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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

As marcas mais lembradas segundo JC Recall de Marcas de 2011


Saiu no Jornal do Commercio de ontem o encarte especial do Prêmio JC Recall de Marcas de 2011 na sua 14ª edição.

Segundo pesquisa conduzida pelo Instituto Harrop nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, as 500 pessoas entrevistadas citaram as marcas mais lembradas por segmento. A pesquisa foi dividida em 6 segmentos compreendendo 40 categorias.

A premiação reflete o esforço feito pelas empresas durante muito tempo na construção de marca, compreendendo não só a estratégia de comunicação de massa, mas todas as ações que visam ativar a marca nas mentes dos consumidores, como por exemplo: técnicas de merchandising nos pontos de vendas, ações promocionais, iniciativas de responsabilidade social, ou mesmo a interação com internautas nas redes sociais.

Quanto maior o nível de lembrança de uma marca, maiores as chances de se obter a preferência dos consumidores. O recall (lembrança) de uma marca é um indicador de seu sucesso. Quando uma marca obtém o Top of Mind significa que ela está em primeiro lugar na mente das pessoas. Nas pesquisas, ao se perguntar qual marca a pessoa entrevistada lembra, numa determinada categoria de produtos, a marca citada em primeiro lugar pela maioria das pessoas é considerada Top of Mind.

Um outro ponto importante é entender que além da lembrança de marca, outro indicador de sucesso que afeta o valor da marca é a imagem que essa marca detém junto ao público em geral. Quanto mais positiva melhor.  Uma marca pode ser muito lembrada por estar associada a algo de ruim que a empresa cometeu. Isso implica na necessidade de se trabalhar a imagem dessa marca para reverter essa percepção.

Nos quadros abaixo estão as marcas mais lembradas por segmento e categoria:





Fonte: Tabelas extraídas do “Encarte Especial do Prêmio JC Recall de Marcas de 2011, publicado 09 de Novembro de 2011”.


Seguem algumas das matérias e entrevistas, que tiveram a minha participação, publicadas no encarte do Prêmio JC Recall de Marcas, sobre o foco das empresas nas classes CD e a relação afetiva que as pessoas mantêm com determinadas marcas:






Fonte: Matérias extraídas do “Encarte Especial do Prêmio JC Recall de Marcas de 2011, publicado 09 de Novembro de 2011”.




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