sábado, 1 de outubro de 2011

Artigo publicado no Livro RH Positivo - editora Qualitymark

MARKETING PESSOAL – ENFOCANDO O “EU” PRODUTO.

Artur Reis

Conceito de Marketing Pessoal


O termo Marketing Pessoal tem sido largamente empregado no Brasil nos últimos anos, como sinônimo de dicas de etiqueta e aparência pessoal visando melhorar a imagem das pessoas para se alcançar o sucesso profissional. Dentro deste enfoque muitos livros e revistas surgiram para tentar explicar a receita do sucesso de pessoas que conseguiram vencer na vida.
Contudo, a abordagem do Marketing Pessoal eminentemente cosmética deu lugar ao uso das técnicas de planejamento orientadas para os indivíduos que desejam alcançar o sucesso na vida profissional com base nas ferramentas do marketing tradicional.
            Podemos então dizer que Marketing Pessoal é a utilização das ferramentas e técnicas de Marketing visando o desenvolvimento profissional e o bem-estar pessoal. Neste sentido devemos tentar o enxergar o produto que existe em cada um de nós. Devemos nos ver como um produto, o “EU” produto. Este produto de alguma forma tem uma utilidade e atende às necessidades, aspirações e desejos da sociedade aonde vivemos.

Felicidade em Tempos Difíceis


Desde que o mundo existe e a raça humana foi criada, o homem tem se esforçado na busca pela felicidade. Contudo, vivemos num mundo conturbado, altamente competitivo, marcado por um índice elevado de concentração de renda e impregnado pela violência. Fica cada vez mais difícil obter-se uma boa colocação dentro de um ambiente tão desfavorável. As pessoas são cada vez mais exigidas no que tange às competências necessárias para conseguir uma oportunidade de trabalho.
Será possível ser feliz num ambiente hostil como este?
Em primeiro lugar é preciso entender o que é a felicidade para o homem. Para alguns é a própria sobrevivência, para outros é ganhar muito dinheiro, ficar rico, possuir muitos bens, obter poder e status. Muitos pensam que a felicidade está associada à beleza e à aparência física. Já para certas pessoas a felicidade é ter paz de espírito, saúde, um lugar tranqüilo para morar e uma família para cuidar.
Mas há gente que acredita que a felicidade é ter amigos, jogar conversa fora e tomar uma cervejinha nos finais de semana. Entretanto, enquanto muitas pessoas acham que só sentirão felizes quando forem reconhecidas publicamente, com seus nomes e fotos estampados nas colunas sociais, tornando-se famosas e passando ao status de celebridade, outros acham que ser feliz é apenas poder levar uma vida simples, saindo na rua para passear sem ser reconhecidos. E por que os homens pensam tão diferente com relação à fórmula ideal da felicidade? A resposta reside nas diferenças que existem entre ser humano. E essa é uma verdade irrefutável: os homens são diferentes, são influenciados pelos seus diferentes hábitos e cultura. Agem de forma diferente. Pensam diferente, têm necessidades, aspirações e desejos muito diferentes.
No fundo no fundo, a busca pela felicidade está ligada ao alcance dos objetivos pessoais e profissionais de cada pessoa, embora isto não garanta a felicidade plena de todos nós. Como forma de simplificação vamos chamar a felicidade de “sucesso”.
Se o sucesso é distinto para cada pessoa, os caminhos que devemos trilhar para chegar lá também devem ser diferentes. Assim como as empresas e os produtos vencedores atendem às necessidades e os desejos dos mercados em que atuam, é importante que as pessoas descubram o papel que devem exercer neste mundo; que saibam identificar à sua função na sociedade em que vivem se quiserem ter sucesso. É imprescindível ter uma missão pessoal e levá-la adiante.

