POSTAGENS

domingo, 15 de outubro de 2017

PROPAGANDA NO TEMPO DO ASSUCAR

Por Artur Reis



Introdução 
Vamos dar uma volta ao passado, mais especificamente ao período de junho de 1924, para conferir alguns anúncios publicados na Revista “Ilustração Brasileira”. Essa edição especial sobre Pernambuco foi encomendada pelo Instituto Archeologico, Historico e Geographico Pernambucano, para celebrar o primeiro centenário do movimento republicano “Confederação do Equador” em 02 de julho de 1924. 

A Revista Ilustração Brasileira
A Coleção Revista Ilustração Brasileira era composta por 41 exemplares, editada pela Sociedade Anonyma “O Malho”. Está sob a guardada da Biblioteca Nacional. A Revista apresentava o contexto social, político, econômico e cultural daquele período ao público brasileiro. Foi fundada, em junho de 1909, por Luiz Bartolomeu de Souza e Silva e Antônio Azeredo. O periódico apresentava formato grande (36x27cm), contendo em torno de 40 a 60 páginas, com exceção das edições especiais, que costumavam ser mais extensas. Ao longo dos três períodos em que esteve em circulação – o primeiro de 1909 a 1915, o segundo de 1920 a 1930 e o último a partir de 1935 –, a revista tratou de temáticas diversas como artes, cotidiano, política, economia, história, moda, vida social, além de conter entrevistas, crônicas, poesias, contos, fotografias e ilustrações, muitos assinados por grandes intelectuais do período como Olavo Bilac, Eduardo Salamonde, Paulo Barreto, Euclydes da Cunha, Júlia Lopes de Almeida, Luiz Delfino, Agenor de Roure, Manuel Bonfim, Coelho Netto e outros.


Anúncios
É muito interessante verificar como a linguagem publicitária da época era muito mais formal, com menos grau de ousadia e criatividade, quando se compara aos tempos atuais. Além disso, a ortografia dos anos 20 era muito diferente da nova e revisada. Chega a ser estranho ver palavras como “açúcar”, escritas com dois esses: Assucar. Uma das coisas que chama atenção é que a maioria dos anúncios incluía a caixa postal e endereço telegráfico, já que o Telegrama era o meio de comunicação mais ágil e utilizado na época.  


A marca tinha o papel de dar o aval de credibilidade da empresa ou do produto, sendo relacionada a valores como tradição, confiança, etc. Poucas marcas, como a Peixe, usavam o símbolo de um objeto, no caso o “peixe”, representando seu logotipo. Muitas, se resumiam a usar apenas o nome de empresa ou do produto em grafia estilizada. Já nas edições de meados da década de 30, pode-se perceber uma grande evolução tanto do branding, como o uso amplo de logomarcas, como da publicidade em si, incluindo fotografias e artes mais elaboradas, o que melhora sensivelmente a percepção de qualidade dos anúncios.
Muitos anúncios tinham cunho institucional contendo informações contábeis e financeiras, que atestavam a seriedade e demonstravam a idoneidade da empresa junto à sociedade!


Para facilitar a visualização, os anúncios são divididos nas categorias:

Produtos; Estabelecimentos comerciais; Fábricas, usinas e estabelecimentos industriais; Bancos, seguros e serviços financeiros; Serviços.

 Produtos
Biotonico Fontoura


Creme de Pérolas de Barry

Lâmpadas Edison Mazda

Lâmpadas Philips

Leite Moça - Nestlé

Sabão Laminado Prophylactico


Fanal de Lohse - perfumes
Vaseline Chesesbrough
Nutrion
Polar Sapatos


 Estabelecimentos comerciais

Casas Nippon

Casas Gondim

H. Milet & Cia
Alves Fernandes Irmãos


Joalheria Louvre

Joalheria Regulador da Marinha

Joalheria Krause
Viúva Pires Ferreira

Wilson, Sons & Company - Agentes (Johnnie Walker, Cerveja, etc.)

José de Vasconcelos


Fábricas, usinas e estabelecimentos industriais


Companhia Fiação e Tecidos
Companhia Constructora Cimento Armado


Companhia Fabrica de Estopas
Franco Ferreira


Fratelli Vita

Fabrica de Apipucos

Minho Recife

Refinaria de Assucar São Jorge - Augusto G. Galvão
Menezes Metalurgica

José Rufino & Companhia





Bancos, seguros e serviços financeiros

Seguros Amphitrite

Banco do Brasil

Banco do Povo
Banque Française et Italienne - Branco Frances e Italiano


Banco Popular do Brasil

Companhia Phoenix Pernambucana - Seguros

Sul America - Seguros

Serviços

Loterias J. Antonaccio & C.
Western Union Telegraph Company



Photographia Piereck
Photo Studio Phil. Schafer

Photografia Fidanza Max Manksch & Cia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário