Por Regina Paes
Regina
Paes é
sócia-diretora da Visão Pesquisa & Gestão da Informação e Especialista do
Boteco do Conhecimento
Como os
projetos de marketing, pesquisas também requerem planejamento prévio pelo
profissional. Essa etapa é iniciada com o briefing, um resumo com os
antecedentes do projeto e as expectativas na pesquisa, elaborado muitas vezes
com a ajuda do especialista pesquisador.
Freqüentemente
profissionais de Marketing se deparam com questões essenciais no planejamento
dos seus projetos, como o do lançamento de um novo produto. Questões como: a
ideia ou produto é relevante? Como posicioná-lo no mercado, para qual público,
o que é mais importante comunicar sobre o produto? Em quais canais distribuir?
Em quais meios divulgar, com qual alocação de verba? O volume de vendas será
compatível ao investimento gerando lucro? O produto motivará recompra?
Esses são exemplos de problemas de marketing que podem ser respondidos
tendo como referência informações de pesquisas de mercado. Muitas outras
questões, também para produtos e serviços já estabelecidos, são objeto de
estudo de pesquisas de mercado.
Como os
projetos de marketing, pesquisas também requerem planejamento prévio pelo
profissional de marketing. Essa etapa é iniciada com o briefing, um resumo com
os antecedentes do projeto e as expectativas na pesquisa, elaborado muitas
vezes com a ajuda do especialista pesquisador. O briefing aponta o problema de
marketing e os objetivos da pesquisa, indica o público-alvo a ser abordado, os
mercados a serem cobertos geograficamente e resume as áreas de informação
pretendidas. Também é recomendável informar o padrão de ação a partir dos
resultados, estipulando índices determinantes da continuidade, da reformulação
ou da inadequação do projeto.
Fundamental na
garantia de qualidade, a contratação de uma empresa ou profissional
especializado em pesquisa de mercado não é um luxo. Representa a diferença
entre um levantamento de dados informal, sujeito a erros decisivos, e uma
pesquisa técnica, com metodologia e amostra adequadas, questionário não
indutivo, abordagem qualificada, processamento de dados com fundamentação
estatística e interpretação holística e experiente dos resultados.
As pesquisas
são por natureza, qualitativas ou quantitativas. A aplicação de um ou outro
tipo ou se utilizados em complemento, é definida com base no problema e estágio
do projeto de marketing e no nível de informação disponível. Essa avaliação
indicará uma ou mais pesquisas com caráter exploratório, de validação de premissas
ou conclusivo. Essa definição não é meramente fruto de preferência, sua
adequação é fator decisivo para uma pesquisa bem idealizada.
Outro aspecto
importante é a seleção do método de coleta das informações, se baseada em
fontes secundárias, utilizando dados disponíveis de origem bibliográfica e
documental, ou fontes primárias, obtidas diretamente junto ao público-alvo. São
várias as modalidades de coleta, através de: formulário autopreenchido,
abordagem pessoal, por telefone, pela internet (via email, link ou sala de
bate-papo), através da observação comportamental, com inspiração etnográfica, e
mais recentemente se valendo da neurociência. O método mais indicado leva em
conta alguns fatores, como a natureza, se qualitativa ou quantitativa, se o
estudo busca retratar o comportamento efetivo ou identificar atitudes, que
ajudem a prever ou inferir os comportamentos futuros. Também aspectos mais
objetivos, como a facilidade de acesso aos indivíduos do grupo de interesse e o
volume de informações para investigação, que tornem a pesquisa viável em custo
e no tempo de execução.
A definição da
amostra, número de pessoas que representará o universo estudado, também é
associada à natureza da pesquisa. Se quantitativa, a amostra será definida
tendo em conta uma margem de erro aceitável para o nível de confiança esperado.
Evidente que quanto menor a margem de erro, maior a segurança na tomada de
decisões. No entanto, é preciso estabelecer um equilíbrio entre custo e
benefício, considerando a verba disponível. Quando há limitação de verba, com
redução expressiva da amostra, ainda assim pode ser melhor realizar a pesquisa
a ficar totalmente no escuro. Nesses casos é ainda mais indicada a condução da
pesquisa por um especialista, para evitar interpretações equivocadas dos
resultados.
A análise
detalhada das informações, de forma global e isenta de pré-concepções é fator
primordial para o direcionamento correto do problema de marketing. Os insights,
verdadeiros "achados" na pesquisa, são fruto de uma visão sensível e
apurada das informações, mas pouco se aplicam se não analisados dentro do
contexto do negócio, que resultem em soluções acionáveis.
Pesquisas
criteriosamente planejadas, cuidadosamente conduzidas e apuradamente analisadas
têm se mostrado fortes aliadas na solução dos problemas de marketing, ajudam a
elevar os produtos e serviços que delas se valem à excelência de qualidade e ao
sucesso em vendas.
http://www.botecodoconhecimento.com.br/
Observação: este artigo foi publicado no site administradores.com
http://www.administradores.com.br/
Observação: este artigo foi publicado no site administradores.com
http://www.administradores.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário