quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steven Jobs - O mundo perde um empreendedor inovador que revolucionou a nossa vida!



Hoje o mundo perde uma estrela. Um empreendedor de sucesso que revolucionou a nossa forma de viver. Steven Jobs é referência em inovação. Uma pessoa que soube como ninguém usar as ferramentas de marketing para criar produtos diferenciados, uma marca valiosa, que pudesse suportar preços superiores e uma empresa que está em constante processo de ebulição. Para ser justo com Steven Jobs é necessário fazer um paralelo com Bill Gates, criador da Microsoft. Embora os dois possam ser considerados gênios e bilionários, não podemos deixar de reconhecer o mérito diferencial de Jobs. Steven Jobs criou o PC (personal computer) numa época em que o computador era uma máquina realmente gigante, de preço quase inacessível para pequenas empresas, dominada por especialistas cibernéticos, programadores e analistas de sistemas. Esses grandes computadores não conseguiam atender de maneira satisfatória às necessidades dos usuários internos das organizações. No final dos anos 70 surge o PC para facilitar a vida do pequeno e médio empresário, chegando posteriormente a invadir os lares de todo o mundo. Enquanto Steven Jobs focou sua empresa na criação de produtos (hardwares) com marca e design diferenciados, Bill Gates criou um sistema operacional que facilitou de maneira surpreendente o acesso aos microcomputadores, com uma linguagem de fácil assimilação. O grande mérito de Steven Jobs é ter conseguido o sucesso de sua empresa Apple com produtos inovadores, que passaram a ser objeto de desejo de uma gama diversificada de consumidores em todo o mundo. E isso não é algo fácil, num mundo altamente competitivo que oferece produtos similares a preços bastante reduzidos. A Apple lançou muitos produtos que caíram nas graças do público: Macintosh, Ipod, Iphone, Ipad, Ibook, Macbook Air, etc.
Já Bill Gates criou o Windows, o sistema operacional adotado por quase todas as marcas de micros em todo mundo. Bill Gates conseguiu criar uma barreira de entrada tão forte que foi considerada por muitos como uma espécie de monopólio de mercado. Era difícil rodar um programa no micro se o sistema operacional não fosse o Windows. O maior esforço de Bill Gates foi tentar conter o uso pirata de seu produto. As inovações do Windows aconteciam quase sempre como uma forma pressionar as pessoas a mudarem de sistema para poder continuar rodando os seus programas. Evolução do Windows: Windows 95, Windows 98, Windows ME, Windows XP, Windows 7, etc. Embora sistemas alternativos como Linux estejam disponíveis no mercado, ainda hoje a forte dependência dos micros ao Windows trouxe um vantagem competitiva incomensurável para a Microsoft fazendo com que figure na lista de empresas e marcas de maior valor do mundo. Já Steven Jobs sempre teve que competir muito e sempre. A principal arma competitiva da Apple foi o design de seus produtos e a força de sua mensagem publicitária. Cada lançamento da Apple é aguardado por todos como uma grande inovação, mesmo que as mudanças sejam de pequeno porte como o novo Iphone 4 S.
Sem ter a pretensão de fazer comparações injustas quero aqui registrar o meu pesar pela despedida de Steven Jobs de nosso convívio e minha profunda admiração pelo profissional de marketing de mão cheia que ele foi. Acho mesmo que nesse momento Steven Jobs deve estar analisando o ambiente mercadológico no paraíso para lançar em breve uma nova linha de produtos que irá revolucionar o mercado celeste: IHeaven ou ISky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário