Final de ano é sempre um tempo de reviver grandes emoções. Para muitos, o Natal lembra a nossa infância. As festas nas casas de nossos pais e avós. A alegria de ter a família reunida. A mesa farta repleta de iguarias. A chegada do Papai Noel. Os tão esperados presentes. São sentimentos que nunca se esquece.
Mas, para muitos o Natal traz tristes recordações. De uma época onde não se tinha muito o que comemorar. Seja pela perda do emprego, pela falta de dinheiro, pela fome, ou mesmo por estarmos passando por momentos de dor com a enfermidade ou a perda de um ente querido.
Mesmo assim, Natal é um tempo de renovação. De esperança. De acreditar que o mundo pode ser bem melhor. Imaginemos um mundo de paz, de amor, de união, de fraternidade entre os povos. Um mundo sem egoísmo, sem ganância. Um mundo onde a religião é motivo para amar o próximo. E não para semear a guerra! Um mundo onde dar é muito melhor do que receber. John Lennon imaginou um mundo assim. Quem sabe, um dia poderemos transformar esse sonho em realidade. Basta querer! Basta acreditar!
Vamos seguir o exemplo de Jesus Cristo, que morreu por nós e ensinou que devemos amar o próximo como a nós mesmos.
Desejo a todos que o verdadeiro espírito de Natal possa preencher vossos corações com muita fraternidade, alegria e paz.
Aproveito para publicar uma seleção de comerciais de Natal que estão fazendo sucesso em 2013. Chamo atenção para o comercial da Coca-Cola, do Google Nexus 7 e animado do John Lewis.
Coca-Cola Christmas advert 2013 - Believe
Apple - Holiday - TV Ad - Misunderstood
The M&S Christmas TV Advert 2013
Google Nexus 7: Far From Home
Google Nexus 7: Well-Prepared
Google Nexus 7: Slight Hitch
John Lewis Christmas Advert 2013 - The Bear & The Hare
Boots Christmas TV Advert 2013
Tesco Christmas advert 2013
Debenhams Christmas Advert 2013 - Wishes Made Fabulous
Mais do que nunca estamos na era do Marketing Viral. Qualquer vídeo, imagem ou foto publicado na internet, pode se popularizar através do compartilhamento por milhões de pessoas, através das redes sociais, dos blogs, e-mails, etc. As empresas e as agências de publicidade já incluem em suas estratégias de comunicação integrada, a produção e veiculação de vídeos com o objetivo de convertê-los em virais, alcançando um alto número de pessoas, por um baixo custo.
Aproveito para compartilhar a matéria escrita pela Mirela Portugal, publicada na Exame.com em 05/12/13, apresentando a lista dos 20 comerciais mais compartilhados, segundo a Unruly Media. Abaixo apresento os 10 comerciais mais compartilhados da matéria.
A Unruly Media é uma empresa líder em tecnologia de vídeo de marketing social, que trabalha com as melhores marcas e suas agências para prever o impacto emocional de seus vídeos, observando e acompanhando a audiência e compartilhamento de vídeos de marketing visando transforma espectadores em consumidores e advogados das marcas.
Quem quiser conferir a matéria completa basta acessar EXAME.COM.
São Paulo - Nada de coadjuvantes. Os comerciais desta lista foram protagonistas do ano de 2013, conquistando atenção espontânea e tornando-se os mais compartilhados do ano.
O ranking anual divulgado pela Unruly Media tem um gosto especial para brasileiros: a campanha mais viral do ano traz DNA nacional. O vídeo "Dove Retratos da Real Beleza", criado pela Ogilvy Brasil, ocupa o primeiro lugar na lista.
A compilação continua com uma boa amostra das maiores apostas das marcas este ano: filmes de orçamentos hiperbólicos do Super Bowl, por exemplo, estão ao lado das onipresentes pegadinhas. É belo um panorama do que tem dado certo no marketing viral - e dos vídeos com o potencial de se tornarem clássicos da propaganda.
A métrica utilizada é a quantidade de compartilhamentos dos vídeos nas redes sociais. Relembre os comerciais que fizeram muitos se divertirem e se emocionarem:
O minidocumentário é obra da agência de publicidade Ogilvy Brasil, que criou a campanha global para a marca Dove a pedido da Unilever. No vídeo, o artista forense americano Gil Zamora criou retratos falados das mulheres com base na sua autodescrição, e, depois, de acordo com o testemunho de terceiros. O comercial conseguiu mostrar, com sensibilidade, que as voluntárias viam-se de uma maneira pouco generosa.
