POSTAGENS

sábado, 24 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE FELIZ NATAL

Por Artur Reis

Neste período de festas de final de ano desejo a todos os amigos que participam e seguem o nosso Blog um Natal de reflexão, paz, amor e serenidade. Que o espírito de fraternidade permaneça em nossos corações durante todos os dias de 2012.


Comerciais de Natal que fizeram história
Não poderia deixar de aproveitar a ocasião para postar algo interessante nesta véspera de Natal. Estou compartilhando alguns dos comerciais de Natal que fizeram história, no Brasil e alguns do exterior. Para aqueles que chegaram a assistir a veiculação na TV é sempre um momento de nostalagia e boas lembranças. E para os que estão assistindo pela primeira vez é importante aprender com o passado. Vejam como o uso da linguagem lúdica, recheada de emoções e apoiada por jingles que ninguém esquece sempre dá certo. Tudo isso ajuda a fixar a marca em nossa mente e ajuda no processo de fidelização.

Vejam abaixo a minha seleção de comerciais de Natal:


Banco Nacional



Jingle da Varig


Vinheta de Final de Ano TV Globo 1971/1972


Comercial Antigo da Coca-Cola - EUA



McDonald´s Christmas Commercial


Top 10 Melhores Comerciais de Natal


Seleção de Comerciais de Natal para Crianças



Comercial de Natal da Pepsi com Coelho



Comercial Animado da Pepsi


 Comercial da M&M


Comercial com Super Mário da Pepsi


Espero que aproveitem e tenham todos um Feliz Natal.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MARKETING DE EXPERIÊNCIA

Por Artur Reis

 
Imagina você estar caminhando tranquilamente pela rua, quando de repente encontra sobre a calçada de paralelepípedos uma moeda de 10 centavos de Real. Você para e recolhe a moeda. E ao fazê-lo, uma multidão de pessoas chega dançando, jogando confete, fazendo algazarra ao som de uma banda repleta de músicos e instrumentos que tocam uma alegre marcha triunfal. Pessoas fantasiadas de ursos e coelhos também chegam para compor o clima de premiação. Repórteres da TV se aproximam e no meio de toda a confusão lhe entrevistam indagando se você está surpresa, querendo saber como você se sente nesse momento. Modelos chegam num tremendo carro conversível e lhe levam para um lugar especial, enquanto toda a multidão lhe segue como se fosse uma celebridade.
Isso tudo faz parte de uma campanha de marketing moderna chamada de Marketing de Experiência.

Como pode ser observado no vídeo abaixo, essa campanha teve como objetivo anunciar a promoção de envio de SMS e ligações celulares da Vodaphone  por apenas 10 centavos.

Mas, o que é Marketing de Experiência.
Na verdade, todos nós sabemos que o conceito de Marketing moderno engloba três requisitos básicos: conhecer, influenciar e satisfazer as necessidades e desejos dos mercados através de produtos e serviços.

O problema é que a cada dia que passa, novos concorrentes chegam ao mercado oferecendo um novo produto ou serviço com o mesmo padrão de qualidade, por um preço menor que o seu. Como então se pode conquistar a fidelidade dos consumidores e clientes?

Não basta apenas ter um produto bom e um preço atrativo, o produto e a marca precisam conquistar o coração do consumidor. É preciso criar uma relação íntima e emocional, que não se abale por qualquer ataque dos concorrentes.

É claro que isso não é algo que se obtém num curto espaço de tempo. É algo a ser alcançado ao longo prazo e requer contínuo trabalho.  Basta ver o caso da Coca-Cola, líder no mercado Cola e, mesmo assim vem se reinventando buscando sempre conquistar a fidelidade dos consumidores através de todas as ferramentas de marketing disponíveis. A Coca-Cola também faz uso do Marketing de Experiência. Veja nesse vídeo:


As empresas usam o Marketing de Experiência com o objetivo de oferecer uma sensação indescritível e inesquecível aos seus consumidores e clientes, despertando reações emocionais e sensoriais, que possam trazê-los para um relacionamento mais estreito, proporcionando melhor conhecimento de suas necessidades e desejos. Com certeza a criatividade e a inovação também se unem nesse esforço para maximizar a resposta dessa estratégia mercadológica. 

