POSTAGENS

CURRÍCULO


Artur de Melo Reis de Souza

FORMAÇÃO E CURSOS

Área
Instituição
Graduação
Ciências Econômicas
Pontifícia Universidade Católica - RJ
Mestrado
Master in Business Administration – International Business
St. Mary´s University of San Antonio, Texas - EUA
MBA
Gestão para a Excelência
SENAI SC
Extensão
International Paint Marketing Course
ICI Paints – Slough - England
Extensão
International Marketing Course
Philip Morris - SP


EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
CEDEPE Business School - LAUREATE International Universities – Recife (Desde 2003)
Disciplina
Curso
Gestão de Produtos e Marcas 
MBA Executivo Nacional em Marketing & Vendas - Desde 2003
Tendências de Marketing 
MBA Executivo Nacional em Marketing & Vendas - Desde 2003
Gestão de Marketing 
MBA Executivo Nacional In Company – CELPE - 2009

FBV DeVry  – Recife (Desde 2013)
Disciplina
Curso
Branding
MBA em Marketing & Vendas - Desde 2013
Gestão Estratégica
MBA em Gestão Empresarial - Desde 2015


FAFIRE Business School  – Recife
Disciplina
Curso
Gerência de Marketing 
Pós-Graduação - Marketing e Comunicação Empresarial - 2015
Estratégia Mercadológica 
Pós-Graduação - Marketing e Comunicação Empresarial - 2008
Gestão da Imagem Empresarial 
Pós-Graduação - Marketing e Comunicação Empresarial - 2003/2012
Marketing Empresarial 
Pós-Graduação - Marketing e Comunicação Empresarial - 2004/2006
Relações com a Imprensa e
Comunidade 
Pós-Graduação - Marketing e Comunicação Empresarial - 2006/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PERNAMBUCO - UPE/FCAP - Recife
Disciplina
Curso
Planejamento Estratégico 
Pós-Graduação - Administração de Marketing - 1994/2003
Composto Promocional 
Pós-Graduação - Administração de Marketing - 1993/1997
Administração de Produtos e Preços 
Pós-Graduação - Administração de Marketing - 1998/1999
Elaboração e Gestão de Projetos
Pós-Graduação - Gestão da Qualidade em Serviços - 1998
Planejamento e Gestão 
Pós-Graduação - Gestão da Capacidade Humana
Marketing Turístico 
MBA em Gestão de Marketing de Empreendimentos Turísticos - 2002
Marketing do Setor de Saúde 
MBA em Gestão de Cooperativas - 2003
Marketing 
MBA em Planejamento e Gestão Organizacional - 2004
Marketing de Serviços e Pesquisa de Mercado 
MBA em Gestão da Qualidade em Serviços - 2001/2013
Marketing Logístico 
MBA em Logística Empresarial - 2002/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE - Recife
Disciplina
Curso
Processo Decisório 
Graduação - Ciências da Administração - 1997
Introdução a Administração 
Graduação - Turismo - 1997
Novos Negócios
Graduação - Ciências da Administração - 1997
Planejamento em Marketing
MBA Executivo – Marketing Estratégico - 1997/2005
Gerência em Vendas 
MBA Executivo – Marketing Estratégico - 1997/2005
Gerência de Vendas no Varejo 
MBA Executivo –  Gestão de Varejo - 1997/2005
Gestão de Produtos e Marcas 
MBA Executivo – Marketing Estratégico - 1997/2005

UNIVERS. SANTA ÚRSULA – Rio de Janeiro
Disciplina
Curso
Evolução do Pensam. Econômico 
Graduação - Ciências da Administração - 1980/1988
Economia Brasileira 
Graduação - Ciências da Administração - 1980/1988
Introdução a Economia 
Graduação - Ciências da Administração - 1980/1988
Introdução a Administração II (Graduação)
Graduação - Ciências da Administração - 1980/1988
Teoria Geral da Administração – TGA I e II 
Graduação - Ciências da Administração - 1980/1988
Organização e Métodos - O&M 
Graduação - Ciências da Administração - 1980/1988

CIESA – Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas - Manaus
Disciplina
Curso
Gerência de Comunicação e Propaganda 
Pós-Graduação - Marketing e Negócios
Gerência de Produtos 
Pós-Graduação - Gerência de Marketing e Negócios
Gerência de Marketing e Negócios 
MBA em Marketing e Negócios/ MBA em Gestão de Pessoas/ MBA em Gestão de Produção

MACKENZIE - Recife
Disciplina
Curso
Análise de Clientes e Mercado 
MBA em Gerência Nacional de Vendas - 2005

FACULDADE SANTA MARIA - Recife
Disciplina
Curso
Gestão de Empresas 
Pós-Graduação - Gestão Hoteleira - 2005

NÚCLEO EXECUTIVO – Recife
Disciplina
Curso
Marketing Prático e Negociação 
Programa de Formação de Executivos - 2003

DIRECTIVOS - Recife
Disciplina
Curso
Planejamento Estratégico 
Programa de Gestão Empresarial - 1998

ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Cargo ou Função
Instituição
Gerente da Unidade de Gestão Estratégica
SESI Pernambuco - 2009/2015
Sócio e Diretor
Prolev do Brasil Ltda - 2005/2009
Sócio e Diretor Executivo
New Ways Consultoria e Treinamento - 1996/1997 e 2001/2005
Sócio e Diretor
Puma Publicidade e Marketing - 2001/2003
Gerente do Departamento de Marketing
Tintas Coral Nordeste Ltda – Grupo ICI - 1997/2001


