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domingo, 29 de novembro de 2015

Pesquisa de Marketing – Um Investimento importante para o sucesso do negócio ou despesa desnecessária?

Por Artur Reis

Extraído da AR Consultoria.

Fonte: INC
Amigos, quero aproveitar essa famosa frase do fundador da Ford Motor Company, Henry Ford, para fazer algumas reflexões sobre a importância da Pesquisa de Marketing para o sucesso das empresas:
- “Se eu perguntasse as pessoas o que elas queriam, elas teriam dito: um cavalo mais rápido” (fonte: INC).
Em primeiro lugar é preciso explicar que uma Pesquisa de Marketing coleta dados, informações, opiniões, percepções das pessoas num determinando momento. A pesquisa serve para ajudar os profissionais de marketing, executivos e empresários a tomarem decisões. Pesquisa não é uma ciência exata, nem profecia. O sucesso de uma pesquisa depende muito da maneira com a qual é planejada e conduzida. A pesquisa ajuda a reduzir riscos, mas não garante o sucesso. Com certeza, tomar decisões baseadas em pesquisas é muito melhor do que não ter nada para se orientar.

Segundo, o resultado de uma pesquisa se baseia no que as pessoas pensam ou acham, num determinado momento. Porém, sabemos que as pessoas sofrem muitas influências do que está ocorrendo a cada minuto. Dependendo das mudanças no cenário externo, as opiniões podem mudar. Daí a importância de se fazer pesquisas a cada ciclo de tempo.

Em terceiro lugar, refletindo sobre esta frase de Henry Ford, para justificar que o sucesso do lançamento do primeiro automóvel não dependeu de pesquisa, temos que levar em consideração que Henry Ford, assim como outros grandes inovadores e inventores como, King C. Gillette (lâmina de barbear), Thomas Edison (lâmpada elétrica) e Alexander Graham Bell (telefone), foram capazes de criar novos conceitos de produtos que não existiam na época.  No final, do século IX e início do século XX, as pessoas usavam bicicletas, cavalos e carruagem como meio de transporte. Portanto, muito dificilmente as pessoas iriam responder na pesquisa que precisavam de um veículo com motor à gasolina, que fosse capaz de os levar de um local para o outro.

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Quadriciclo motorizado - Fonte: Automonitor

Dependendo da forma com a qual as perguntas da pesquisa são formuladas, as respostas refletem a realidade da época. Mas, uma boa pesquisa poderia sim identificar as dificuldades ou problemas que as pessoas tinham naquela época com o meio de locomoção existente, como por exemplo: tempo de duração do deslocamento, falta de conforto, alto custo da carruagem pois dependia de cavalos e um condutor, falta de autonomia, riscos, etc.
A grande sacada das empresas inovadoras é saber identificar essas lacunas existente no mercado para criar novas soluções. Este foi o grande mérito de Henry Ford, com ou sem pesquisa. Ele soube entender bem as limitações que os meios de transportes daquela época tinham. E partiu para criar uma nova forma de veículo.

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Graham Bell - Fonte: Moffett Studio
Da mesma forma, se Granham Bell fosse perguntar as pessoas na época, o que queriam, ninguém iria responder: um telefone. O telefone foi a inovação desenvolvida por G. Bell para resolver o problema de comunicação da época.
Nos dias de hoje, quando já alcançamos um grau muito avançado de evolução de produtos, com inúmeras marcas concorrendo em milhares de categoria, fica mais difícil criar novidades.
Entretanto, a pesquisa serve para identificar problemas, lacunas, oportunidades e benefícios não resolvidos, avaliar a concorrência, etc. Isso ajuda a empresa a orientar a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento a focar num determinado caminho criativo. A pesquisa também serve para testar novos conceitos, avaliar intenção de compra, etc. Ou seja, a partir de uma nova ideia, a pesquisa ajuda a aperfeiçoar essa ideia para que o produto venha a atender da melhor forma possível as necessidades dos consumidores e usuários. Por isso, antes de qualquer lançamento, as grandes empresas utilizam pesquisas de marketing para testar os novos produtos e assim, fazer todas as necessárias adaptações antes do lançamento.

Portanto, posso afirmar com muita convicção que a Pesquisa de Marketing será sempre um excelente investimento e uma grande ferramenta de marketing que visa reduzir os riscos de fracasso e ajuda a aumentar as chances de sucesso de um novo produto.
Apenas quero lembrar que Pesquisas devem ser feitas por empresas que tenham competência e experiência nesse campo. Usar pesquisa de forma errada pode levar a resultados distorcidos. É fundamental que se busque o apoio de empresas que sejam especializadas em Pesquisas de Marketing.

Observação: não é objetivo dessa postagem discutir quem foi o verdadeiro inventor do automóvel ou do telefone. São personagens altamente reconhecidos pela capacidade de desenvolver esses produtos e torná-los disponíveis em massa para o mercado. 

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