O livro Marketing Experimental de BERND H. SCHMITT, publicado pela Editora Nobel mostra como as empresas podem planejar e implementar estratégias de marketing através da criação de diferentes tipos de experiência para os clientes.  

Quem tiver interesse em se aprofundar no assunto pode acessar o link abaixo do Submarino e adquirir o livro Marketing Experimental:

Seguem abaixo algumas matérias publicadas sobre o tema Marketing de Experiência que narram casos de sucesso:

Estratégia | 28/04/2011 10:55
Empresas de TI investem em marketing de experiência

Afinal, Alcateia e BMC Software se relacionam com consumidores a partir de encontros, viagens e games

Cláudio Martins, do 


Alcateia: charutos de chocolate e roupas de época para fotos

Rio de Janeiro - A Afina, a Alcateia e a BMC Software, empresas do ramo de TI, investem em marketing de experiência para relacionar com os seus consumidores.
Desde 2008, a Alcateia promove trimestralmente a ação Rota Cultural, que leva os melhores clientes rankeados por faturamento para encontros temáticos.
No último dia 12, foi realizada uma reunião com o tema Anos 1920. Os participantes foram recebidos com colares de pérolas e charutos de chocolate e puderam tirar fotos com roupas de época.
Já a multinacional espanhola Afina premiou com uma viagem para Madrid os vencedores da campanha de vendas na América Latina. Os ganhadores, além do pacote turístico, poderão assistir a uma partida do Real Madrid no camarote VIP da empresa, conhecer os bastidores e a sala de troféus do clube.
A BMC Software convidou clientes a vivenciar as práticas de Governança de TI com o jogo Airport Simulation. O game é ambientado em um aeroporto desenhado pela empresa e permite aos participantes compreender na prática os processos da gestão de serviços da área, gerando mais engajamento com a própria marca.


Marketing de Experiência

O marketing de experiência  visa desenvolver oportunidades e situações para as marcas atraírem os seu consumidores através de ações promocionais interativas, que sejam inesquecíveis na mente e na percepção do consumidor. Sempre busca como resultante um positivo impacto nas vendas através da fidelização e motivação dos funcionários.
Em tempos de relacionamento individual com o cliente (leia: market share e client share), o marketing de experiência tem estado presente nas iniciativas de grandes empresas e marcas.
A marca pode proporcionar ao seu consumidor um passeio de iate, de balão, voos de asa delta, esportes radicais, viagens, estadias em hotel, entre outras experiências recebidas pelo consumidor como um presente de determinada marca.
O objetivo não é somente sortear prêmios e viagens, mas no conteúdo de determinado benefício ofertado ao consumidor, oferecer uma experiência única e inesquecível. O fator “inesquecível” criará uma lembrança positiva, uma associação forte entre o momento vivido e a marca . Além destes momentos, torna-se necessário que no dia-dia comum o consumidor seja atendido com excelência e respeito.
O marketing tradicional enxergava o cliente como um formador racional de opinião e escolhas , e o mercado em fatias de oportunidades. Diferente dos conceitos do passado, o marketing de experiência busca ativar o sentimento e a sensação que o cliente sentirá ao viver um momento especial proporcionado por uma marca e empresa.

Fontes
http://sucessonews.com.br/marketing-de-experiencia/
http://vocesa.abril.com.br/aberto/colunistas/pgart_07_26112002_4055.shl

Marketing de Experiência ganha espaço entre grandes e médias empresas!