Características dos Vencedores


       Quando olhamos para as pessoas que se destacaram em nosso mundo, conseguindo atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, é comum acreditar que foram auxiliados pela sorte e abençoados por Deus. Muitos não conseguem enxergar todo o esforço empreendido por estas pessoas no alcance de seus objetivos.
Vamos enumerar algumas pessoas que venceram em suas áreas de atuação, ocupando um lugar de destaque em nossos corações através de caminhos, muitas vezes, diametralmente opostos:

Aírton Sena – Campeão de Fórmula
Pelé – Jogador de Futebol
Paulo Coelho – Compositor e Escritor
Madre Tereza - Benfeitora
Charles Chaplin – Compositor, Cineasta e Ator de Cinema
Jorge Amado – Escritor
Gilberto Freyre – Sociólogo e Escritor
Gisele Bunchen – Modelo Internacional
Herbert de Souza, “Betinho” – Escritor, Abraçador da Causa da Justiça Social
Stephen Hawkings – Deficiente e Cientista
Bill Gates – Empresário, Homem mais Rico do Mundo
Roberto Marinho – Jornalista e Empresário
Martin Luther King Jr. – Mártir e Lutador pela Igualdade Racial
Luis Inácio da Silva, “Lula” – Ex-metalúrgico e Presidente da República

Estas pessoas, apesar de suas deficiências, limitações e dificuldades, como grave enfermidade, pobreza, falta de educação e cultura e idade avançada, souberam construir os caminhos que os levaram ao sucesso.
Podemos tentar identificar algumas das características que estiveram presentes na trajetória destas pessoas:

  • Todos tinham um sonho, uma causa, um objetivo pelo qual viviam
  • Acreditavam que eram capazes de realizar este “sonho” ou objetivo
  • Identificaram em si os talentos e as habilidades necessárias para a realização de seus objetivos
  • Conseguiram enxergar as oportunidades e os caminhos para levar a sua missão adiante
  • Souberam ter perseverança e dedicação na luta por seus objetivos
  • Se esforçaram ao máximo na consecução de suas metas
  • Tiveram a paciência de esperar, o discernimento de saber recuar e a capacidade de avançar nos momentos importantes para seguir sempre em frente em suas caminhadas

Fica então a dúvida: será que somos capazes de construir o nosso futuro e planejar o sucesso?
O Marketing Pessoal é um instrumento de grande valia que serve para ajudar as pessoas na preparação e no planejamento necessário para atingir os objetivos profissionais e pessoais. A utilização do Marketing Pessoal envolve:

  •   Aprender a estabelecer metas e definir estratégias
  •   Conhecer as habilidades, competências, fraquezas e deficiências
  •   Saber enxergar as oportunidades e ameaças
  •   Desenvolver um diferencial, destacar-se dos demais
  •   Criar a sua marca pessoal
  •   Projetar a auto-imagem
  •   Estabelecer relacionamentos duradouros



Fazendo uma Auto-análise


Todo ser humano é dotado de um potencial incomensurável de realização, que pode ser traduzido em competências, habilidades e forças. Alguns conseguem precocemente detectar esse potencial e colocá-lo à sua disposição para atingir os seus objetivos na vida. Outros apenas são capazes de enxergar suas deficiências, falhas e limitações e acreditam que não poderão chegar muito longe.
O objetivo da auto-análise é tentar fazer com que as pessoas possam identificar em si próprias as competências, os talentos, os dons, as habilidades que possuem, e que poderão ser desenvolvidas, lapidadas ou até mesmo, construídas. Algumas habilidades e talentos são inatos. Uma vez identificados poderão ser melhor explorados, através do aperfeiçoamento e do desenvolvimento. Muitas competências podem ser adquiridas através do tempo, no acúmulo da experiência profissional e na vivência social. Um indivíduo que possua mais habilidades que outro, devido à sua pouca idade, pode não ter conseguido ainda acumular competência e conhecimento prático em determinadas áreas.
A auto-análise pode ser feita com ajuda de profissionais ou de amigos que têm uma visão exógena à minha própria pessoa.
Algumas perguntas chaves que poderão ser feitas para identificação de nossas forças?
  •  Quais são as minhas competências e habilidades?
  •  Que talentos, dons eu tenho?
  •  Que conhecimentos e experiências pude adquirir em minha trajetória profissional e social?
  •  Em que me sobressaio dos demais?
  •  Como posso aperfeiçoar ou desenvolver melhor as minhas habilidades?
  •  Como posso complementar as minhas qualificações?
  •  Como posso adquirir novas competências e experiências?