Gerente da Divisão Marketing
Kibon-Sorvane - Sorvetes Produtos Alim. S.A.(Grupo Philip Morris) - 1991/1996
Gerente Regional de Marketing
Pepsi-Cola do Brasil S.A - 1989/1990
Gerente de Produtos e Analista Financeiro
Gillette do Brasil - 1984/1989
Assistente Técnico - Estudos de Marketing e Planejamento Financeiro
Texaco Brasil S. A. - 1980/1984

ATIVIDADES ASSOCIATIVAS
Cargo ou Função
Instituição
Rotary Club do Recife
Presidente Gestão - 2014/2015, Membro desde 2001
ADVB – NE
Presidente do Conselho Fiscal, Conselheiro, Diretor - 1997/2004
Fórum NeoCidade Jaboatão dos Guararapes
Vice-Presidente de Marketing - 2002/2004
Associação Comercial de Pernambuco 
Conselheiro Gestão - 2003
Abrigo Cristo Redentor
Diretor de Projetos Especiais - 2002
G-10 Consultores Associados
Co-Fundador e Ex-Diretor de Marketing- 2003/2005
Prodetur II
Conselheiro - 1998

SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Conferencista no Primeiro Seminário Brasil - Itália de Administração e Marketing - UNIVERSITÁ DI TORINO – FACOLTÁ DI ECONOMIA TORINO – representando a UPE/FCAP – Palestra: A Importância da Estratégia de Marketing Regional dentro do Contexto da Globalização – Análise do Caso de uma Empresa Brasileira - 2000

PALESTRAS MINISTRADAS
Petróleo Ipiranga, ABRH-PE, ADVB, AMCHAM-PE, FCAP, ROTARY CLUB, ALSHOP-PE, CEDEPE, FUNESO, UNICAP, UFPE, FAFIRE, Rotary Club do Recife, Faculdade MARISTA, Federação das Indústrias de PE, Shopping Caruaru, Coremal, FIR, KarneKeijo, Coremal, Cimento Nassau, ONG Veredas, Petrobrás, Congresso de Gestão de Pessoas – Recife – Julho 2004, ABRH – PE - Sábados e Saberes, etc.
   
CONSULTORIAS E TRABALHOS realizados 
·         AEROTEC Industrial – Gestão das Atividades de Marketing e Comerciais
·         ALMEC Iluminação - Gestão das Atividades de Marketing e Comerciais
·         SIMMEPE – Planejamento Estratégico de Marketing para as indústrias pernambucanas participantes do PROMETALI, entre elas, Aerotec, Miratec, Galvanisa, Almec e Prevenção, contando com o apoio da FIEPE/SEBRAE
·         SINFACOPE – Planejamento Estratégico de Marketing para as indústrias pernambucanas participantes do PROFÁRMACO II, entre elas, Hemope, Labortecne, Indústria de Plásticos Guararapes, Rishon Cosméticos, LAFARE, QUIMIFAR, INFA, Lapon, Diniz& Brandão, contando com o apoio da FIEPE/SEBRAE Nacional
·         ALUMINIC Industrial S.A. – Planejamento Estratégico e Organização Comercial 
·         COREMAL Distribuidora de Produtos Químicos – Planejamento Estratégico de marketing
·         PETROBRAS – Desenvolvimento do Projeto Interação com o Mercado, envolvendo treinamento e capacitação da equipe de técnicos visando entender e conhecer o mercado de consumidores
·         BRAZILIAN GYPSUM – Consórcio de Exportação de Gesso do Araripe ligado ao SINDUSGESSO/SEBRAE/APEX - Coordenação de Marketing da Promoção Internacional do Programa de Exportação da Indústria de Gesso do Araripe
·         Indústria PROLEV de Alimentos - Planejamento Estratégico e Gestão das Atividades de Marketing e Comerciais
·         Cimento NASSAU - Palestras e Treinamento para Equipes de Vendas
·         Murillo Joalheiros – Planejamento de Marketing
·         BANCO MATRIZ – Trabalho de Organizações e Métodos
·         INNOVATECH - Indústria de Equipamentos Eletrônicos – Planejamento Estratégico, Coordenação e Implementação das Atividades do Plano
·         Grupo MOURA de Baterias – Desenvolvimento e lançamento de Novos Produtos, incluindo “Moura com Prata”
·         POLYUTIL Indústria de Plástico do Nordeste – Marketing Internacional, Desenvolvimento de Parcerias com Empresa Americana, Marketing
·         Indústrias Reunidas RENDA de Embalagens Metálicas - Planejamento Estratégico
·         Rede FREIOTESTE – Desenvolvimento de Plano de Comunicação e Padronização

Artigos e Publicações:
·         Co-Autor do Livro “RH Positivo” - Novo Mundo do Trabalho, com o capítulo: Marketing Pessoal – Enfocando o “Eu Produto”; Editora Quality Mark – 2004
·         Artigo: Canais de Distribuição - O Difícil Acesso aos Mercados – A Saída para Pequenas e Médias Empresas - publicado na Revista Direção Sebrae - Pernambuco – nº 1 de 2004

2 comentários:

  1. Boa tarde, acho que poderia te interessar a tecnologia que tenho desenvolvido nos últimos anos aqui no México sobre melhora de produção e rendimento com baixo custo. Caso queira conhecer um pouco mais sobre esta tecnologia única no mundo, te passo meu e-mail. Saludos!

    ResponderExcluir