É quase sempre a mesma coisa: todo ano há novas metas a serem alcançadas e uma campanha de incentivo é realizada para ajudar os profissionais a cumprirem a missão de aumentar o faturamento da empresa. Na hora de premiar, as companhias lançam mão dos mesmos recursos há anos – prêmios em dinheiro, produtos ou mais raramente, viagens.
Há pouco mais de dois anos, porém, vem crescendo o número de grandes e médias empresas que estão investindo no Marketing de Experiência para compor as ações de relacionamento, promoção e recompensa não só a funcionários, mas para clientes, parceiros e prospects. Bradesco, Itaú, Kopenhagen, UOL, SulAmérica, Credicard Citi e Gerdau são algumas das companhias que oferecem experiências.
A lista de ações é praticamente infinita. Pode-se fazer um passeio de balão, ter um chef em casa preparando um jantar, passar uma noite num castelo na Europa, voar de asa delta, tomar um banho de vinho, relaxar em qualquer SPA do mundo, pilotar um carro de Fórmula 1, ter aulas de circo, esquiar, entre muitos outros. Só em O Melhor da Vida, empresa especializada neste segmento, há mais de 1.500 opções de experiências.
Case de sucesso
Uma das ações Marketing de Experiência que ganhou destaque nacional foi a promoção Sonho Mágico da Kopenhagen. A marca está oferecendo um mergulho em Fernando de Noronha, um vôo num caça em Nova York, um passeio de balão no Vale do Loire, na França, experimentar gravidade Zero na Flórida, fazer um Safári na África do Sul, entre outros.
Para o consumidor, a sensação é de poder vivenciar momentos inesquecíveis. “Isso gera uma valor para a marca muito grande só pela repercussão que esta campanha tem”, afirma Daniel Nahas, sócio-diretor de O Melhor da Vida, que desenvolveu o catálogo de experiências para a Kopenhagen.
Associar uma marca a momentos de prazer, de entretenimento e de experiências inesquecíveis é o grande apelo do Marketing de Experiência. É uma tendência desenvolvida na Europa, EUA e Austrália. “Quando você dá um carro, a maioria vende para resgatar o valor do bem. Já uma experiência é inesquecível para as pessoas que ganham. O residual é muito maior”, ressalta Manoel Condado Junior, da agência Infiniti Incentive.
Experiências para todos
Todas as áreas precisam ter O Melhor da Vida, aponta Daniel Nahas. Uma recompensa pode ser feita para relacionamento e incentivo. Pode ser utilizado pelo RH, pelo Comercial e pelo Marketing. “Hoje não se vende apenas o produto. Caminhamos para uma experiência de compra. Os consumidores querem novidade. Isso faz diferencia para as pessoas”, diz Nahas.
Para quem trabalha neste segmento, o grande desafio é fazer o Marketing de Experiência entrar no planejamento das ações. “As campanhas já estão em andamento, com a mecânica definida e só depois algumas empresas pensam em oferecer o Marketing de Experiência e aí tem que se adequar. Quando consegue pegar o cliente no estágio do planejamento é melhor”, explica Condado Junior.
Com planejamento, as empresas podem desenvolver uma campanha de incentivo totalmente gerenciada, com resultados em tempo real. O próprio O Melhor da Vida dispõe de um software de gestão da campanha, com o cronograma, quem são os participantes, quem participou de terminada ação, a pontuação e quais foram as trocas por experiência.
Mais empresas investem
O Itaú é uma das empresas que está investindo neste tipo de Marketing. O banco fez uma pesquisa interna e, de acordo com a filosofia de incentivar as vendas com premiação, escolheu as experiências. “Dentre as opções de mercado de recompensa resolvemos fazer algo diferenciado. Se não fosse pela campanha de incentivo, dificilmente o colaborador teria acesso a uma experiência como um vôo de balão”, afirma Fernanda Bustamante, Gerente de Produtos de Ativos do Itaú.
A campanha mais recente do Itaú é direcionada à força de vendas para produtos de empréstimos para pessoa jurídica. É a primeira vez que este setor do banco tem este tipo de recompensa, normalmente atrelado a bônus em dinheiro. “As pessoas estão gostando porque não abrimos mão do bônus e todos estão super motivados em conquistar a premiação que desejam”, relata Fernanda em entrevista ao Mundo do Marketing.
A campanha começou agora em setembro. Um vídeo enviado por e-mail lançou o projeto e toda semana um E-mail Marketing é enviado para lembrar os colaboradores da ação. O banco vai fazer ainda demonstração com algumas premiações.
Na Intra Corretora de Valores as experiências estão dentro de um programa de fidelidade. “O objetivo é criar uma ação de fidelização com os clientes da Intra, uma corretora que se posiciona no investidor Premium, que busca atendimento especial e faz aporte todo mês”, comenta Fábio Cooke, Gerente de Marketing da empresa.
A cada real investindo, parte da corretagem vira pontos que podem ser trocados por experiências. Dos 25 mil clientes da Intra, 1.500 estão fazendo parte do programa que já tem um ano e meio. “Acreditamos que a experiência é uma excelente opção porque além de tangível é diferenciada. Com isso, fidelizamos o cliente”, conclui Cooke.
Fonte:Mundo do Marketing, Bruno Mello
written by roger



B1 cria ação de marketing de experiência para o lançamento do Renault Fluence

http://www.b1comunicacao.com.br/b1-cria-acao-de-marketing-de-experiencia-para-o-lancamento-do-renault-fluence/

Imagine ser convidado para participar de uma noite inesquecível com direito a participação em um curso sobre o panorama do vinho na história mundial, jantar harmonizado com vinhos e atendimento personalizado e exclusivo para quem quiser conhecer o lançamento Renault Fluence. A ação de marketing de experiência foi criada pela B1 Comunicação e Marketing para divulgar o lançamento nacional do carro para a concessionária Minas France.
Entre os convidados para o evento, que será realizado em 13 de junho, estão potenciais compradores, cuidadosamente selecionados. “Selecionamos pessoas que estão interessadas em comprar o carro na Minas France. Proporcionaremos a elas uma experiência única de apresentação do veículo. Ao chegarem ao evento, os convidados irão se deparar com o carro exposto na entrada da casa e terão atendimento vip da equipe de vendas da Minas France e das promotoras capacitadas pela B1”, adianta Bira Miranda, diretor de planejamento da agência.
A ação se destaca pela forma diferenciada com que trabalha o produto. “A casa onde a recepção será realizada está celebrando em 2011 o ano da França no Brasil, com seu catálogo anual destacando os grandes vinhos franceses. Aliando isso ao fato de a Renault ser uma montadora francesa, criamos uma estratégia totalmente casada que permitirá uma vivência única aos participantes”, diz Miranda.
Ele ressalta que a ação faz parte de um planejamento maior que vem sido divulgado desde o início de maio nas redes sociais da concessionária (@Minas France e http://www.facebook.com/MinasFranceRenault) e já sorteou passagens áreas de ida e volta para Paris.



Veja também alguns vídeos selecionados de campanhas de Marketing de Experiência implementadas em diversos lugares do mundo:






Heineken Itália - Real Madrid e AC Milan vs Concerto de Música Clássica



Blog de Marketing digital por Renan Tuci Ubeda, tudo sobre marketing digital, relacionamento nas redes sociais, interatividade e SEO.

AXE faz ação de realidade aumentada em estação de Londres

A AXE, marca de desodorante masculino, fez uma ação inusitada com realidade aumentada em um estação de onibus em Londres. A ação que tinha o objetivo de reforçar o posicionamento da Axe na campanha Excite, que no Brasil chegou como “Até os anjos cairão”, foi uma verdadeira aula de experience marketing, ou marketing de experiência.
O vídeo abaixo deixa claro que o objetivo da ação foi atingido com grande êxito.

http://www.youtube.com/watch?v=rFuUFeQIdpk&feature=player_embedded#%21


Conclusão

Para concluir é importante entender que o uso exclusivo das ações de marketing de experiência não irá por si só fidelizar os clientes e consumidores. Porém, quando essas ações são usadas de forma apropriada e integrada às demais ferramentas estratégicas do Marketing Mix, com certeza trarão melhores resultados do que o uso isolado das ferramentas do Marketing Tradicional, que continuam sendo necessárias.
Afinal de contas, cada caso é um caso!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PARTE II – FLASH MOB

