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sábado, 26 de outubro de 2013

PEGADINHA OU EXPERIENTIAL MARKETING

Por Artur Reis

Muitas empresas estão saindo do uso das ferramentas convencionais de Marketing para a utilização de formar modernas de ativação da marca junto ao público-alvo potencial, criando experiências únicas, impactantes e inesquecíveis. Essa nova forma de ação de Marketing é conhecida como Experiential Marketing, Engagement Marketing ou Participation Marketing.

Experiential Marketing ou Experience Marketing é uma estratégia de marketing que envolve diretamente potenciais consumidores a participarem da ação. A ideia é criar envolvimento com a marca na co-produção da ação desenvolvendo um relacionamento com a marca.

O resultado desse trabalho é geralmente divulgado no meio digital, em websites, youtube, blogs ou redes sociais. Quando a ação tem um resultado muito positivo, a publicidade ou marketing viral se encarrega de fazer a rápida pulverização do filme através das pessoas, que recebem e repassam o conteúdo ou link através dos e-mails e de suas redes sociais.

Entre alguns exemplos recentes, escolhi dois casos para comentar:

1 - TV LG 84 Polegadas - Ultra Realidade:


2 - Lançamento do novo remake do filme Carrie a Estranha:



Com certeza, o uso de ações, como as apresentadas acima, provocam reações diversas nas pessoas que são diretamente envolvidas, ou que assistem na internet. 

Em todos os casos, o objetivo do experiential marketing é surpreender e envolver emocionalmente as pessoas que participam ou que assistem. Dependendo da abordagem utilizada a ação pode levar a sensações como: humor, carinho, amor, diversão, entusiasmo, orgulho, suspense,etc.

Sendo assim, se for bem utilizado, o experiential marketing pode gerar diversos pontos positivos como:

  • aumenta a lembrança da marca
  • cria uma conexão emocional com a marca
  • engaja os consumidores
  • reduz os custos de comunicação pois não usa os meios tradicionais
  • impulsiona as vendas
  • gerar percepções positivas
  • mostra os atributos e benefícios do produto
  • ganha credibilidade 
  • aumenta a preferência pela marca
Saiba mais em: Building Brands through Experiential Marketing: 11 Awesome Examples

Mas é exatamente a reação das pessoas envolvidas diretamente nessas ações, que diverte o público quando assiste os filmes. Quanto mais inusitado, mais impacto terá e maior será o potencial dessa ação se transformar em publicidade viral

Nos casos acima, o propósito da ação era chocar as pessoas que são pegas de surpresa num ambiente devidamente preparado para tal. 

Mas, algumas perguntas que não querem calar ficam no ar:

1- Será que esse tipo de ação traz benefícios positivos para a construção ou aumento da lembrança da marca?

2 - Que tipo de problema, o resultado de ações como essas podem causar à imagem da marca?

3 - Vocês preferem a abordagem "de choque" usada nos exemplos acima, ou o caso da Coca-Cola que tem pregado o compartilhamento da felicidade entre as pessoas?

Vejam exemplo abaixo:

Coca-Cola no Dia dos Namorados

Neste exemplo, uma máquina de vendas (vending machine) da Coca-Cola foi colocada estrategicamente no meio do corredor central de um shopping, no dia dos namorados, sendo dirigida apenas aos casais.

Portanto, para conseguir retirar as latinhas da máquina, as pessoas tinham que comprovar que realmente eram "casal de namorados". Vejam as cenas explicitas de felicidade provocadas pela ação.

Gostaria muito de receber a opinião de vocês sobre essa estratégia! Qual é a mais efetiva na opinião de vocês???? Comentem!!!!

3 comentários:

  1. Professor,

    Confesso que ri muito vendo a pegadinha da LG e do filme Carrie, a Estranha! rsrs
    Acredito que nos dois primeiros casos as sensações fortalecem ainda mais os atributos do produto, ultra HDTV e filme de terror, respectivamente. No caso da Coca-Cola, o objetivo é aumentar mesmo o share of mind e o share of heart dos consumidores, através de momentos memoráveis. A Coca-Cola é sensacional nesse sentido!

    Abs,
    Juliane

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