No mundo competitivo em que vivemos, algumas características e competências passam a ser quase imprescindíveis para qualquer profissional moderno não importa o seu ramo de trabalho: iniciativa, conhecimento em diversas áreas, inteligência emocional, facilidade de comunicação, capacidade de adaptação constante, liderança e apresentação pessoal.
A tarefa, talvez, mais difícil é conseguir aceitar e entender as nossas falhas e nossas limitações. Alguns defeitos e deficiências são difíceis de se esconder para o mundo exterior. Mas, por uma questão de autodefesa as pessoas, muitas vezes, se recusam a enxergá-los. Podemos passar a vida inteira sem ao menos tentar corrigí-los, porque não tivemos coragem de enfrentá-los. Por outro lado, as pessoas podem não ter a coragem de nos revelar. E quantas oportunidades poderemos ter perdidos nesta vida em função de algumas limitações ou nossos defeitos que poderiam ter sido corrigidos ou melhorados?!
Na verdade, o objetivo de se fazer uma introspecção em direção às nossas limitações, é o de compreender como elas poderão dificultar os esforços envidados para alcançar os nossos objetivos.
Nem sempre é necessário eliminar os nossos pontos fracos. Devemos, contudo, saber reconhecer os defeitos, aprendendo a conviver melhor com eles e descobrir os meios necessários para superá-los e reduzir os seus efeitos negativos em nossa caminhada rumo ao sucesso. Alguns defeitos, considerados congênitos ou que adquirimos ao longo de nossa vida, podem ser resolvidos através da medicina moderna, seja via cirurgia plástica ou mesmo através de tratamentos especializados. Uma pessoa, por exemplo, que tem problemas de dicção ou gagueira, poderá se tratar com um Fonoaudiologista ou Logopedista.

Perguntas chaves:
§ Quais são as falhas, fraquezas e limitações que consigo identificar em mim?
§ Será que existe algo de ruim pelo qual sou conhecido ou pelo qual os outros me vêem? Eu deixo que as pessoas revelem os meus defeitos?
§ Em que aspectos acredito que sou fraco em comparação aos demais ou em relação as pessoas que poderão estar concorrendo comigo em determinadas situações?
§ Quais defeitos poderão ser eliminados ou superados?