Por Artur Reis


Ainda dentro do tema tendências da comunicação, estarei abordando agora uma forma de comunicação atual usada por empresas de todo o mundo para atingir o público de maneira inusitada: Flash Mob.
O QUE É FLASH MOB – é uma apresentação espontânea em local público, em geral na forma de dança, espetáculo musical ou ação previamente ensaiada, que aparece de repente iniciada por uma pessoa e vai crescendo rapidamente envolvendo dezenas ou centenas de pessoas e, da mesma forma que se inicia, de rapidamente se dissipa.
Por isso Flash Mob é uma abreviação de: mobilização (mob) relâmpago (flash).
Um dos objetivos mais importantes dessa estratégia de comunicação é criar o fator surpresa, fazendo o público interagir. Quanto mais as pessoas se surpreendem e se divertem assistindo a apresentação, maiores as chances de fazê-los participar da própria apresentação. É, portanto, uma ferramenta de comunicação, envolvente e impactante. As pessoas passam a ser também protagonistas do espetáculo e se sentem fazendo parte de algo especial e único.

Origem do Flash Mob
Embora o termo possa ter surgido no século XIX, não tinha o mesmo significado atual.  Segundo o site Wikipédia a primeira tentativa de se organizar uma manifestação em formato de flash mob foi criada pelo jornalista Bill Wasik em Manhattan, na qual enviou e-mails para dezenas de amigos, convidando-os a comparecerem num determinado horário na frente da loja Claire´s Acessories, sem que eles soubessem que o próprio jornalista havia planejado o evento.  Contudo, a loja soube antecipadamente do evento e alertou a polícia que impediu a aglomeração anônima de pessoas. Mesmo assim, de acordo com a Wikipédia, o jornalista Bill Wasik e amigos conseguiram realizar em junho de 2003 um flash mob reunindo um público superior a 100 pessoas, que se juntaram em volta de um tapete caro, no 9º andar da loja Macy´s, também em Manhattan. As pessoas foram convidadas através de folhetos distribuídos nas ruas, minutos antes do evento iniciar, contendo as instruções sobre o local e o tipo de evento. A idéia era dizer para os vendedores da loja que o grupo de pessoas, que ali se aglomeravam, era formado por moradores de Nova Iorque que faziam as compras em grupo e estava procurando um tapete do amor (vide link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob). A matéria publicada na FOLHA.COM de Abril de 2009 traz detalhes interessantes sobre Flash Mob no Brasil e no mundo (vide link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u545490.shtml).

Benefícios do Flash Mob
Num mundo competitivo, no qual as marcas disputam diariamente espaço na mente e na lembrança das pessoas com centenas de concorrentes, a comunicação precisa chamar atenção, criar o interesse e gerar empatia suficiente para que os potenciais consumidores lembrem-se da marca e do produto na hora da decisão de compra. Ou seja, sair da mesmice e fazer diferente é algo cada vez fundamental.
Benefícios:
  • Envolve as pessoas
  • Cria o fator surpresa
  • Gera impacto por ser um momento divertido e alegre
  • Facilita a lembrança da marca/ produto
  • O custo pode ser menor que a mídia tradicional
  • Cria um efeito multiplicador e de longo prazo através do “boca-a-boca”, das redes sociais, YouTube, etc.
  • Torna o momento inesquecível, pois as pessoas sentem-se parte de algo especial
  • A marca se apresenta de forma não “comercial”
  • Pode ser usado para dar suporte às campanhas veiculadas na mídia tradicional
  • Pode ser liderado por artistas, celebridades ou pessoas reconhecidas pelo público

Como tirar melhor proveito do Flash Mob?
A mobilização pode ser convocada pela internet, redes sociais, celulares, etc. Mas, não confunda flash mob com arrastões ou briga de gangs, no qual grupos de arruaceiros planejam o confronto em locais públicos, amedrontando ou criando pânico nas ruas, shopping centers, etc.
Atualmente existem agências ou empresas de comunicação especializadas no planejamento, criação e execução de campanhas flash mob para marcas e produtos. Procure um especialista para obter melhores resultados, pois fazer de forma amadora pode ser um tiro no pé. Da mesma forma que uma boa mobilização relâmpago produz excelentes resultados, uma campanha negativa terá uma repercussão negativa por muito tempo.

