sábado, 22 de outubro de 2011

Pesquisa revela que inovação é prioridade estratégica nas empresas

Radar // Visão 360º da 3M sobre inovação

Gestão
Fonte: 3M





A inovação é uma das prioridades da maioria das empresas brasileiras, concluiu pesquisa realizada pela Innoscience Consultoria e o Instituto Euvaldo Lodi. Estudo realizado com cerca de 80 empresários e executivos durante um importante Congresso sobre o tema revelou que 91% dos entrevistados colocam a inovação entre as 10 maiores prioridades de sua companhia.

A pesquisa Estágio Atual da Gestão da Inovação foi feita durante 3° Congresso Internacional de Inovação. O levantamento retrata o cenário de inovação no ambiente corporativo no Brasil.

Entre os profissionais que crêem na inovação como uma necessidade estratégica, 24% a colocam como a prioridade número um. Destaque para o fato de que boa parte dos que se demonstram satisfeitos com os rumos de suas empresas no quesito inovação são justamente os que colocam o tema em primeiro lugar.

A maioria dos entrevistados (64%) se diz satisfeito com as atuais práticas e resultados da companhia em que trabalha. Entre estes, 57% colocaram a inovação entre suas três grandes prioridades.

Desafios

A pesquisa também aborda quais seriam os maiores desafios para inovar, na opinião dos empreendedores. Elementos como a cultura, lideranças e a preparação das pessoas são citados.

“Apenas 23% dos entrevistados identificam a existência de um ambiente favorável à proposição de idéias, baixa aversão a risco, e incentivos para inovar”, conclui o estudo. “Isso evidencia a necessidade de práticas para criar uma cultura de inovação”.

A pressão por resultados imediatos é apontada por 48% das pessoas como uma das maiores dificuldades a serem superadas no processo de incentivo à inovação. A criação de mais mecanismos de reconhecimento pelo sucesso de uma ideia inovadora é um desejo de 46%.

Etapas

Os pesquisadores também procuraram identificar em quais etapas do processo de inovação os profissionais viam mais dificuldades. Idealização e conceituação são vistas como mais fáceis do que a experimentação e a implementação. Mesmo no grupo dos mais satisfeitos com os resultados, 50% dizem que há mais obstáculos para implementar as soluções. Eles avaliam, pórém, que não faltam propostas criativas.

Saiba mais:

A íntegra do estudo está disponível para download gratuito no site Innoscience

Faça o download gratuito da pesquisa no link abaixo:
Innoscience

Nenhum comentário:

Postar um comentário