Avaliando as Oportunidades e Ameaças
Podemos falar de crises, dizer que economia atual está recessiva, o desemprego está alto e a exigência do mercado de trabalho está cada vez mais absurda. Enquanto uns apenas vêem as ameaças que se apresentam, outros ocupam o seu tempo em visualizar as oportunidades que aparecem todos os dias. Apesar de tudo de ruim que podemos escutar nos noticiários, os empregos continuam sendo oferecidos, novas empresas são abertas, pessoas acumulam fortunas, novas idéias são colocadas em prática e alguém se torna uma celebridade. Infelizmente poucos conseguem antever as oportunidades e quando estas chegam não estão preparados para tirar proveito. Um jornalista conhecido disse que as pessoas só vêem o que todo mundo consegue ver. Ou seja, poucos são capazes de apostar no futuro. Um bom exemplo dessa máxima é que as pessoas apostam na bolsa exatamente quando as ações estão em alta. Todos acham que poderão ganhar um pouco mais e seguem a multidão. E é no momento da alta, que devemos nos desfazer das ações.
Saber olhar para o futuro e avistar as oportunidades e ameaças é um exercício que requer o acompanhamento contínuo com relação ao que está ocorrendo nos ambientes econômico, político, social, tecnológico, etc. Para isso podemos recorrer à leitura de diversas publicações, pesquisar na internet, assistir a palestras de experts em determinadas áreas, acompanhar os noticiários e telejornais, rádio e até mesmo, conversar com amigos que detêm maior conhecimento e experiência em áreas que não conhecemos bem. Enfim devemos estar sempre atualizados em relação ao que está ocorrendo no Brasil e no mundo.
Perguntas chaves que poderão ser feitas nesta etapa:
  •  Que setores estão em crescimento ou têm potencial para crescer no futuro? E quais apresentam  tendência  de queda ou já estão saturados?
  •  Quais são as novidades e tendências que se apresentam na economia, na política, no ambiente social, tecnológico e demográfico, etc.?
  •  Quais profissões estão sendo ascensão? E quais são as que estão com o risco de extinção?
  •  Em que áreas as empresas não conseguem profissionais qualificados para atender às suas necessidades?
  •  Aonde o governo ou o capital privado deverá investir em termos de tecnologia?
  •  Em que setores o governo deverá fazer cortes de investimentos?
  •  Em que regiões ou cidades existe maior procura por profissionais qualificados?
  •  Quais habilidades e qualificações são exigidas para os profissionais atuais e futuros? Que perfil profissional está sendo requisitado?
Se conseguirmos antever as oportunidades e entender bem as ameaças que estão por vir, poderemos direcionar melhor os nossos esforços e escolher com maior precisão os caminhos que nos ajudarão a alcançar as nossas aspirações.
Desenvolvendo um Diferencial
Geralmente as pessoas são reconhecidas pelas suas principais competências, qualificações e habilidades, ou mesmo pelos seus principais defeitos e falhas. Estas características, positivas ou negativas, poderão ser associadas à nossa imagem.
Exemplos de algumas características pessoais que marcam a imagem de determinadas pessoas:
  •  São prestativos, sempre prontos a ajudar ao próximo
  •  São comunicativos
  •  São otimistas, sempre de bem com a vida
  •  Sabem receber bem os amigos
  •  Sabem escutar
  •  Têm talentos especiais: sabem cantar, tem inclinação para música, sabem contar piadas, escrever, compor, recitar, etc.
  •  Falam diversos idiomas
  •  São austeros ou rígidos
  •  São honestos, inspiram confiança
  • Têm conhecimento profundo “expertise” em assuntos e áreas específicas
  •  Sobressaem em algum esporte ou jogos que praticam regularmente: futebol, tênis, squash, golfe, vôlei, xadrez, dardos, tiro ao alvo, etc.
  •  Sabem se vestir bem e cuidar da aparência
  •  Possuem características físicas que chamam a atenção: beleza, força, tamanho e altura, velocidade, raciocínio lógico e inteligência superior, timbre de voz marcante, boa memória, etc.
Todas as pessoas podem alavancar suas principais características e habilidades para se destacar das demais. Se for necessário, podem também desenvolver e construir algumas competências que servirão para torná-los diferenciados e únicos na lembrança de que os conhece. E neste ponto é fundamental lembrar que todo mundo nunca esquece os primeiros. O mundo sempre lembrará daqueles que foram os primeiros em algo nesta vida. Todos nós podemos lutar para ser o primeiro e nos tornar conhecidos em qualquer coisa nesta vida. Podemos ser o primeiro em nossa casa, na nossa família, em nosso condomínio, no clube, na igreja, no bairro na escola, na universidade, no trabalho, na cidade, no Brasil ou no mundo. Podemos lutar e nos dedicar com afinco para ser o primeiro e podemos até nunca chegar lá, mas com certeza teremos avançados bastante para nos destacar e nos colocar numa posição privilegiada dos demais.
Criando uma Marca Pessoal
Até que ponto o nome de uma pessoa pode ajudá-lo à vencer na vida. Ao nos depararmos com pessoas famosas, existe uma certa tendência de achar que o nome de família, com certeza abriu as portas para o sucesso desta pessoa. O nome pode até ajudar, mas a cobrança por parte da sociedade, em função do nome, também é muito mais elevada. Por isso mesmo alguns filhos de artistas famosos preferem utilizar outro cognome para deixá-los mais à vontade em percorrer os caminhos da fama.