Seguem abaixo alguns exemplos de campanhas bem sucedidas que usaram flash mobs como peça principal:

Brasil
Campanha de Final de Ano Rede Globo NE

Vivo - Flash Mob no Maracanã

Oh Happy Day - Curitiba

TAP no Aeroporto de Guarulhos - SP
 

Club Social - Eddie nos Cines da UCI em Recife

Exterior
Campanha TIC TAC na Bélgica


"No Pants"  - Passeio no Metro de Nova Iorque

Sound of Music na Bélgica


McDonald´s nos EUA

T- Mobile em Liverpool -  Dança


Flash Mob Vodaphone - Ghana - África


O Caso do Celular Secret da LG na Oscar Freire em SP
Interessante a ação planejada e bem executada para o lançamento do celular Secret (substituto do LG Prada num dos points mais valorizados de São Paulo. O diferencial dessa ação foi o uso combinado das diversas ferramentas de comunicação: flash mob, viral, redes sociais, celular, etc.  Detalhes no link: http://www.simviral.com/fashion-mob-na-oscar-freire-descobriram-o-secret/

Agora você já sabe: se acontecer algo diferente e inusitado envolvendo uma multidão de pessoas em local público, pode não ser uma pegadinha. Poder ser apenas uma ação de flash mob realizada por alguma empresa. Se você participar talvez até apareça na Telinha!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - HAULS


Por Artur Reis

Aproveito para comentar sobre uma das formas atuais de comunicação: VÍDEO HAUL ou HAULS.

Com a chegada do YOUTUBE, as pessoas passaram a ter um local para disponibilizar seus vídeos na internet, que por conseqüência, são vistos por pessoas de todo o mundo.
Porém, a tendência de se postar no YouTube, vídeos produzidos por consumidores que exibem suas compras, tem aumentado consideravelmente nos últimos 4 anos.

Na verdade um “vídeo haul” é um vídeo caseiro postado na internet, no qual um determinado consumidor mostra os diversos itens adquiridos, narra os detalhes dos produtos, fala sobre suas características e atributos, o preço de compra e, em muitos casos, justifica as vantagens da aquisição de um produto versus os seus concorrentes. É uma espécie de anúncio testemunhal gratuito ou seja, é uma forma de publicidade, pois implica numa comunicação espontânea, sem custo para a empresa. Mas, por outro lado, a empresa não tem controle do que é dito ou apresentado pelos consumidores. Desde que falem positivamente sobre os produtos pode ser um grande instrumento impulsionador de vendas e de desejos de compra. Os consumidores mostram cenas da retirada do produto das sacolas, desempacotamento, etc.

Alguns vídeos ganham atenção dos internautas e são acessados por milhares e até milhões de pessoas. As mulheres representam talvez,  a maior parte do universo de pessoas que postam vídeos hauls. Em geral as mulheres entram num maior nível de detalhamento de suas compras. Seus produtos preferidos são: cosméticos, perfumes, roupas, sapatos, bolsas, acessórios, etc.

Já muitos homens preferem postar vídeos de produtos tecnológicos de última geração, nos quais eles mostram a forma de uso, detalhes do funcionamento, benefícios, etc.

Além do YouTube, muito vídeos sãos postados nos próprios blogs, por pessoas que falam sobre assuntos específicos como: moda, beleza, estética, saúde, tecnologia, etc. É possível perceber o prazer que os consumidores sentem em postar os seus hauls e sentir que naquele momento eles têm o poder da comunicação.