2 - Geico Hump Day Camel - Happier than a Camel on Wednesday
4,0 milhões de compartilhamentos
O comercial da gigante dos seguros Geico tem muito pouco a ver com carros ou planos automotivos. O vídeo apresenta um camelo chamado Caleb que vaga por um escritório fazendo uma pergunta simples - "Que dia é hoje?" - Até que ele recebe a resposta que ele quer: "É dia de corcunda." O bordão caiu na boca do povo nos Estados Unidos, transformando o vídeo em um dos virais do ano.
3 - Evian - Baby & Me
3,3 milhões de compartilhamentos
Um elenco de bebês fofos e dançantes foi novamente a aposta da agência parisiense BETC para a campanha da água mineral Evian. A marca, que chamou a atenção em 2009 ao mostrar bebês fazendo malabarismos sobre patins, voltou a apostar nos pequeninos. O vídeo já se aproxima das 67 milhões de visualizações.
4 - Kmart - Ship My Pants
3 milhões de compartilhamentos
A rede varejista Kmart investiu no humor para promover compras com frete grátis em seu site oficial. Com apenas 35 segundos e uma piada principal - a frase “I ship my pants” - o comercial ultrapassou as 20 milhões de visualizações até o fechamento desta matéria.
5 - Cornetto - Yalin - Keyfi Yolunda, Aski Sonunda
2.9 milhões de compartilhamentos
A campanha de Cornetto na Turquia deu certo apostando num clássico: o amor adolescente. Dois jovens passeiam por belos pontos turísticos de Paris trocando olhares ao som de música pop. Com seus três minutos e meio, o vídeo tem jeitão de videoclipe - com direito a participação do artista turco Yalin.
6 - Cerveja Budweiser - Brotherhood
2,7 milhões de compartilhamentos
A marca da Ab-Imbev é uma das maiores anunciantes do Super Bowl, mas nenhum de seus outros vídeos atingiu tanto o público quanto o "The Clydesdales - Brotherhood". Pela primeira vez, os cavalos da raça símbolos da marca ganharam um comercial para chamar de seu. Do berço ao auge, a relação de um criador de cavalos e um dos animais é mostrada no emotivo filme, criado pela Anomaly.
7 - Pepsi Max - Test Drive
2,6 milhões de compartilhamentos
A mais famosa na longa lista de pegadinhas que marcaram o ano. No vídeo, a Pepsi escalou o tetracampeão da NASCAR Jeff Gordon para aparentemente pregar uma peça num desavisado vendedor de carros. Fingindo inexperiência, o piloto quase leva o funcionário a óbito. Mais tarde, descobriu-se que as gravações para o vídeo haviam sido ensaiadas.
8 - Telekinetic Coffee Shop Surprise
2.1 milhões de compartilhamentos
Uma pegadinha assustadora foi criada para promover o filme de terror Carrie: A Estranha. A Sony Pictures adotou a estratégia de pregar uma peça em consumidores para divulgar o filme baseado na obra do escritor Stephen King. Em uma cafeteria de Nova York, clientes foram surpreendidos por uma mulher raivosa, que, com telecinese, “levanta” uma vítima pela parede.
9 - Chrysler - Official Ram Trucks Super Bowl - Comercial "Fazendeiro"
1,8 milhões de compartilhamentos
Classificado como um dos melhores do ano pelos próprios publicitários, o vídeo de dois minutos promove os carros RAM da Chrysler. Mais uma vez, a montadora tomou para si o compromisso de falar sério no intervalo publicitário do Super Bowl, a final do campeonato nacional de futebol americano, e entre imagens de tirar o fôlego e uma narração solene, fez um tributo aos agricultores americanos. A criação é da Wieden + Kennedy.
10 - Caminhões Volvo - The Epic Split Feat com Van Danme
1,8 milhões de compartilhamentos
Num ano com concorrentes fortes, a Volvo conseguiu emplacar a décima posição entre os mais virais com um vídeo lançado no fim de novembro. A marca mostrou o astro belga Jean-Claude Van Damme realizando sua abertura "espacate" entre dois caminhões da montadora. Foi um sucesso estrondoso. O objetivo? Demonstrar a precisão e estabilidade da "Volvo Dynamic Steering", tecnologia que faz com que o modelo Volvo FM seja mais fácil de dirigir. Até o fechamento desta matéria, o vídeo tinha 57 milhões de visualizações.