terça-feira, 30 de outubro de 2012

Marketing Pessoal: Marca do Fotógrafo

Amigos, estou transcrevendo um artigo muito interessante escrito por Alcides Mafra e publicado no website PhotoChannel. 

O artigo traz dicas importantes para os profissionais do ramo da fotografia que querem se projetar alavancando a sua marca pessoal. Como está muito bem ilustrado na entrevista com o fotógrafo Luciano Melo, saber se posicionar é fundamental. Ou seja, se alguém quer ser reconhecido como "o bom" numa determinada área é preciso ter foco. Ser bom em tudo é difícil. E só se alcança uma determinada notoriedade depois de algum tempo de profissão. Por isso mesmo é importante se especializar numa determinada área, desenvolvendo as habilidades necessárias e aproveitando o talentos naturais que conseguir identificar.


As dicas abaixo servem também para profissionais de outras áreas, que agem de forma autônoma e que estão no início de carreira. Quem tiver interesse em ler mais sobre Marketing Pessoal acesse a postagem: MARKETING PESSOAL – ENFOCANDO O “EU” PRODUTO   publicada neste Blog.


Artur Reis




Gestão de carreira — 22 de outubro de 2012 às 13:26

Foto: Luciano Mello

No mundo dos negócios, uma marca bem estabelecida faz toda a diferença.                                                     Porém, isso não é privilégio das grandes corporações. O fotógrafo, por exemplo, também
pode ter a sua. Mas não se trata apenas de bolar uma logomarca interessante. Para que esta
comunique eficientemente ao público-alvo as credenciais do profissional, é preciso
alguns cuidados.


“Na verdade, o que o fotógrafo deve estabelecer não é apenas uma marca, mas sim um estilo, uma visão única, um 
diferencial ou especialização. A marca deve representar isso de forma que seus futuros clientes associem a marca
a toda uma ideia e personalidade”, destaca o fotógrafo paulista Luciano Mello, 42, autor do blogue Fotobusiness.

Foto: Geisa Caroline
Luciano Mello: uma marca bem construída pode fazer a diferença num mercado competitivo
 (foto: Geisa Caroline)

Para ilustrar a ideia, ele cita duas empresas do ramo, Leica e Canon, que ao longo dos anos souberam associar sua marca
a ideais de qualidade e tradição, no primeiro caso, e tecnologia e inovação, no segundo. “Para o fotógrafo vale a mesma
regra: uma marca deve representar o que o fotógrafo tem de melhor a oferecer e, num mercado tão competitivo, às vezes
uma marca bem construída e que se comunique com seus clientes de forma eficiente pode ser um trunfo e ajudar a
destacar um profissional dentre outros”, diz Luciano.
O especialista fixa como primeiro passo para construir uma boa marca pensar antes no que se pretende comunicar, nos
valores que a marca irá representar. A partir disso, é preciso desenvolver uma série de ações para que a simbologia
adotada seja eficiente.
“A marca não está apenas em um logotipo, está em toda comunicação visual que usamos. Do logotipo às fontes usadas,
as cores e design de nossos cartões e papelaria, tudo tem que fazer sentido para nossos clientes e ser coerente com a
percepção que esperamos que tenham de nosso trabalho”, pontua.
Seguindo essa lógica, você deve acrescentar à sua logo elementos que correspondam ao segmento em que atua: 
“Se trabalhamos com fotografia de casamento, não faz sentido utilizar um símbolo como, por exemplo, uma caveira,
obviamente não seria uma boa ideia. Podem ser utilizados elementos leves que remetam à ideia de união e romantismo”, 
sugere o fotógrafo, que publicou em seu site alguns exemplos bem e malsucedidos de logomarcas de fotógrafos.
Luciano faz questão de frisar que o processo de construção da marca depende de uma sequência de fatores. 
Não existe ação isolada, especialmente no que diz respeito ao posicionamento do profissional em seu mercado. 
Portanto, é imprescindível que o nome por detrás da marca tome certas medidas não apenas para agregar valor a ela,
mas principalmente para não depreciá-la.
Foto: Luciano Mello

Mantenha seu portfolio nas redes sociais coerente com o foco do seu trabalho comercial, recomenda Luciano
O alerta faz todo sentido quando o assunto é divulgação. O mais comum nos dias de hoje é usar as redes sociais para se 
promover e prospectar novos clientes. No entanto, é preciso cautela.
“Uma marca é construída para criar uma percepção em seus clientes sobre uma empresa ou um profissional. No caso dos
fotógrafos, geralmente somos a empresa, então às vezes devemos nos conter no que expomos em redes sociais. Se eu
sou um fotógrafo que trabalha principalmente com retratos de crianças, é importante compreender que o seu público-alvo
tem uma certa expectativa e percepção que você mesmo construiu e estabeleceu. Então, certos comportamentos podem
ser negativos perante esse público”, orienta Luciano.
“Pense numa marca como a Nike patrocinando uma rave ou um festival gastronômico”, ele continua. “Não faria muito
sentido, por isso eles patrocinam esportes e atividades relacionadas a sua essência e ideologia de comunicação. O mesmo
vale para nós: se trabalhamos com fotos de crianças, não seria uma boa ideia ficar publicando fotos de seus ensaios de
nudez, isso não faz sentido para os seus clientes e com certeza iria agir contra o profissional, criando uma percepção
contrária que com certeza seria nociva ao nosso trabalho”.
Por isso, ele recomenda bom senso: “Uma marca é toda a percepção que o seu público tem sobre sua empresa e ser
coerente com a imagem que criamos com base naquilo que acreditamos ter de melhor é o mais importante, pois, como
muitos de nós utilizam os próprios nomes como marca, raramente teremos uma segunda chance. Ninguém quer associar
o nome de forma negativa, por isso bom senso, planejamento e coerência são importantes para manter sua marca da
melhor forma possível”.


Fonte: PhotoChannel

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