Nesses tempos modernos as pessoas têm muita força no processo de comunicação, passando a ser multiplicadores de opinião, replicando o que postam para milhares de outras pessoas através das redes sociais.
E é por isso tudo, que as empresas devem estar muito atentas, acompanhando de perto o que está sendo postado na internet, sobre seus produtos e serviços, especialmente no YouTube e nas redes sociais. Algumas empresas têm incentivado os seus consumidores a postarem vídeos na internet sobre a experiência de compra dos seus produtos. Com todo esse apoio cresce a probabilidade de que o testemunhal seja positivo favorecendo a marca e ao produto. Outras empresas veiculam na mídia de massa, “anúncios caseiros” produzidos pelos consumidores para dar maior credibilidade ao processo de comunicação.
Atualmente existem agências especializadas em elaborar estratégias de comunicação e conteúdos específicos para a internet e redes sociais.
Recomendo, sempre que possível, que se contrate uma assessoria de comunicação especializada.   

E lembrem-se do ditado: prevenir é sempre melhor do que remediar!

Vejam alguns exemplos de Hauls postados no YouTube. Alguns são hilários.

 

















quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® - MEG

Artur Reis

Você já ouviu falar no MEG - Modelo de Excelência da Gestão®? Aproveito para passar informações resumidas e abrangentes sobre o MEG e como a adoção de um Modelo de Gestão pode ajudar as empresas rumo à excelência em Gestão.


I - Introdução
Quando analisamos a evolução histórica dos estudos sobre os sistemas de qualidade, podemos perceber nitidamente que o enfoque inicial era baseado na melhoria da produtividade do sistema manufatureiro. Com o passar do tempo o conceito de qualidade saiu da fronteira da área fabril para contemplar os demais processos empresariais, atingindo inclusive a forma pela qual as empresas eram administradas.

II – Modelos de Excelência em Gestão
Modelos de Excelência em Gestão são metodologias padronizadas que ajudam as empresas a atingirem o nível de excelência em sua forma de gerenciar. Nesse sentido, quanto mais uma empresa consegue cumprir os parâmetros e fundamentos de um determinado modelo, maior o grau de maturidade dessa empresa rumo à excelência da gestão. Em geral as empresas que atingem um maior nível de maturidade dentro de um Modelo de Excelência em Gestão, ganham maior reconhecimento da sociedade e maior probabilidade de serem premiadas nos diversos prêmios de qualidade existentes.

III - Malcom Baldrige
Malcolm Baldrige foi Secretário de Comércio do Governo Norte Americano em 1981. Ele conseguiu levar a sua visão e capacidade gerencial adquirida em suas atividades empresariais para o seu cargo público, contribuindo para melhorar a eficiência e a eficácia das ações governamentais no longo prazo (vide: www.baldrige.nist.gov). Em meados de 80, o Governo Norte Americano, preocupado com a expansão das indústrias japonesas, percebeu que havia a necessidade de criar um conjunto de conceitos que pudessem orientar as organizações americanas no aumento da competitividade.
A consultoria MacKinsey fez um estudo junto às empresas consideradas de classe mundial, que resultou na identificação de diversos fundamentos básicos necessários para o sucesso competitivo de Classe Mundial. Esses fundamentos foram desdobrados em requisitos e agrupadas por critérios, consolidando assim o Malcolm Baldrige National Quality Award (Prêmio de Qualidade Nacional Malcom Baldrige), cujo nome foi dado em homenagem ao ex-secretário, que morreu em um trágico acidente num rodeio em 1987.

III - Empresa Classe Mundial?
Uma empresa considerada de Classe Mundial significa dizer que essa empresa está entre as melhores do mundo em gestão organizacional, independentemente de adotar um modelo já conhecido ou criar o seu próprio. São organizações que se destacam pelas suas práticas e respectivos resultados, promovendo interna e externamente a reputação da excelência dos produtos e serviços que oferecem, contribuindo para a competitividade do País e, de alguma forma, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

IV – Modelo de Excelência da Gestão® - FNQ
De acordo com o Caderno Introdução ao Modelo de Excelência da Gestão, da série Cadernos Compromisso com a Excelência, editado pela Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, “um Modelo de Excelência da Gestão é uma metodologia composta de ferramentas e práticas de gestão, que ajudam a empresa à atingir o nível de excelência em sua Gestão”. Essa metodologia baseia-se em fundamentos importantes que levam à excelência na Gestão.