Na verdade muitos nomes de pessoas, que antes eram totalmente desconhecidos, passam a ser referência, devido ao prestígio e o sucesso das pessoas que os receberam. Podemos então dizer que a pessoa faz a sua marca. A marca de um produto ou de uma empresa é um dos maiores patrimônios que ela poderá ter. Ainda assim, o tempo necessário para se construir uma marca depende de muitos fatores e principalmente, dos investimentos que a empresa faz na divulgação e no Marketing institucional. A questão chave desta etapa é saber construir a nossa marca pessoal e fazer com que ela seja reconhecida e lembrada por todos que nos rodeiam.
Muitas pessoas são insatisfeitas com os seus nomes e acabam mudando ou utilizando nomes artísticos. Exemplos de pessoas cujos nomes forma alterados: Jorge Ben, Glória Menezes, Lima Duarte. Outros são conhecidos pelos seus apelidos: Xuxa, Lula, Bill Gates, Duda Mendonça, Pelé, etc. O certo é que o nome pode se transformar numa marca que nos ajudará a nos diferenciar dos demais.
O primeiro ponto é escolher o nome pelo qual queremos ser conhecidos e lembrados por todos. Quanto menor for o nome ou a marca, mais facilmente as outras pessoas poderão lembrar. Após escolhermos a nossa marca, devemos posicioná-la junto às pessoas que nos conhecem e que nos são apresentadas em nosso dia a dia.
Dicas úteis:
  •  Usar o cartão de visita com o seu nome ( marca )
  •  Ao ser apresentado sempre enfatizar o seu nome
  •  Corrigir com respeito e tranqüilidade, quando uma pessoa não o tratar pelo o seu nome correto, ou pelo nome o qual você não quer ser reconhecido
  •  Utilizar materiais de apoio, como etiquetas adesivas, camisetas, bonés, e-mails e websites para divulgar a sua marca.
  •  Manter a paciência, pois o tempo pode parecer longo, mas aos poucos todos nós seremos reconhecidos e lembrados pela nossa marca
Projetando a Imagem
A imagem de uma pessoa é o reflexo de sua alma.  Não podemos comprar uma boa imagem, mas podemos direcionar os nossos esforços para construir uma imagem positiva. Todavia, a imagem deverá ser coerente com aquilo que realmente acreditamos e que praticamos. Não podemos projetar uma imagem inconsistente com o nosso perfil.
A nossa imagem é construída através da percepção criada na mente das pessoas em função de elementos como:
  • Habilidades, competência e talentos
  • Defeitos, falhas e deficiências
  • Atitudes, ações e obras realizadas
  • Conquistas, feitos e méritos recebidos
  • Aparência e apresentação pessoal
Da mesma forma que um produto utiliza a embalagem e o seu rótulo como apelo para atrair os consumidores e se destacar dos concorrentes, a nossa aparência e a apresentação pessoal podem ser usadas para fortalecer a nossa imagem e nos diferenciar dos demais.
Algumas recomendações básicas que podemos adotar para fortalecer a nossa imagem:
  •  Ter o comportamento e atitude coerente com as nossas idéias e crenças, sempre amoldados ao contexto social ou profissional em que estamos inseridos
  •  Ser otimistas e positivos, pois ninguém quer a companhia de pessimistas e profetas do apocalipse
  •  Cuidar da nossa aparência e apresentação pessoal, escolhendo cuidadosamente as roupas e os acessórios utilizados de acordo com a imagem que queremos projetar de nós mesmos
  •  Reconhecer as nossa falhas e defeitos que mais incomodam os nosso amigos e nos esforçar para tentar mudá-los ou eliminá-los
  •  Preparar um bom currículo
  •  Ser organizado
  •  Ser pontual e não faltar aos compromissos assumidos
  •  Achar prazer no que fazemos
  •  Vender bem a nossa imagem
  • Cuidado ao tentar “quebrar” convenções para não parecer excêntrico, pois as pessoas seguem àqueles, cuja liderança já é consolidada, de fato ou de direito
Estabelecendo Metas, Estratégias e Planos de Ações
Muita gente passa a vida inteira sem saber aonde quer chegar. Se deixa levar pelos ventos errantes ou pela calmaria do mar. O certo é que nem sempre estamos preparados para enfrentar as tempestades que cruzaremos em nossas jornadas. Nem tampouco estamos prontos para pegar carona nas ondas do mar que poderão nos conduzir ao sucesso. De que adianta estar perto de uma grande onda, se não sabemos “surfar” e se não temos a prancha, instrumento imprescindível para navegar nas grandes ondas.
Muitos atribuem o sucesso, ao encontro da sorte com a competência. Podemos perseguir a sorte através da identificação das oportunidades e nos desviando das ameaças. E, é possível desenvolver as competências e habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades que nos são oferecidas em nossa vida.
Para planejar o nosso futuro, devemos, em primeiro lugar, entender o que é felicidade para nós. É preciso saber quais são os nossos princípios, nossas crenças e valores. Qual é o estilo e filosofia de vida que queremos levar? Dentro desta nossa visão, é preciso saber aonde queremos chegar. O que queremos ser? Não importa a nossa idade, a nossa profissão, ou mesmo a nossa posição. Sempre queremos alcançar novos horizontes e atingir novas conquistas. É preciso definir claramente os nossos objetivos e estabelecer as metas a serem alcançadas em longo prazo. Sabemos que para atingir as metas de longo prazo é preciso galgar posições intermediárias, definindo também metas de curto-prazo que nos ajudarão a chegar ao nosso objetivo final pretendido. As metas devem ser estabelecidas dentro de um critério de exeqüibilidade, com datas previamente definidas.
