.
    Grata.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns pelo artigos nunca vi um blog fazer um artigo tão completo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas informações sobre limpeza de dente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse artigo, muita informação dessa grande jornada para hoje conseguirmos fazer uma boa higiene bucal.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. A escova de dentes existe há séculos, com sua invenção e uso remontando aos tempos antigos. É uma parte essencial da higiene bucal, usada por pessoas em todo o mundo para manter os dentes limpos e saudáveis.

    Neste artigo, vamos dar uma olhada na história da escova de dentes, desde suas origens na China até sua encarnação moderna.

    Como vemos hoje ela evoluiu ao longo do tempo e quais inovações foram feitas para que possamos gostar de escovar os dentes hoje.

    ResponderExcluir