Os Modelos de Gestão adotados por diferentes países variam de acordo com as Organizações de Premiação da Qualidade, como por exemplo:
  • Malcolm Baldrige National Quality Award – América do Norte
  • Fundação Nacional da Qualidade – Brasil
  • Fundação Européia da Qualidade – Europa
  • Japan Quality Award – Japão
  • South Africa Quality Award – África do Sul
  • Singapure Quality Award - Cingapura
  • Australia Quality Award - Austrália

No Brasil, o Modelo da FNQ é uma evolução do Modelo Malcom Baldrige, tendo incorporado recentemente uma visão mais ampla que contempla o papel das empresas na sociedade.

O Modelo de Excelência da Gestão® da FNQ baseia-se em 11 Fundamentos da Excelência, que são os pilares pelas quais as organizações devem estruturar seu modelo de gestão.
Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar à mudança.

Fundamentos da Excelência:
  1. Pensamento Sistêmico.
  2. Aprendizado Organizacional.
  3. Cultura de Inovação.
  4. Liderança e Constância de Propósitos.
  5. Visão de futuro
  6. Orientação por processos e informações.
  7. Geração de Valor
  8. Valorização das pessoas.
  9. Conhecimento sobre cliente e o mercado.
  10. Desenvolvimento de parcerias.Responsabilidade social.

 Além disso, as organizações devem atender aos 8 Critérios de Excelência que complementam e se relacionam com os Fundamentos. Uma das grandes vantagens do Modelo é ser flexível, não determinando quais ferramentas e práticas de gestão específicas devem ser utilizadas. É útil para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização, independente de porte, setor (público ou privado) ou finalidade.
Os Critérios de Excelência são requisitos usados como referência para ajudar as empresas na avaliação do grau de maturidade da Gestão Organizacional, podendo levá-la a se candidatar ao Prêmio Nacional de Qualidade® (PNQ).

Os Critérios de Excelência são:
1 - Liderança
2 - Estratégias e Planos
3 - Clientes
4 - Sociedade
5 - Informações e Conhecimento
6 - Pessoas
7 - Processos
8 - Resultados

Os critérios do MEG podem ser representados pela figura de uma mandala:

De acordo com o Caderno 2009 Critérios de Excelência da FNQ*, “os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis (mensuráveis quantitativa ou qualitativamente) e distribuídos em requisitos. Estes são agrupamentos cujo objetivo maior é reproduzir de forma lógica a condução de temas essenciais de um negócio e que são denominados de Critérios e Itens. O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é representado pelo diagrama abaixo, permitindo ao gestor obter uma visão sistêmica da gestão organizacional”:



No diagrama acima é possível ver que os critérios se relacionam com os fundamentos e que alguns fudamentos perpassam os demais fudamentos.
O modelo utiliza o conceito do ciclo PDCA - Aprendizado e Melhoria Contínua, (Plan, Do, Check, Action), sendo constantemente revisado e aperfeiçoado.

V – Benefícios do MEG
Os principais benefícios para as empresas que adotam o Modelo de Excelência da Gestão® são:
  1. Desenvolvimento da visão sistêmica
  2. Melhoria do desempenho do negócio
  3. Avaliação clara do desempenho do sistema de gestão
  4. Foco em resultados planejados
  5. Uniformidade de linguagem e comunicação gerencial
  6. Reconhecimento das partes interessadas que influenciam e são influenciadas pelo sistema de gestão
  7. Comprometimento e cooperação das pessoas
  8. Clareza de pontos fortes e oportunidades para melhoria da gestão (auto-avaliação)
  9. Confiança das partes interessadas na administração

Se tiverem interesse em conhecer melhor, ou aprofundar no Modelo de Excelência em Gestão e no Prêmio Nacional da Qualidade, acessem o website da FNQ através do link: www.fnq.org.br


Fonte: Critérios de Excelência / Fundação Nacional da Qualidade. – São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2008.