Por Artur Reis
Fonte: WiseGeek |
Muitas empresas recorrem ao desenvolvimento de uma fragrância exclusiva para aromatizar seus ambientes. Essa estratégia é muito utilizada por empresas que recebem consumidores e usuários em suas instalações. Ex: hotéis, lojas, bancos, companhias aéreas, etc. A fragrância tem como objetivo principal, criar mais um elemento para ativação da marca. Ou seja, faz parte dos demais elementos que compõem a identidade da marca, assim como a logomarca, o jingle, o slogan, a assinatura, o personagem da marca, etc.
Vale a pena ler mais sobre este tema na postagem:
MARKETING OLFATIVO – Conquistando os Consumidores pelo Cheiro
Por outro lado, as redes varejistas têm se empenhado em tornar a experiência de compra muito mais agradável, criando uma atmosfera de loja mais envolvente através do uso de elementos sensoriais:
- Cores
- Iluminação
- Música
- Aromas
- Texturas
- Sabores
A ideia é que esses elementos sejam os estímulos ambientais necessários para influenciar positivamente o comportamento dos consumidores aumentando assim a probabilidade de compra.
Portanto, o aroma é um dos estímulos olfativos utilizados para criar um ambiente prazeroso, melhorando o humor das pessoas e facilitando a decisão de compra. Dependendo da exclusividade do aroma, pode também ser um elemento que leva a associação direta com a marca.
E quando falamos na compra de automóveis novos, um dos fatores que mais contribuem para a decisão de compra é o "cheirinho de carro novo". Algumas empresas já vêm buscando sintetizar em laboratório esse aroma para vender como desodorizador de automóveis.
Fonte: Itaro: Tudo para seu Carro |
No Jornal do Commercio de hoje foi publicada uma matéria muito interessante sobre a tentativa da indústria automobilística de produzir o "cheiro" de carro novo. Especialistas em diversos países pesquisam e testam materiais que possam traduzir o cheiro que tanto atraem as pessoas na hora de comprar um carro novo.
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