quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PARTE II – FLASH MOB

Por Artur Reis


Ainda dentro do tema tendências da comunicação, estarei abordando agora uma forma de comunicação atual usada por empresas de todo o mundo para atingir o público de maneira inusitada: Flash Mob.
O QUE É FLASH MOB – é uma apresentação espontânea em local público, em geral na forma de dança, espetáculo musical ou ação previamente ensaiada, que aparece de repente iniciada por uma pessoa e vai crescendo rapidamente envolvendo dezenas ou centenas de pessoas e, da mesma forma que se inicia, de rapidamente se dissipa.
Por isso Flash Mob é uma abreviação de: mobilização (mob) relâmpago (flash).
Um dos objetivos mais importantes dessa estratégia de comunicação é criar o fator surpresa, fazendo o público interagir. Quanto mais as pessoas se surpreendem e se divertem assistindo a apresentação, maiores as chances de fazê-los participar da própria apresentação. É, portanto, uma ferramenta de comunicação, envolvente e impactante. As pessoas passam a ser também protagonistas do espetáculo e se sentem fazendo parte de algo especial e único.

Origem do Flash Mob
Embora o termo possa ter surgido no século XIX, não tinha o mesmo significado atual.  Segundo o site Wikipédia a primeira tentativa de se organizar uma manifestação em formato de flash mob foi criada pelo jornalista Bill Wasik em Manhattan, na qual enviou e-mails para dezenas de amigos, convidando-os a comparecerem num determinado horário na frente da loja Claire´s Acessories, sem que eles soubessem que o próprio jornalista havia planejado o evento.  Contudo, a loja soube antecipadamente do evento e alertou a polícia que impediu a aglomeração anônima de pessoas. Mesmo assim, de acordo com a Wikipédia, o jornalista Bill Wasik e amigos conseguiram realizar em junho de 2003 um flash mob reunindo um público superior a 100 pessoas, que se juntaram em volta de um tapete caro, no 9º andar da loja Macy´s, também em Manhattan. As pessoas foram convidadas através de folhetos distribuídos nas ruas, minutos antes do evento iniciar, contendo as instruções sobre o local e o tipo de evento. A idéia era dizer para os vendedores da loja que o grupo de pessoas, que ali se aglomeravam, era formado por moradores de Nova Iorque que faziam as compras em grupo e estava procurando um tapete do amor (vide link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob). A matéria publicada na FOLHA.COM de Abril de 2009 traz detalhes interessantes sobre Flash Mob no Brasil e no mundo (vide link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u545490.shtml).

Benefícios do Flash Mob
Num mundo competitivo, no qual as marcas disputam diariamente espaço na mente e na lembrança das pessoas com centenas de concorrentes, a comunicação precisa chamar atenção, criar o interesse e gerar empatia suficiente para que os potenciais consumidores lembrem-se da marca e do produto na hora da decisão de compra. Ou seja, sair da mesmice e fazer diferente é algo cada vez fundamental.
Benefícios:
  • Envolve as pessoas
  • Cria o fator surpresa
  • Gera impacto por ser um momento divertido e alegre
  • Facilita a lembrança da marca/ produto
  • O custo pode ser menor que a mídia tradicional
  • Cria um efeito multiplicador e de longo prazo através do “boca-a-boca”, das redes sociais, YouTube, etc.
  • Torna o momento inesquecível, pois as pessoas sentem-se parte de algo especial
  • A marca se apresenta de forma não “comercial”
  • Pode ser usado para dar suporte às campanhas veiculadas na mídia tradicional
  • Pode ser liderado por artistas, celebridades ou pessoas reconhecidas pelo público

Como tirar melhor proveito do Flash Mob?
A mobilização pode ser convocada pela internet, redes sociais, celulares, etc. Mas, não confunda flash mob com arrastões ou briga de gangs, no qual grupos de arruaceiros planejam o confronto em locais públicos, amedrontando ou criando pânico nas ruas, shopping centers, etc.
Atualmente existem agências ou empresas de comunicação especializadas no planejamento, criação e execução de campanhas flash mob para marcas e produtos. Procure um especialista para obter melhores resultados, pois fazer de forma amadora pode ser um tiro no pé. Da mesma forma que uma boa mobilização relâmpago produz excelentes resultados, uma campanha negativa terá uma repercussão negativa por muito tempo.

Seguem abaixo alguns exemplos de campanhas bem sucedidas que usaram flash mobs como peça principal:

Brasil
Campanha de Final de Ano Rede Globo NE

Vivo - Flash Mob no Maracanã

Oh Happy Day - Curitiba

TAP no Aeroporto de Guarulhos - SP
 

Club Social - Eddie nos Cines da UCI em Recife

Exterior
Campanha TIC TAC na Bélgica


"No Pants"  - Passeio no Metro de Nova Iorque

Sound of Music na Bélgica


McDonald´s nos EUA

T- Mobile em Liverpool -  Dança


Flash Mob Vodaphone - Ghana - África


O Caso do Celular Secret da LG na Oscar Freire em SP
Interessante a ação planejada e bem executada para o lançamento do celular Secret (substituto do LG Prada num dos points mais valorizados de São Paulo. O diferencial dessa ação foi o uso combinado das diversas ferramentas de comunicação: flash mob, viral, redes sociais, celular, etc.  Detalhes no link: http://www.simviral.com/fashion-mob-na-oscar-freire-descobriram-o-secret/

Agora você já sabe: se acontecer algo diferente e inusitado envolvendo uma multidão de pessoas em local público, pode não ser uma pegadinha. Poder ser apenas uma ação de flash mob realizada por alguma empresa. Se você participar talvez até apareça na Telinha!

2 comentários:

  1. Aprendendo com prazer as mais diversas postagens.
    Agradecimentos.
    Prosperidade!

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  2. Obrigado pelo apoio. Fico aguardando sugestão de temas. Prosperidade para vc também em 2012. Abraços.

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