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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - HAULS


Por Artur Reis

Aproveito para comentar sobre uma das formas atuais de comunicação: VÍDEO HAUL ou HAULS.

Com a chegada do YOUTUBE, as pessoas passaram a ter um local para disponibilizar seus vídeos na internet, que por conseqüência, são vistos por pessoas de todo o mundo.
Porém, a tendência de se postar no YouTube, vídeos produzidos por consumidores que exibem suas compras, tem aumentado consideravelmente nos últimos 4 anos.

Na verdade um “vídeo haul” é um vídeo caseiro postado na internet, no qual um determinado consumidor mostra os diversos itens adquiridos, narra os detalhes dos produtos, fala sobre suas características e atributos, o preço de compra e, em muitos casos, justifica as vantagens da aquisição de um produto versus os seus concorrentes. É uma espécie de anúncio testemunhal gratuito ou seja, é uma forma de publicidade, pois implica numa comunicação espontânea, sem custo para a empresa. Mas, por outro lado, a empresa não tem controle do que é dito ou apresentado pelos consumidores. Desde que falem positivamente sobre os produtos pode ser um grande instrumento impulsionador de vendas e de desejos de compra. Os consumidores mostram cenas da retirada do produto das sacolas, desempacotamento, etc.

Alguns vídeos ganham atenção dos internautas e são acessados por milhares e até milhões de pessoas. As mulheres representam talvez,  a maior parte do universo de pessoas que postam vídeos hauls. Em geral as mulheres entram num maior nível de detalhamento de suas compras. Seus produtos preferidos são: cosméticos, perfumes, roupas, sapatos, bolsas, acessórios, etc.

Já muitos homens preferem postar vídeos de produtos tecnológicos de última geração, nos quais eles mostram a forma de uso, detalhes do funcionamento, benefícios, etc.

Além do YouTube, muito vídeos sãos postados nos próprios blogs, por pessoas que falam sobre assuntos específicos como: moda, beleza, estética, saúde, tecnologia, etc. É possível perceber o prazer que os consumidores sentem em postar os seus hauls e sentir que naquele momento eles têm o poder da comunicação.

Nesses tempos modernos as pessoas têm muita força no processo de comunicação, passando a ser multiplicadores de opinião, replicando o que postam para milhares de outras pessoas através das redes sociais.
E é por isso tudo, que as empresas devem estar muito atentas, acompanhando de perto o que está sendo postado na internet, sobre seus produtos e serviços, especialmente no YouTube e nas redes sociais. Algumas empresas têm incentivado os seus consumidores a postarem vídeos na internet sobre a experiência de compra dos seus produtos. Com todo esse apoio cresce a probabilidade de que o testemunhal seja positivo favorecendo a marca e ao produto. Outras empresas veiculam na mídia de massa, “anúncios caseiros” produzidos pelos consumidores para dar maior credibilidade ao processo de comunicação.
Atualmente existem agências especializadas em elaborar estratégias de comunicação e conteúdos específicos para a internet e redes sociais.
Recomendo, sempre que possível, que se contrate uma assessoria de comunicação especializada.   

E lembrem-se do ditado: prevenir é sempre melhor do que remediar!

Vejam alguns exemplos de Hauls postados no YouTube. Alguns são hilários.

 

















4 comentários:

  1. Muito bom proessor. Quero estudar com o sr. viu!

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  2. Em função deste crescente número de videos e considereando que muitas empresas já perceberam isto, acredito que por trás destas produções já exista o financiamento das próprias empresas visando passar uma ideia de que o produto é bom e fazendo o seu marketing. Por esta razão dou mais credibilidade quando estes mesmos videos são postados fazendo reclamações relacioandas com a qualidade ou desempenho do produto. A tudo isto ainda acrescento o fato de que muitos internautas procuram também a sua auto promoção.

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  3. Joaquim, com certeza os hauls produzidos por pessoas que se satisfazem falando de suas aventuras ao comprarem produtos e serviços, são mais naturais e gozam de mais credibilidade. O sucesso do video postado pode advir da popularidade de quem postou, seja pela sua capacidade de comunicar, seja por fazê-lo de forma humorísitica, ou mesmo pelo conhecimento técnico do assunto. Mas é claro que as empresas não podem ignorar esse tipo de comunicação. Devem fazer como fazem com as redes sociais e passar a monitorar o que é publicado. Mais importante ainda é estabelecer uma estratégia de interação com esse público, de forma natural, sem interferir no que fazem, mas ajudando-os a produzir seus vídeos e seus conteúdos, sem ter um caráter mercantilista. A palavra de ordem é apoiar. Ajudar a conhecer sobre moda, sobre beleza, sobre saúde, etc. Não precisa necessariamente fazer publicidadedos seus produtos. Pode ficar certo que eles mesmos irão escolher os produtos e marcas que mais lhes interessam. Só assim essas empresas podem ter esses usuários e consumidores do seu lado. Obrigado pelo comentário e abraços.

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  4. Filipe, obrigado por participar do blog. Estou à sua disposição nos cursos de pós-graduação.
    Abraços.

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