Podemos citar o exemplo do José de Souza, uma pessoa recém contratada para trabalhar como assistente de contabilidade numa empresa de grande porte. O seu objetivo profissional é atingir o posto de Gerente Financeiro. José sabe que, antes de alcançar o cargo gerencial, é necessário passar pela função de assistente sênior, assumir futuramente o cargo de Supervisor, e, se tudo der certo, ser promovido finalmente ao cargo de Gerente Financeiro. Para preparar o seu plano de carreira profissional, José poderá estabelecer prazos para alcançar cada uma das metas intermediárias até chegar ao objetivo final: ser gerente. Ele sabe que terá que competir com os colegas de trabalho e deverá enfrentar muitas dificuldades pelo caminho. Uma das tarefas mais importantes no momento do planejamento é saber levantar o perfil do profissional que está apto a assumir a função de Gerente Financeiro. Quais deverão ser as competências, habilidades e conhecimentos necessários para este cargo? Algumas habilidades ele já possui, mas deve desenvolvê-las. Contudo, por ser novo na empresa, José deverá adquirir outras competências ao longo de sua carreira. Através de uma metodologia simples, José poderá verificar os GAP´s (lacunas) existentes entre seu perfil atual e o perfil requisitado para o cargo de Gerente Financeiro. A partir daí, poderá traçar as metas e estabelecer os caminhos necessários para adquirir tais competências e habilidades adicionais, fundamentais para alcançar suas metas.  Os objetivos são marcos que norteiam a nossa caminhada e poderão ser alterados e ajustados às oportunidades e ameaças que aparecem no decorrer do tempo. Portanto, é possível que José possa aproveitar uma oportunidade que aparecerá numa outra empresa, tentando encurtar o caminho para chegar a sua meta de Gerente Financeiro.
Questões chaves desta etapa:
  •  Quais são os nossos objetivos profissionais e pessoais (metas)? O que queremos ser e o que desejamos ter?
  •  Quando acreditamos que teremos condições de alcançá-los (prazos)?
  •  Que caminhos são necessários percorrer para chegar às metas traçadas (estratégias)?
  •  Como poderemos trilhar esses caminhos? Que etapas e passos serão necessários dar para chegar lá (plano de ações). Que habilidades, competências e qualificações são fundamentais para atingir aos nossos objetivos? Quais defeitos e deficiências devemos eliminar para conseguir atingir as nossas metas?
  •  As nossas metas são factíveis? Temos ou poderemos construir as qualificações e competências necessárias para chegar lá.
A diferença entre a persistência e a teimosia é muito tênue. É importante saber distinguir entre a nossa real capacidade de atingir um determinado objetivo e o sonho de realizar algo que sempre será impossível.
Dicas importantes:
  • Utilize alguém de sucesso como referência para ajudar na análise do perfil e no levantamento das habilidades e competências necessárias (benchmarking).
  • Verifique todas as opções estratégicas que poderão ser consideradas e escolhidas para atingir os objetivos.
  • Revise constantemente o seu plano, ajustando os prazos e alterando os caminhos que levam às suas metas.
  • Analise bem e saiba explorar às suas habilidades e capacidades. E não se deixe abater pelas derrotas. Com esforço e dedicação sempre poderemos vencer os desafios chegar onde queremos.
Construindo Relacionamentos Duradouros
Estamos na era do relacionamento. Um dos maiores desafios das empresas é estabelecer relacionamentos estreitos e duradouros com seus clientes, fornecedores, colaboradores, consumidores, usuários, parceiros e constituintes. O objetivo final é conhecer e fidelizar os diversos públicos que interagem com as organizações.
No campo do Marketing Pessoal podemos dizer que devemos saber aprender a construir relacionamentos que tenham força e resistam às intempéries. Quanto maior o círculo de amizade de uma pessoa, maiores são as suas chances de obter sucesso. As oportunidades são oferecidas, em primeiro lugar, à quem lembramos, geralmente aos nossos amigos. Construir relacionamentos e amizades depende de nossa disposição de saber ceder para receber.
Dicas importantes:
  •  Afilie-se a alguma associação, ou organização de cunho social e profissional
  •  Saiba construir novas amizades e preservar os seus atuais amigos
  •  Procure enxergar sempre o lado positivo das pessoas
  •  Saiba entender as falhas e deficiências dos amigos
  •  Ajude, sempre que puder, as pessoas sem esperar nada em troca
  •  Trate sempre bem todas as pessoas. Seja cortês e educado com todo mundo, as pessoas saberão valorizá-lo
  •  Organize bem a sua agenda e os seus compromissos
  •  Prepare um banco de dados com informações importantes sobres as pessoas com quem relaciona: amigos, companheiros, clientes, fornecedores, etc, incluindo nome, endereço, telefone, e-mails, datas de aniversários, nomes da esposa e filhos, time  que torcem, etc
  •  Utilize as informações do banco de dados para estabelecer contatos freqüentes com as pessoas, e principalmente seus amigos
  •  Compareça aos eventos sociais e profissionais relacionados à sua área de interesse pessoal e profissional
  •  Esteja sempre atualizado com relação ao que está acontecendo
  •  Deixe que seus amigos o conheça e conheça bem os seus amigos

