quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cuidado com as Promessas

Por Artur Reis

As empresas que desenvolvem e lançam produtos e serviços devem ter muito cuidado com as promessas feitas. 

Todo novo produto tem características que são chamadas de atributos. Entre os principais atributos podemos citar: ingredientes, formulação, material e componentes utilizados, tecnologia usada, processo de fabricação, etc.

 Por outro lado, esses atributos são responsáveis pelos benefícios que o produto irá levar aos consumidores. É óbvio que quanto mais o produto tem de determinado ingrediente na sua formulação, sua promessa de efeito final pode ser maior e melhor. 

Vamos usar como exemplo os perfumes franceses que são muito mais caros do que perfumes e colônias de outros países. Além da fragrância exclusiva, especialmente desenvolvida para cada marca de perfume, o fixador é um dos principais componentes. Um bom fixador tem um custo muito elevado, mas faz com que o cheiro deste perfume se prolongue por muito mais tempo nas pessoas. 

Marcas baratas de perfumes não usam um bom fixador, ou pelo menos uma quantidade suficiente de fixador para fazer com que sua fragrância permaneça por muito tempo. Apesar de existir uma legislação que regula esse segmento, o custo do fixador impacta diretamente no preço final do produto. 

Vejam o caso dessa empresa de preservativo na Alemanha, que prometia múltiplos orgasmos. O concorrente se sentiu prejudicado pela falsa promessa e entrou com processo contra essa empresa.

Veja abaixo na matéria abaixo: 

   - Atualizado em 

Fabricante de camisinha é processada por prometer 'orgasmos múltiplos'

Redação RedeTV!




Leia a matéria completa no link: REDE TV UOL

Neste caso a empresa sugeria na sua comunicação, que o produto poderia ser usado mais de uma vez. Imagina o problema que isto poderia causar para os consumidores! É claro que a empresa rival conseguir que ela retirasse o slogan com a falsa promessa.

Portanto é fundamental que a promessa de um benefício feita por uma marca para o seu produto esteja condizente com o que é realmente oferecido visando evitar problemas futuros de descrédito no mercado e crise de imagem. É muito melhor não prometer do que prometer e não cumprir. Antes de se elaborar uma campanha de comunicação é preciso fazer um bom briefing que irá orientar as agências no desenvolvimento de campanhas que estejam coerentes com o que o produto realmente é e com o que ele realmente se propõe a fazer. Vejam como elaborar um bom briefing nesta postagem do Blog:



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