sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Novidades - Ecomobiles

Por Artur Reis

PERAVES
Fundada na Suíça em 1974 pelo ex-piloto de acrobacias Arnold Wagner, a Peraves lançou em 1982 a primeira motocicleta com cabine, denominada EcoMobile®. Equipada com motor BMW K100, o novo conceito de motocicleta tinha uma aerodinâmica arrojada que propiciava atingir alta velocidade, com baixo consumo de combustível.



Depois de muitos anos de testes e experimentos, a Peraves lançou em 2007 um novo modelo da EcoMobile apelidado de MonoTracer®. Com novo design e trazendo novas funcionalidades, a cabine da MonoTracer era feita de Kevlar, a mesma malha sintética usada nos coletes à prova de balas e fibra de vidro. Um dos grandes diferenciais da MonoTracer foi a incorporação de rodas laterais retráteis, acionadas manual ou  automaticamente quando o veículo reduz a velocidade, cai ou está parado. Com as rodinhas laterais recolhidas servindo de ponto de apoio a moto pode fazer curvas num ângulo de 52º (quase deitada) muito acima das motos comuns. A MonoTracer utilizava motor BMW 1.2 l de 16V e 4 cilindros, com potência de 131,9 cv e torque de 12,95 kgfm.



Já em Dezembro de 2011, a Peraves passou a fabricar o novo modelo MonoTracer-E ou MTE-150, equipado com motor elétrico, passando a ser um dos veículos mais eficientes em termos energético e de alto desempenho existente. O MTE-150 tem emissão zero de carbono, sendo ecologicamente um veículo correto.


Em função da capacidade reduzida de produção da Peraves (100 unidades por ano), a MonoTracer é oferecida por um preço médio de 52 mil euros, algo equivalente a R$ 120 mil Reais.



ECOMOBILE
A EcoMobile é portanto um veículo híbrido, mistura de motocicleta com carro e com cara de avião. Vem revestida de uma carenagem em forma de bolha ou cápsula, que serve como uma cabine visando proteger o piloto e o passageiro. A cabine possibilita uma maior segurança ao piloto, pois evita que fique totalmente exposto como acontece numa motocicleta tradicional. Neste caso, o piloto e o passageiro ficam dentro da cabine, evitando danos em colisões ou quedas. As rodas laterais retráteis podem ser acionadas de forma manual ou automática evitando uma súbita queda.


O design futurista, as cores e a segurança podem ser grandes atrativos para os diversos tipos e modelos existente das EcoMobiles. Além disso pode incluir diversos itens acessórios como: câmbio automático, airbags, GPS, freios ABS, faróis de Xenon, som, etc. Os novos modelos chegam a fazer de 0 a 100 km/h em  4,8 segundos, atingindo uma velocidade em torno de 190 milhas, ou 306 Km por hora. O preço, apesar de ser atualmente salgado, deve cair com o tempo.



Quem sabe, em breve, poderemos ver diversos EcoMobiles circulando em nossas cidades brasileiras !!!!


Veja alguns vídeos e fotos da EcoMobile.









Reportagem
Painel Interno
Assentos
Visão lateral e traseira

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