Conclusão


Por mais que tentemos planejar meticulosamente cada passo que daremos em nossa vida, a vida mostrará que os caminhos são mais longos e tortuosos do que poderíamos pressupor. Então, resta-nos uma indagação: porquê nos preocupar em tentar conduzir o nosso futuro? Porquê não deixá-lo nos conduzir? Por que não aguardar que os improvisos do destino se descortinem paulatinamente e nos revelem os segredos de nosso futuro incerto?  A verdade é simples: nós influenciamos o nosso próprio futuro. A partir do momento em que uma pessoa realmente acredita que poderá alterar o seu destino, ela poderá mover montanhas para fazê-lo. Entretanto, não adianta só querer mudar. Não adianta só querer ser um vencedor. É necessário agir como um vencedor! Temos que andar e correr, sempre na direção certa. Mas, como não desviar às nossas atenções com tudo àquilo que aparece em nossos caminhos. Como não cair em tentação e nos deixar seduzir pelas artimanhas do destino. E é neste ponto, que um bom planejamento serve para nos guiar. Serve para nos orientar na busca constante em direção ao nosso norte.
Não podemos evitar que os caminhos nos levem para mares nunca dantes navegados. Não podemos evitar que os mares nos levem para ondas nunca antes “surfadas”. Mas, com certeza, o planejamento nos ajudará a entender melhor às nossas aspirações e a compreender profundamente aonde queremos chegar. E o Marketing Pessoal, sem dúvida alguma, será um instrumento de grande valia no sentido de ajudar a encurtar o tempo necessário para alcançar os nossos destinos, mostrando-nos como nos diferenciar e nos destacar, de uma multidão de pessoas que também querem chegar a algum lugar. Usando as técnicas do Marketing Pessoal, poderemos aprender a nos ver como um produto, compreendendo melhor os atributos que temos dentro de nós, com o objetivo de desempenhar com maestria o papel que nos foi dado de servir à sociedade em que vivemos, para encontrar, finalmente, o nosso quinhão de felicidade.

“Nunca seremos perfeitos, mas a busca contínua pela perfeição é que nos faz sempre prosseguir na superação de nossos limites e nos aproximar cada vez mais do Criador”.  Artur Reis.

Notas sobre o Autor:
Economista pela PUC do Rio de Janeiro, Master in Business Administration pela St. Mary´s University of San Antonio – Texas. Professor de vários cursos de Pós-Graduação de entidades como FCAP-UPE, FAFIRE, UFPE e CEDEPE. Sócio e Diretor Executivo da New Ways Consultoria e Treinamento.  Foi executivo e gerente de Marketing das empresas Tintas Coral, Kibon-Sorvane, Pepsi-Cola, Gillette e Texaco.

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